sábado, 21 de março de 2009

VOAMOS no DC-3 do AGRGS,durante o VIºBROA FLY IN,2004




Após o pouso,recebimento do Certificado de passageiro do vôo.


Da esq.para dir:Cmte Rodrigo(Americana-SP),Cmte.Delfino, amigo Cmte.Fernando Botelho idealizador do BROA FLY IN e Betty.






NA T-6 da ESQUADRILHA OI, acompanhou o vôo nostálgico do DC-3





North American T-6 em ala com o DC-3 sobre a Represa do Broa,Itirapina(SP)




Cmte.Sérgio Fraga e Co-Piloto.












Betty.


























Em Junho de 2.004, aconteceu em Itirapina(SP), o VIº BROA FLY IN, ocasião em que tivemos a oportunidade de realizar em 06.06.2004 um vôo nostálgico no ultimo dos Douglas DC-3 existente em vôo no Brasil. Aeronave preservada pelo Aéro Clube do Rio Grande do Sul-ACRGS, a qual realiza vôos itinerantes, nos mesmo moldes dos voos nostálgicos quando a aeronave pertencia a VARIG e realizava viagens pelo Brasil é a mesma que deixou uma marca importante na vida daqueles que tiveram a oportunidade de curtir tamanha emoção. Como no passado, ao som de musicas de Glenn Miller, quando os passageiros eram recebidos para o vôo, com uma taça de champagne, para brindar com um drinque especial de boas vindas ao deleite de revistas que circularam naquela época, pudemos sentir toda essa nostalgia e glamour dos áureos tempos da nossa aviação pioneira. A aeronave de prefixo PP-VBN, foi o ultimo dos DC-3 operados pela VARIG, tendo sido tirado do serviço ativo em 1.973. Após voar em várias empresas, o atual PP-VBN (ex-PT-KZG) foi abandonado no aeroporto de Belém do Pará pelos anos 80. Salvo de um desmanche quase inevitável, passou por longo período de recuperação, que contou com o apoio das seguintes empresas: ESC-ARGS,VARIG/RIO SUL,Museu Aeroespacial,AGS-Aerohoses,Infraero,Aerosul,Fly Hermes,Goodyear,AEROMOT,Ideação,OMnitec,Sul Aviônica e Vinícula Salton. O DC-3 transportando visitantes no VIºBROA FLY IN, foi garbosamente pilotado pelo Cmte. Sérgio Fraga Machado, antigo comandante da VARIG, o qual voou esse DC-3 por muitos anos e foi um dos responsáveis pelo retorno da aeronave.
Durante o voo tivemos o privilegio de sermos escoltados pela famosa "ESQUADRILHA OI" com seus aviões NA T-6 que deram mais emoção ao passeio.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Sobrevoando a Faz. Rio Negro, Cenário das gravações NOVELA PANTANAL,2.008.

Aviões participantes do sobrevôo a Fazenda Rio Negro.
Cmte. Rubini no sobrevôo a Fazenda Rio Negro.



Fazenda Rio Negro, às margens do Rio Negro.












Pista de pouso da Fazenda Rio Negro.



Em julho de 2.008, aconteceu na Pousada Caburé do amigo Paulenir, a 3ªREVOPAN – Revoada Pantaneira, encontro de pilotos e aviões do pantanal e convidados. Durante a REVOPAN, como parte de um novo atrativo, no dia 26.07.2009 foi realizado o sobrevôo a Fazenda Rio Negro, as margens do rio do mesmo nome, onde foi filmada a novela PANTANAL, a qual teve grande sucesso na televisão. Alguns aviões participaram desse evento e entre eles estávamos nós com o EMB-Tupi,PT-VFH do Aero Clube de Batatais(SP), o qual havíamos fretado para participar da 3ªREVOPAN-2008. Participaram no TUPI do sobrevôo a Rio Negro a seguinte tripulação: Cmte. Delfino,Cmte.Waldomiro Moreira de São Paulo(SP) e o Fotografo Douglas de Ituverava(SP)A cerca de 20 minutos de vôo da Pousada Caburé(SSLB) encontramos a Rio Negro. Não conseguimos pousar lá, pois as duas pistas existentes na fazenda estavam abandonadas. A vista aérea é muito bonita e a fazenda as margens do Rio Negro é exuberante, porém foi abandonada após as filmagens, servindo de recanto apenas para pescadores e aventureiros. Do ar nota-se o abandono em que encontra esse paraíso que teve dias de glamour com seus artistas e movimentação cinematográfica. O efeito espelhado, típico do Pantanal na época da cheia do Mato Grosso do Sul, foi usado na abertura da novela Pantanal. A novela Pantanal foi a primeira novela inteiramente gravada em cenários natural. É por isso que a nova novela Paraíso, gravada no Mato Grosso, também nesse quesito iguala-se mais a Pantanal. O famoso vôo do Tuiuiú num céu com vários tons de vermelho, a boiada atravessando o interior do Mato Grosso, tudo isso fez sucesso em Pantanal e deve agradar em Paraíso. São tantos esses pássaros gigantes, ave símbolo do pantanal, que sem muito esforço conseguimos ver vários em vôos ascendentes, preocupando-nos em não colidir com nenhum desses. Pantanal foi uma telenovela brasileira, produzida pela extinta Rede Manchete e exibida de 27 de março a 10 de dezembro de 1990 às 21h30. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. A novela vem sendo reapresentada pelo SBT, desde o dia 09 de junho, ás 22h10. Esperamos sobrevoá-la em julho de 2.009, durante a 4ªREVOPAN.