sábado, 24 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS... Feliz Natal...Feliz Ano novo...







A vida é um grande aeroporto agitado onde tudo acontece. Mulheres lindas desfilam pelo saguão, enquanto homens bem vestidos correm de lá para cá na busca de seus ideais. Não obstante os sortudos de férias em trajes curiosos e cada um do seu jeito circulam ansiosos, falam alto. Cabelos bem cuidados, mochileiros descabelados. Esse ano de 2011 teve de tudo e 2012 o novo destino da história promete mais novidades, muito agitos, acertos e desacertos, ilusões e desilusões. Quando se parte para um novo vôo muitas surpresas nos aguarda . Mais um ano que está partindo... Autorizados pelo trafego da vida, acionados os motores das nossas aeronaves chegamos ao ponto de espera, pronto para a decolagem com destino a um novo ano que se aproxima. Um ano cheio de esperanças, com as mesmas expectativas com que vamos encontrar nossos entes queridos, nossos amigos, nossos familiares...
Falta pouco para a decolagem. O Natal, data festiva está chegando e com ele o momento para desejar a todos amantes da nossa aviação que vive por amor a essa tão técnica e delicada arte que é voar, aproveito para desejar Boas Festas, com muita paz, saúde, amor e ainda mais, boa sorte e bons vôos no novo destino que a vida nos reserva, o Ano Novo. Que possamos respeitar todos carinhosamente, levando felicidade e alegria nem que for num simples abraço, num sorriso, num afago e que a ANAC deixe de complicar nossas vidas, com um pouquinho mais de consciência e respeito ao ser alado. Certamente serão muitos desafios, muitas lutas, muitas oportunidades no ano que se aproxima. Feliz Natal a todos e um prospero Ano Novo repleto de paz e harmonia nos corações. Por tradição familiar entre nós, peço apenas a sua amizade sincera, um cordial abraço apertado e sua presença em nossas vidas sempre que possível, em tempos de alegria. Que 2012 sejamos um ano marcado pela realização dos melhores sonhos e que todos possam sentir a magia da conquista e da prosperidade. Que Deus ilumine a todos e guarde todas as famílias no seu paraíso.
Boas Festas, Bons vôos e Feliz Ano Novo...

DELFINO e BETTY

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Caçador de Pequi....































































































Em se falando de culinária, cada um tem um gosto, uma tradição, ou sei lá o que. Dos velhos bons tempos decorridos nos anos 80 quando estive voando no Goiás e no Pará, entre vôos de garimpo e as revisões nos aviões em Goiânia-GO, boas recordações trago comigo.
Vivo sonhando com aquelas galinhadas com pequi ou suam de porco com pequi. Nunca mais deixei de gostar dessa culinária e sempre que posso vivo caçando essa fruta do cerrado tão tradicional e até preservada. Posso até me considerar um “Caçador de Pequi” tal a minha habilidade em reconhecer de longe uma arvore dessas.
Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás incluindo DF- Distrito Federal são os estados que apresentam as maiores áreas de cerrado. Sempre tive uma grande admiração pela arvore do PEQUI e não menos pelo seu fruto de agradável perfume e sabor inconfundível. Assim aprendi a adorar a culinária goiana e mineira. Pequi (Caryocar brasiliense; Caryocaraceae) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha nordestina, em Goiás,Mato Grosso e norte de Minas Gerais, é considerado tipicamente goiano
.Dele também é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango ou suam de porco. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.Símbolo da cultura do estado brasileiro de Goiás, o pequi pode também ser encontrado em toda a região Centro-Oeste (considerada a capital da fruta) e nos estados de Rondônia (ao leste), Minas Gerais (norte e oeste), Pará (sudoeste), Tocantins, Maranhão (extremo sul), Piauí (extremo sul), Bahia (oeste), Ceará (sul), e nos cerrados de São Paulo e Paraná. Em Goiás podem ser encontradas todas as variedades, cuja frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.
No estado do Tocantins há uma cidade com o nome de “Pequizeiro” em homenagem à árvore, onde se celebra a "Festa do Pequi" todos os anos. Recentemente estive em Nova Xavantina-MT, onde encontrei as maiores árvores e frutos do Pequi que jamais havia visto em minha vida. De origem das plantações e tradição indígena,as árvores e os frutos de lá são maiores que os de alguns cerrados de MG e SP. Conheci um apaixonado produtor de árvores de Pequi Gigante,o Sr.Rones, que nos mostrou sua plantação, sua colheita e nos ofereceu até um delicioso jantar repleto desse saboroso e perfumado fruto. Imaginem se eu não trouxe um avião quase cheio deles e aqui estamos saboreando deliciosos pratos dessa culinária.

