quarta-feira, 16 de maio de 2012

O BOEING 737-200,PP-SFI está sendo montado em Araraquara-SP...

O Boeing 707-200, PP-SFI, ex-VASP começou a ser montado hoje em Araraquara-SP, onde os trabalhos se intensificarão por cerca de um mês. Equipe de especialistas oriundos de São José dos Campos, a Capital do Avião, contratados pelo Cmte. Capistrano estão instalados no local. Trabalhando para deixar a aeronave nas mesmas condições em que fora desmontada em São Paulo-SP, por ocasião do transporte rodoviário até a MORADA DO SOL, Araraquara-SP. Inúmeros jornalistas, repórteres e emissoras de TV estiveram no local registrando parte dos trabalhos, cuja divulgação está sendo feita ininterruptamente não só pelos canais de comunicação da cidade, bem como por núcleos de jornalismo da capital. Hoje a realidade da presença da aeronave, nova moradora da cidade, tem sido alvo de muitos comentários e palco de visitas de muitos curiosos e amantes da aviação. O nosso amigo, Cmte. CAPI está todo orgulhoso e se sente muito a vontade na cabina de comando do seu mais novo brinquedinho. O publico em geral não vê a hora em que todo projeto arquitetônico esteja pronto para visitação, divertimento e descontração na área de lazer e gastronomia que ali estará inserida, tendo como palco a própria histórica aeronave BOEING 737-200, o PP-SFI. Cujo espaço temático versando a aviação em geral, resgatando a história da própria VASP, poderá ser alugado. Para festas e outras comemorações e divertimento, de crianças bem como do publico em geral, onde certamente acontecerão grandiosos shows. Parabéns ao Cmte. CAPI e toda sua equipe e colaboradores pelo grandioso e brilhante trabalho que estão realizando.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O BOEING 737-200 do Cmte. Capistrano pousou em Araraquara-SP...

                                                                                                                                                         Hoje, o nosso amigo Cmte. Edinei Capistrano, por nós chamado carinho samente de “CAPI” está completando 57 anos de vida, dos quais 37 dedicados exclusivamente a aviação, tendo sido Comandante na TAM por 11 anos e atualmente Piloto Executivo. O seu maior presente foi o tão esperado Boeing 737-200 que chegou ontem, tendo sido transportado em duas carrocerias de caminhão desde o aeroporto de Congonhas em São Paulo-SP, cuja viagem começo na madrugada de sexta-feira/11-Maio, até a nossa querida cidade de Araraquara-SP, a MORADA DO SOL.
                                  
 Circulando pela capital, foi alvo de atenções para quem passava pelas ruas da zona sul de São Paulo e pelas rodovias Bandeirantes e Washington Luiz. A entrada foi pelo acesso de Motuca, após a cidade de Matão-SP, cujas manobras foram previamente planejadas para que a aeronave chegasse ao seu destino final com segurança, sem atrapalhar os acessos a chácaras no distrito de Bueno de Andrada próximo ao local da área de eventos. Capi adquiriu a aeronave em leilão da massa falida da extinta VASP em fevereiro-2012 por R$113.000.00
                                            Apesar da chuva que pegou de imprevisto boa parte do trabalho, atrapalhando inclusive o projeto arquitetônico do local e o próprio transporte, o BOEING 737-200 chegou intacto no seu destino final. Espaço reservado no centro do terreno de 13.000 mts/quadrados, que servirá entre outras finalidades ligadas a aviação, como área de recreação e eventos. Um sonho de criança que acaba se concretizando com essa oportunidade, cujo ideal acima de tudo é preservar parte da história da aviação brasileira, cujo nome VASP é marca registrada que nunca será apagada da memória dos brasileiros.

                                                                          O objetivo do Cmte. Capistrano é utilizar o histórico avião como centro de eventos para festas na sua propriedade rural. “Haverá estacionamento ao redor, playground, salas tematicas e vários salões para festas. O avião será o centro das atenções para visitação e no máximo servirá para as pessoas cantarem os parabéns”, explicou Capistrano, que pretende preservar o interior da aeronave. Toda a operação de desmontagem, transporte e montagem vai custar mais que o dobro do preço pago pelo avião.

                                                      A fuselagem, estrutura principal pesa 25 toneladas. A operação contou com escolta especial durante todo trajeto e na Capital a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) colaborou, já que a velocidade média permitida nesse caso foi de 30 km/h.






Em Araraquara-SP, na chegada, para o desembarque do Boeing no local pré-definido, onde ficará exposto, o Capistrano contou com a ajuda incansável das empresas SANTIN (www.gruposantin.com.br) e USICOM (www.usicon.com.br) que cederam os gigantescos guindastes, seus funcionários especializados, tendo sido inclusive acompanhada toda operação pelos próprios proprietários dessas valiosas empresas, que são pilotos e proprietários de aeronaves com hangares no aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão/SBAQ em Araraquara-SP. 

          
Mesmo sendo DIA DAS MÃES, deixaram suas famílias e não mediram esforços para ajudar a concretizar esse sonho. O avião voou pela última vez em 2005. A mega operação de montagem iniciará amanhã (15-Maio), com pessoal técnico especializado contratado de São José dos Campos - SP, que acompanharam inclusive o desembarque das partes da aeronave ontem, uma verdadeira operação de guerra. 
                                                                                                                        Uma das partes bonitas de toda essa história cheia de encontros e desencontros é o acaso do acaso. A chácara onde o Boeing ficará para a eternidade, adquirida pelo Cmte. Capistrano pertenceu a um araraquarense ex- Comandante da VASP aposentado, o Cmte. Milton Soares. 
                                                                                                                          Ele confessa que nunca imaginou na sua vida quando era proprietário daquele lugar, que um dia um BOEING 737-200, o próprio PP-SFI da VASP, com o qual vou inúmeras vezes, acabaria ali diante dos seus olhos. Naquele local onde curtiu tantos bons momentos com sua família. O Cmte. MILTON SOARES DE OLIVEIRA foi meu ídolo na Aviação Comercial, pois quando comecei a voar e vim para Araraquara-SP o conheci já como Comandante Master na VASP. 
                                                   Ontem ainda tive a alegria de ver esse mesmo homem que ainda voa, cheio de tanta emoção que não se conteve em tocar a aeronave, acompanhando todo trabalho, tendo se emocionado tanto na presença dos amigos, dos filhos e netos que ali estavam. Ele conseguiu voltar no tempo...


Coisas da vida. Dessa vida cheia de surpresas e grandes emoções.



Todos nós, amigos do “CAPI”, desejamos um FELIZ ANIVERSÁRIO na data de hoje e mais ainda, do fundo dos nossos corações todo sucesso do mundo no seu novo empreendimento. Parabéns a você CAPI, e muito obrigados a todos os amigos que colaboraram de uma forma ou de outra pela realização desse seu sonho de menino.