sábado, 14 de janeiro de 2012

O poder da fotografia...












































































































Muitas vezes você faz uma fotografia sem imaginar o quanto ela poderá ser importante um dia. Retratar cenas do cotidiano pode ser definido como um bem material e natural, que possui significado e importância realmente artística, cultural, religiosa, documental. Aquilo que hoje talvez não tenha muita importância revelará com o passar do tempo, importante fonte de pesquisa e preservação cultural, ambiental, histórica e real. A foto mostra o momento preservando os patrimónios históricos da humanidade. Amante da aviação e da fotografia desde pequenino, habito que herdei da minha mãe que também adorava fotografias, procurei sempre retratar os grandes momentos da minha vida. A única arma que tive desde cedo foi as maquinas fotográficas daquele tempo, meus maiores brinquedos e com elas comecei a colecionar fotos. Muitas delas nunca imaginei que seriam tão valiosas e importantes depois de muitos anos. A lente fotográfica registrou aquilo que nunca mais voltará a ser o mesmo, como o tempo, o momento e o instante. Um clicar que ficou na história e nos meus arquivos. São tão preciosas como um tesouro adquirido, inesquecível. Aqui vão registradas algumas pérolas da minha coleção, guardadas a sete chaves no fundo do baú da minha historia.

Nota:
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os novos equipamentos, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais agradável e pessoal, amplia através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissional o uso da imagem. Na minha época as antigas câmaras e películas preto e branco não tinham a mesma resolução das modernas digitais, mas assim mesmo conseguiram registrar boa parte da historia no meu tempo e prova disso estão as velhas fotos aqui retratadas.

Saudades do "PANCHO'S BAR"....































Os anos passam. A saudade fica e o Bar do “Pancho” se foi...
Anos 2000, “PANCHO’S BAR” se foi. A verdade é que poucos sabem que Araraquara-SP teve um bar temático estilo mexicano onde deliciosas comidas típicas e também nordestinas eram grandes pratos da gastronomia muito apreciadas pelos amigos do “PANCHO”. O som mexicano e abrasileirado era do “Gauchinho” e o ambiente familiar imperava entre os amigos. Muitos fins de semana ali estivemos e também bons momentos passamos tomando um cervejinha gelada.
O Machadinho & Dina eram assíduos freqüentadores de lá. Onde o “Pancho” e o “Gauchinho” foram para não sei, mas deixaram boas recordações daqueles tempos. O Bar do Pancho havia sido da Neusa, cozinheira de mão cheia e ela ainda continua cozinhando para nós sempre que pode, criando pratos típicos goiano e mineiro, sua especialidade. A Neusa está firme e continua na Morada do Sol. Do “PANCHO’S BAR” ficaram as fotos e os momentos ali vividos....