Durante o voo de retorno para SP não aguentei e degustei alguns frutos em pleno ar para registrar mais essa aventura. E que aventura....

Obrigadão RONES pela acolhida, pelo churrascão e pelos deliciosos Pequis...

JULIO MARQUES, sem fronteiras...
















Em toda história de vida tem sempre alguns cara legal. Cada um na sua. São pessoas que surgem na vida da gente das mais diversas formas e ficam para sempre. Gente de boa índole, de bom coração, amigo de todos. Destacar todos nesse momento não seria fácil, pois certamente iríamos esquecer-nos de alguns, mas aqueles que estão mais perto de nós e convivem bons momentos com a gente são sempre lembrados com carinho, satisfação e alegria. Cada dia um, enfim todos aqui e em pensamentos estão presentes. Hoje vamos destacar o amigo Julio Marques, doutrinador espírita como a Betty e por isso se deram bem. Costumo sempre dizer que quem tem amigos tem o maior tesouro da vida. Amigos são seres quase mágicos que acontecem na nossa vida sem que percebamos, pois a afinidade e a amizade andam de mãos juntas. Muitas vezes distantes, mas sempre perto em pensamentos. Em um amigo a gente encontra uma palavra de consolo, uma saída. Cada qual possui gestos peculiares e o Julio por acreditar na doutrina espírita só não psicografa livros por falta de tempo, mas gosta de ler e presentear com muita satisfação os melhores temas para os que curtem como ele essa linda doutrina. Recentemente estivemos com o Julio na tradicional anual Feira Espírita que é realizada na praça central da cidade de Matão-SP(10DEZ2011) e não deixou por menos, comprou muitos livros e os presenteou aos amigos com linda dedicatória. Que Deus continue iluminando-o, pois tem sido uma grande estrela na vida de muitos amigos que o considera muito. Ser espírita é ter amor sem fronteiras, doar-se em palavras que traga paz interior, iluminando com a luz da inteligência e da sabedoria para que o próximo viva em tranqüilidade, paz e serenidade, trilhando os seus caminhos nessa vida terrena sem se afligir com os obstáculos naturais que a vida nos impõe.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O TOTEM SUMIU......


















Certa ocasião há muitos anos atrás, um rockqueiro chamado Gessner junto com sua galera barulhenta mantinha um espaço musical cultural junto as instalações do Aéro Clube de Batatais-SP. Era um barzinho musical mais movimentado do pedaço. Esse carinha, hoje amigo meu, continua trabalhando na Oficina Hangar-2 Manutenção de Aeronaves anexa ao Aero Clube, só que o seu bar dos antigos happy hours fechou. Gostava tanto daquele Totem Rockqueiro que o Gessner até chegou a prometer que o daria para mim quando fechasse as portas do seu estabelecimento. Doce ilusão, o "ESPAÇO HOCK BAR" fechou e o "Totem" sumiu. Não se sabe se pela porta da frente ou dos fundos, mas ele desapareceu.
Promessa é promessa, divida é divida e ele acabou ficando devendo para mim o prometido "Totem", mas não fiquei triste não.
Acho que o
"Totem" não deu sorte para ele e seu sócio que paralisaram as atividades rockqueiras, por insistência dos vizinhos que não gostavam da agitação e do barulho noturno. Não conseguiram se mantiver sustentáveis nesse cenário mesmo com as negociações bilaterais. Talvez se tivessem me dado o "Totem" antes, quando as coisas estavam boas o final da história teria sido diferente e pior para mim, mas o "Totem" sumiu e as coisas degringolaram.
A perda do Espaço Rock deixa saudades até hoje nos frequentadores do Aero Clube de Batatais-SP/SDBA, onde nos finais de tarde e nos fins de semana não existe mais uma cerveja estupidamente gelada, uma bela porção tira gosto e um som tão agradável. O barzinho onde grandes músicos se revelaram e o publico principalmente curtiu momentos alegres e felizes se foi. Ficou o guarda campo Paulão contador de prosas e tocador de viola, que ainda mora no Campo de Aviação mas não dá mais seus shows.
Como manter um negócio economicamente lucrativo sem entraves não sei, mas a volta do ESPAÇO HOCK seria uma boa para a Terra do Leite, a Potates City. O Gessner iria parar de bater sua bateria em casa, enchendo a paciência dos seus vizinhos, da mulher e da criança, que estão rezando para que ele reabra o seu bar musical. Bem que ele podia ampliar seus estudos de viabilidade, pois o seu espaço nasceu com tradição para ficar e agora deve crescer com inovação temática e isso tem um nome chamado ideal eterno. Ele acreditou muito no Totem, o brasão das suas armas, pois o tinha como talismã e acreditava que ele o protegia, mas ficou na contra mão da sua história.