domingo, 26 de julho de 2009

1ª Mala Postal Filatélica Oficial Cidade Dumont-SP,1973


Balão TRUFFI de ar quente, transportando a 1ª Mala Postal em Dumont-SP,1973.

A aviadora ADA ROGATO (SP,22.12.1910- SP,15.11.1986)


Em homenagem ao Centenário do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont (1873-1973), o Balão TRUFFI transportou a a 1ª Mala Postal Filatélica Oficial da cidade Dumont-SP,Brasil. Em Dumont-SP, Santos Dumont passou boa parte da sua infância em terras da fazenda que a família ali possuía, tendo sido posteriormente transformada a casa onde residiam, em Palacete Municipal onde funciona a Prefeitura da cidade e onde se localiza um pequeno Museu, contando parte da história da vida do Pai da Aviação. Nessa praça, que acabou ficando no centro da cidade, onde encontra-se o casarão Dumont, tem estacionado no gramado um avião Lockeed TF-33 abandonado.
Nessa festividade de aniversário da cidade, o grande atrativo era o voo do Balão pilotado por Victório Truffi, transportando a mala filatélica comemorativa. Nessa época pertencíamos ao CPJ- Clube de pára-quedismo de Jaboticabal-SP (reaberto em 03.05.1971) e nossa equipe de apresentações da qual fazia parte foi convidada para abrilhantar conjuntamente o evento. Nós tínhamos um velho avião Cessna-170, o PT-AMA e um piloto malucão de nome João Monark e não conseguimos fazer a apresentação, pois chouveu muito na noite anterior,tendo amanhecido o dia com intenso nevoeiro e depois castigado por uma chuva leve e intermitente. Não conseguimos teto suficiente para os saltos de demonstração (obs: naquela época utilizavámos de pára-quedas redondos de pouca dirigibilidade e saltávamos de 2.100 Ft/ 700 mts, e nem assim conseguimos teto suficiente).
Esteve presente ao evento como convidada especial a aviadora brasileira ADA ROGATO, conhecida pelas suas façanhas nas travessias de longa distância com seu avião monomotor Cessna-140, o PT-ADV, sendo a 1ª piloto brasileira a travessar os Andes em 1.950 e contabilizando muitos outros grandes e heróicos feitos, sempre recebendo da imprensa nacional e internacional inúmeros titulos por suas proezas solitárias.
Não saltamos de pára-quedas aquele dia, mas valeu muito mais ter convivido com aquela simpatica senhora e termos assistido a ascensão gloriosa do balão Truffi PP-ZBV.
Obs: O comendador Victório Truffi, residente em São Paulo-SP, proprietário da Fabrica de Antenas automotivas e demais componentes Truffi, foi o pioneiro no balonismo a ar quente no Brasil. Filho de Araraquara-SP, realizou ali o 1º Vôo da balão na America do Sul, com balão de ar quente e isso aconteceu no dia 25/NOV/1970. A praça de onde alçou o histórico vôo diante de milhares de araraquarenses ficou batizada como a Praça do Balão e está localizada na Vila Xavier, em Araraquara-SP)