segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O TEMPO E EU...





















Nos fins dos anos 60 e inicio da década de 70, o Cmte. João Delallibera voava entre outros aviões de sua propriedade um charmoso monomotor Cessna-170/ A, enquanto nós garotos amantes da aviação íamos ao aeródromo SSJB, hoje SDJC, o antigo Campo de Aviação do ACJ- Aero Clube de Jaboticabal-SP no seu auge de belas conquistas. Aprender a administrar o tempo é um desafio constante e nós jovens soubemos bem administrar nosso tempo, pois tínhamos tantas coisas na cabeça. Carregávamos sonhos de ser um dia aviador e nos inspirávamos nos pilotos antigos do Aero Clube, que brilhavam com suas aeronaves nos céus jaboticabalenses. Nós vivíamos ali onde o sábado e domingo e mesmo uma escapadela durante a semana tinha destino certo, o Campo de Aviação. Ali passamos boa parte da nossa infância e juventude, onde trazemos boas lembranças que não voltam mais.
Achei algumas fotos envelhecidas no fundo do baú e resolvi dar vida a elas contanto o seu passado histórico, tentando organizar de forma que possa reeducar as tênues lembranças que o tempo não conseguiu apagar. Organizando de forma planejada, acertando os ponteiros do tempo e recuando o relógio cronologico para que possamos voltar ao passado. Doces lembranças dos amigos do colégio e dos amigos de farra. Saudável memória guardada em frases raras e momentos certos, de horas inesquecíveis de uma convivência cordial com os amigos e colegas, podendo hoje dar o depoimento testemunhal do que foi o passado menino que eu vivi. Assim nada ficou perdido para sempre nesse segmento de vida sintetizado na Teoria da Imagem Mental que ninguém consegue nos roubar, pois fomos parte da existência positiva dessa relação. Submergem no meu peito roteiros para essas revelações registradas com fatos e fotos, pois o passado vive em mim. Afinal eu estive lá, eu vi, por isso tenho origem e raízes naquele Campo de Aviação, onde ainda perpetua firme e solido os pensamentos idos e vividos. Certo que muitos de nós não vamos nunca mais nos encontrar, pois cada qual seguiu seu destino, mas foi bom enquanto durou........... O céu não deixou rastros dos aviões que ali voaram naquele cenário. Estamos envelhecendo, pois o tempo acelera a cada dia, ampliando novos horizontes anônimos e universais, porque não sabemos calcular a dimensão e duração do percurso que ainda temos que cumprir, persistindo sem que envelheça ainda mais os nossos sonhos e as nossas lembranças. No rastro das velhas e preciosas imagens, só encontraremos a chave da nossa personalidade se voltarmos ao passado, na certeza de que tudo o que a nossa memória trouxe a luz hoje tem interesse emocional. O tempo passa, o tempo corre, o tempo não para e cada um tem sua historia. Assim podemos reconstruir nossas lembranças. Eu queria ter de volta esse tempo que se foi, mas se não consigo, aqui ficam as fotos desses belos momentos. Estejam onde estiverem meus camaradas, eu estou aqui retratando aquilo que não consegui esquecer, nem eu e nem o tempo....

