Existia ali nos anos 70 um famoso instrutor de voo, o MARGARIDO, o qual acabou acidentando-se com um Paulistinha P-56C do Aéro Clube ministrando Instrução de Voo. Em consequência desse fato, acabou ficando paraplégico, tendo o aluno saído ileso do acidente, mesmo com o forte impacto com o solo.
O PAULO BLOTA, com suas qualidades excepcionais,
muita consideração pelas pessoas e incontável dedicação , procurou, achou e comprou uma aeronave
ERCOUPE, para que o querido MARGARIDO, apesar de paraplégico continuasse
voando. O ERCOUPE é uma aeronave versátil, a qual foi construída nos finais da 2ªGuerra Mundial para servir os pilotos
que haviam perdido suas pernas em combate. Foi desenvolvido um projeto curioso, com adaptações
aerodinâmicas especiais, principalmente nos lemes para que o piloto pudesse ter ao seu alcance todos os
comandos com as mãos, sem precisar dos pés e assim voar elegantemente e seguro.
Esse avião foi sucesso e continua voando no mundo todo até os nossos dias, tendo nos
Estados Unidos uma forte associação representativa dos proprietários e pilotos
desse modelo de aeronave. A Associação é: www.ercoupe.org
Quando o ERCOUPE (ERCO-415-C ERCOUPE, o PP-DHL),
chegou São Carlos vibrou de emoção pelo ato carinhoso e prestativo do PAULO
BLOTA, bancário por profissão e Piloto Privado por esporte e assim o MARGARIDO
voltou a voar o aviãozinho feliz da vida. Entretanto, tempos depois, novamente o
MARGARIDO foi vitimado por um acidente com esse ERCOUPE sem muitas
consequências, mas a aeronave acabou bem destruída, porém sujeita a reconstrução.
O
Paulo Blota recolheu por algum tempo o avião em um dos hangares do antigo Aero
Clube de São Carlos e começou a juntar forças para reformar o avião na
esperança de colocá-lo novamente operacional, em condições de voo. A luta foi
árdua, os anos passaram e as dificuldades encontradas foram imensas, mas
devagarzinho ele foi dando forma novamente ao precioso aviãozinho, seu xodó.
Conseguiu comprar partes de outras aeronaves semelhantes que haviam sido
canibalizadas e com ajuda de mecânicos foi reconstruindo o PP-DHL, sempre com
o intuito de voa-la novamente. Na esperança de manter a originalidade da
aeronave tropeçou em muitos obstáculos e por fim em 2012 resolveu vender o
ERCOUPE na situação que encontrava. Praticamente semi-pronto, com 70% da aeronave concluida,
motor Continental 04 cilindros/90 HP totalmente revisado com todos os seus
componentes, instrumental de voo e hélice, asas enteladas, etc.
O ACSC - que foi fundado em 18/OUT/1942 e funcionava no antigo e originário aeródromo denominado Salgado Filho, era mais conhecido como Campo de Aviação naquela época, cujo local foi desativado, por estar no centro da cidade e transferido para o atual aeroporto de São Carlos-SP "Mario Pereira Lopes"(SDSC) administrado pelo DAESP- Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, que funciona atualmente nas antigas instalações da CBT- Companhia Brasileira de Tratores anexo as instalações da TAM Manutenção e Museu ASAS DE UM SONHO da TAM.
O pessoal do
Museu da TAM em São Carlos-SP mostrou interesse em adquirir a aeronave,
terminar a restauração e coloca-la em exposição estática permanente. Demoraram
na negociação e o Paulo Blota acabou vendendo no fim do ano para o nosso amigo,
mecânico de carros, Professor Pardal de mão cheia, piloto de ultraleves e entusiasta da aviação, GERALDO
MOCHETTI, o qual transladou via rodoviária a aeronave e todos os seus
componentes para a sua oficina automotiva em Araraquara-SP. Assim a nossa Morada do
Sol ganha mais uma aeronave, a qual está sendo concluída pelo próprio Geraldo
para em breve estar voando, realizando o sonho antigo do Paulo Blota.
Parabéns Grande Geraldo. Estamos felizes e torcendo pelo seu sucesso. Sabemos que a batalha não é fácil, mas estamos certos que você vai conseguir..............
Hoje, por exemplo,02/MARÇO, em mais uma de suas viagens, está ele lá em Itanhaém-SP buscando algumas peças para o avião com o restaurador de aeronaves Pietro.
Em 2005 estive pela 2ª vez na AIRVENTURE OSHKOSH, a maior Feira de Aviação dos Estados Unidos. Apaixonado também por ERCOUPE não deixei de visitar a área destinada a esses aviões. Um verdadeiro acampamento, onde reúnem-se proprietários e pilotos amantes dessa aeronave, os quais vem voando dos mais longínquos lugares, ficam acampados ali. Você praticamente não vê as horas passarem e fica encantado com a simplicidade dessa turma. "Naquela ocasião voltei no tempo, recordando o único voo que fiz em um ERCOUPE. Isso aconteceu em 1975, quando estive em Rio do Sul-SC, voando profissionalmente para uma Construtora que asfaltou a Estrada de Rio do Sul - Lontras em Santa Catarina e conheci um empresario de lá que possui um. Convidou-me para um voo na sua companhia num fim de semana, quando fomos visitar uma Granja próxima e degustar um belo churrasco. Outro amigo dele voou em um Piper PA-18 na nossa ala. Adorei voar na sua companhia e principalmente fiquei encantado quando pousou o ERCOUPE em uma pistinha improvisada ao lado de um lago." Falei tanto sobre OSHKOSH e dessa turma magnifica que anualmente está por lá, que certamente convenci o Geraldo a participar da próxima feira. E acho que ele vai............Aqui estão algumas fotos feitas naquela ocasião para ilustrar: