quinta-feira, 25 de julho de 2013

O pequeno Pedro Miguel e o Teco-Teco amarelo...


         O pequeno Pedro Miguel e o aviãozinho amarelo...
                                        
                                                 4ªfeira,18JUL2013, o pequeno "Teco-Teco" amarelo, o simples Piperzinho J-3 da década de 40 sobrevoava mansamente a Cidade da Saudade, Matão-SP, sem imaginar que lá da sua casa o um garotinho apaixonado por aviões olhava atentamente para o céu procurando de um lado e de outro pelo aviãozinho que silenciosamente estava voando. Correu pra lá e pra cá pelo quintal da casa, fazendo que seu pai o leva-se até o aeródromo SDLY não muito distante dali.
Ao chegar no Campo de Aviação, correu de alegria pela grama, encontrando outro garoto que estava ali curiosamente apreciando o nostálgico vôo do pássaro amarelo, chamado carinhosamente de "TECO-TECO", que deslisava suavemente pelo céu com a característica sinfonia do seu pequeno motor . Os dois garotos esperaram pelo suave pouso do J-3, ávidos de curiosidade. Ao desembarcar da aeronave junto com o meu companheiro de vôo naquela manhã, o Mario Vendramine, foi cercado pelos meninos que estavam encantados com a aeronave. O Ailton estava super preocupado, mas o seu filho Pedro Miguel, que viemos a conhecer naquele momento não estava nem um pouco preocupado em se aproximar da aeronave, cujo motor desligado já havia silenciado. 
Ao convite para entrar no Piperzinho amarelo, não hesitou um segundo, o que foi imitado pelo amiguinho de poucas horas. Essa é uma alegria muito grande para nós aviadores apaixonado pelo vôo,  quando podemos proporcionar momentos tão alegres como esse. A alegria das crianças superava tudo. Quem sabe num futuro bem próximo serão eles os novos aviadores de Matão-SP.
Quando se voa por amor, acontecimentos inesperados como esse são muito gratificantes, pois essa aproximação com o avião não é muito diferente do que foi com a gente no passado.
Aproveito para registrar com fotos esse momento muito agradável para todos nós e as fotos aqui estão.... Enfim, fizemos uma pequena grande amizade, com a certeza de que esses garotos nunca esquecerão daquele dia.
                                                                                      
            
São momentos que acabam perdurando para a eternidade. Inesquecíveis momentos proporcionados por nossos pais, nossos heróis e comigo foi assim também....
Muitos e muitos aviadores de hoje foram pequenos apreciadores de aviões quando pequenos. Felizes aqueles que os pais proporcionaram a oportunidade aos filhos, mesmo a contra-gosto, achando até que o avião é perigoso e voar é coisa para louco..
Com o Alexandre, cujo pai o colocou pela primeira vez a bordo de um Cessninha-140 na FAIRA nos anos 70, também não foi diferente. Tornou-se um apaixonado pela aviação e pelo vôo...não perde um Evento Aéreo.
Parabéns Ailton pela dedicação ao seu filho e obrigado por liberar as fotos para ilustrar esse momento  tão significativo em nossas vidas !

SAUDADES dessa TURMA de amigos que estão voando no céu...

Eles partiram, mas deixaram muita saudades, entre tantos amigos aviadores e da aviação que estão no céu, olhando por nós, guiando espiritualmente nossos caminhos, orientando-nos nas nossas navegações................. Não só os amigos do Campo de Aviação de Jaboticabal-SP e Monte Alto-SP  que sentem a falta dessa turminha incrementada, ágil, versátil e arrojada....
Eu particularmente devo muito a todos eles...........Foi muito bom ter convivido com todos. Homens de boa alma............lembrados ágora com soberania..........
____________________________________________________
O Lucio, mecânico de aviação, além de grande profissional tinha um coração maior que ele. Participativo, amigo, companheiro deixou um grande legado. Conheci o Lucio exatamente em 1974, quando tinha a Oficina de Manutenção REEMAG em São Pedro-SP, ocasião que comecei a voar profissionalmente um Cessna-182P SKYLANE, o PT-KAZ da extinta Construtora Igaraçú Ltda que fazia revisões lá. Trabalhamos juntos na Aviação Agrícola e foi ele que me levou para Santa Helena de Goias-GO e me encaixou na Base de Jataí-GO. Praticamente construiu o meu CAP-4/BR, o PP-ZJD e na sua andança como mecânico autônomo , esteve em Jaboticabal-SP, onde reformou aviões não só do Aéro Clube, como dos Cmtes. João Dela Libera e Cesar Rother.
___________________________________________________________
O Manduca com sua esposa Ruth, foi ao meu ver o melhor e mais dedicado guarda-campo do ACJ - Aéro Clube de Jaboticabal-SP. Cuidava daquilo como fosse o jardim da sua casa. Afinal morava no Campo de Aviação e tinha um amor muito grande pelo pedaço. Era um verdadeiro guardião do SDJC, mantendo-o com zelo e carinho. Gostava de um Carnaval e vivia esse momento com muita intensidade, desfilando carros alegóricos anualmente pela cidade.
___________________________________________________________
O Cmte. Isidoro Nunes, apesar de ser de Monte Alto-SP, onde tinha o seu Cessna-172, o PT-BTF praticamente não deixava de estar em Jaboticabal-SP com a turminha montealtense, que frequentava o Aéro Clube nos finais de semana. Devemos a ele a fundação da nossa Equipe, "OS MEDIEVAIS"-EQUIPE CIVIL DE PÁRA-QUEDISTAS em 04.07.1982, que só foi possível se concretizar com a ajuda financeira dele e do seu inseparável amigo de voo, o Cmte. Ulisses Bettini de Vista Alegre do Alto-SP. Os dois faziam uma dupla do barulho com o Cessna-172.
___________________________________________________________

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ah, o Bom Filho a casa torna! Parabéns!

Ah, o Bom Filho a casa torna! Parabéns!
No decorrer das nossas vidas, onde a aviação sempre teve lugar de destaque, desde o nosso sustento ao divertimento como hobby, tivemos alguns aviões que fizeram parte da nossa família, num total de 13 até hoje. Mais precisamente a partir de 1973, quando adquirimos o nosso primeiro aviãozinho em sociedade com o grande amigo Albino Panosso. Era um monomotor Cessna-170 puro, asa de tela, o famoso PT-AMA. Com ele conseguimos o primeiro dinheiro, fazendo vôos panorâmicos por diversas cidades do interior do Estado de São Paulo e lançando pára-quedistas. Bons tempos para o inicio da nossa carreira de Aventureiros do Ar.
O segundo avião que tivemos foi um Cessna -182 P SKYLANE, ano 1973, o PT-JCH comprado com nossos recursos em sociedade com o Luis Schiavon, mas esse trio não deu certo, pois o terceiro sócio tinha outros planos que divergia dos nossos pensamentos. Assim a sociedade foi desfeita com a venda precipitada da aeronave e cada um seguiu seu destino com o dinheiro que sobrou para cada parte. Apesar disso, eu e o Albino continuamos amigos e em carreira solo, partimos para a aviação executiva inicialmente.
Apoiado pela Betty compramos nosso terceiro avião, novamente um Cessna. Dessa vez um Cessna-170 A, o nosso querido PT-BJO, carinhosamente apelidado de “Bejo”. Novamente, mais trabalho, muita luta, grandes e memoráveis vôos. Desse partimos para outro Cessna-170 A, o PT-BEQ e daí para um Cessna-172, o PT-BAM. Daí aconteceu a compra do C-182F, o PT-CAP.
Com a venda seqüencial dessas aeronaves conseguimos adquirir o PT-IYX. Um Cessna-182P Skylane, que como os demais que deixaram saudades, também nos deu muita alegria e fez parte do nossos sustentos por alguns anos. Tivemos também o PT-AYB, o PP-ZJD, o PU-JMS, o PU-ELT que passaram também por nossas vidas.

Como as maiorias das pessoas normais, em uma fase da vida tivemos que tomar uma decisão para compra de um segundo imóvel à fim de garantir nosso futuro, quando resolvemos vender com muita tristeza no coração esse Fera que era, o PT-IYX.
Assim ele partiu, mas ficaram as boas recordações que nunca foram apagadas. Todos esses aviões graças a Deus só trouxeram felicidade e alegria não só para nós, mas também para seus novos proprietários. Sempre tivemos noticias de todos, como filhos que partem e nos dão noticias das suas vidas, cada qual com seu destino. Por algum tempo ficamos sem aeronave própria, mas não parei de voar na condição de Piloto Executivo, Taxi Aéreo, Aviação Agrícola, Garimpo, tendo tudo passado muito rápido. Recuperada a situação compramos e após um tempo de uso vendemos vários outros aviões. Uma somatória de 13 no total. Voando, voando e economizando sempre, hoje nos resta com muito orgulho um Hangar próprio, o HANGAR DELF'IS em SDLY, com um monomotor Grumman AA-5 TRAVELER e um histórico e lendário Piper J-3 CUB, que fazem parte constante das nossas vidas.
Como os demais que passaram por nós, nunca esquecemos também do Skylane PT-IYX, pau para toda obra, que nos deu sustento aliado ao trabalho. E não é que para surpresa geral, o nosso querido amigo de longa data, o Comandante Marcelo Nelvio, vem nos visitar no nosso hangar com o PT-IYX. Daí a conotação: O Bom Filho a Casa Torna!
Tenho como costume colocar em todos os aviões que tivemos a nossa marca "BETTY" que ganhamos de um garoto, o qual esteve nos Estados Unidos, o Marcelo Bonilha "Gotinha" nos idos anos 80. No final também acabou tornando-se aviador em Ribeirão Preto-SP. E com o PT-IYX não foi diferente. O legal é que apesar de ter sido polido muitas vezes na intenção de apagar essa marca no avião, o "BETTY" continua firme no nariz da aeronave, marcando presença... Adoramos isso!
Foi uma grande e inesperada visita que nos rendeu enorme alegria ao ver a nossa querida ex-aeronave rejuvenescida, bem tratada, de motorzinho novo de caixa, voando ainda com elegância e excelência. Aproveitando o vôo que estava realizando naquele dia,o Marcelo treinando o Piloto Privado Rodrigo de Monte Alto-SP, dando DC-Duplo Comando, como instrução para futuramente assumir o avião, sabendo que estávamos no Hangar Delfi’s em Matão-SP/SDLY naquele fim de semana, aproveitou pousar ali e almoçar com a gente.
Obrigado ao Cmte.Marcelo e aluno Rodrigo pela visita e pelo belo presente que nos deu em trazer para perto de nós essa aeronave que nos deixou muita saudades, o querido PT-IYX...
Após o almoço a despedida do PT-IYX, com decolagem programada para retorno a sua base em Bebedouro-SP.
RODRIGO cuide bem dessa aeronave que certamente lhe dará muita alegria. Você está começando bem o inicio da sua carreira, tendo em mãos essa belíssima maquina voadora e um excelente instrutor que é o Cmte. Marcelo.

NOSSAS AERONAVES:                      DELFINO & BETTY
Nº      MODELO                           PREFIXO                DATA COMPRA     DATA VENDA
01    Cessna-170 A               PT-AMA          25.10.1974          06.11.1997
02    Cessna-182 P                PT-JCH             27.10.1977        12.07.1978                      
03    Cessna-170 A                PT-BJO            01.08.1984 
04    Cessna-172                   PT-BAM           26.01.1984        07.05.1985
05    Cessna-170 A                PT-BEQ           09.11.1983         03.01.1985
06    Piper PA-18 A               PT-AYB            23.05.1984
07   CAP-4 BR                       PP-ZJD             01.01.1987        07.01.2000
08   Cessna-182 F Skylane      PT-CAP            09.01.1995        19.11.1997
09   MAI-890U Biplano           PU-JMS           19.05.2004        27.04.2005
10   Cessna-182 F Skylane      PT-IYX           19.11.1997         05.04.2005
11   ULAC TURIN Anfíbio       PU-ELT          30.01.2007         13.10.2008
12   Grumman AA-5 Traveler   PT-IIN           25.09.2008
13  ULAC BROSSI J-3 CUB     PU-ERI          13.04.2012
___________________________________________________________