domingo, 19 de setembro de 2010

A PONTE do PORTO ALENCASTRO-MG










































































































































Viagem boa começa desde o PRE FLIGHT realizado em casa, durante o planejamento da navegação. Quando se realiza esse vôo pela primeira vez, maiores são as preocupações. Geralmente com a meteorologia quando as condições atmosféricas estão adversas, com o abastecimento incerto ao longo da rota, com a alternativa, com a própria pista onde vai operar e mesmo com o retorno. Se o vôo é realizado com certa constância a tranqüilidade já impera quando acordamos, seja em casa ou no quarto do hotel, pois conseguimos imaginar todo o vôo, fruto da experiência adquirida nos anteriores cumpridos. O importante em qualquer circunstancia é relaxar antes de sair para o vôo, tentando moldurar uma paisagem, fazendo o ambiente ser invadido pela atmosfera de bem estar, tranqüilidade absoluta e segurança. Se o avião está bom, o tempo está bom e tudo mais a sua volta está bom, não tem como dar errado. Afinal o seu astral está em alta e você confortavelmente encara mais essa missão como algo simples e corriqueiro.
A vida de aviador é cheia de imaginação e imagens e mais a ação desse trabalho tão técnico. Não é que tudo isso somado junto dá certo. Quando saímos para voar já temos uma imaginação em nossas mentes. É a moldura de como será nossa rota, o nosso vôo, por que trabalhamos o imaginável com confiança, carinho, capricho e dedicação acima do comum. Se gostarmos de voar e se nascemos para isso, temos mais um aliado em nossa vida, o amor e a paixão pela profissão que abraçamos sem pensar no enriquecimento, mas na gratidão e no orgulho de realizar um trabalho bem feito, sem erros e sem culpas. Assim a vida se flui e nós deslizamos por ela, cheio de realizações pessoais, proporcionada pelo avião, nosso meio de transporte, ágil, rápido e extremamente seguro se realizado com determinação. Os nossos sonhos de voo a vida assinou em baixo, já que o nosso plano de vôo é um plano de ação com pensamentos fortes, definidos, maduros e realizáveis.
Nesta sexta-feira, 17/SET/2010 acordei conforme planejado anteriormente as 05:00 horas da manhã como tudo que planejamos em nossas vidas. Às 06:00 horas saímos de carro desde Araraquara-SP, percorrendo 130 Km até a Oficina de Manutenção de Aeronaves Hangar-2 em Batatais-SP(SDBA), onde a aeronave Cessna-206 H STATIONAIR PT-FTP estava em IAM – Inspeção Anual de Manutenção. Decolamos as 08:05 horas com PLN- Plano de Vôo na TMA AFA/Ribeirão Preto-SP/SBRP, com pouso em Matão-SP no aeródromo Marchezan /SDME 00:25 minutos depois, onde procedeu-se novo embarque de passageiro, para continuidade do vôo até a Fazenda Congonhas-MG/SNEW nas margens do rio Paranaíba, divisa com Mato Grosso do Sul junto ao Porto Alencastro-MG. Ali existe uma das mais lindas e imagináveis Pontes do Brasil, na ligação MG-MS. Após 01:30 horas da decolagem de SDME, estávamos pousando com segurança e tranqüilidade em SNEW. Sobrevoei antes a Big Ponte cumprimentando-a como sempre faço nos vôos e procuro sempre pousar na cabeceira 11 (110ºM), pois a longa final para pouso inicia-se sobre o Porto Alencastro-MG, onde ela repousa serena sobre o Rio Paranaíba ligando os dois Estados.
Ao longo de vários anos, estive sobrevoando essa ponte a qual adotei como um dos mais belos locais para ser visitado e a batizei como "BIG GOLDEN BRIDGE". Acompanhei toda a gestação dessa verdadeira obra de arte, cuja arquitetura moderna empolga qualquer um a primeira vista e se observada do ar é realmente contagiante e fantástica. Estive presente nesse cenário desde os primeiros mergulhos no rio Paranaíba para inicio da sua fundação. Essa ponte tem vida, pois nasceu nos Anos Dourados, passando pela crise e amargura dos anos da falta de verbas, mas se tornou famosa pelo fato de integrar MG com o MS, reservando sua intimidade exposta em uma mostra visual de soberania, que encanta os mais despercebidos dos viajantes. A Ponte do Progresso chegou para ficar para sempre, unindo as cidades próximas que cresceram a partir da sua solidificação facilitando o escoamento da produção agrícola e da pecuária regional que acelerou com muito respeito à região. A ponte se tornou visível de longe tal a sua grandiosidade. Sobrevoá-la é coisa nostálgica. Vale esquecer o tempo e curtir as incríveis cenas aéreas, circulando de forma a obter ângulos de imagem que são registradas por uma câmara fotográfica, arquivando a bela paisagem e registrando no tempo. São poucos que tem a oportunidade de ver essas cenas aéreas. Então, quando voo para a Fazenda da empresa para qual trabalho a mais de 20 anos, nunca deixo de realizar um sobrevôo no Porto Alencastro, para curtir a Ponte mais querida para mim e mostrar aos passageiros de cada vôo aquela beleza. Ela tem historia que eu retratei ao longo do tempo. Ela tem elegância sem igual, pela ousadia do seu projeto arquitetônico avançado. Inaugurada em 2004 no Governo Lula, a conhecida Ponte do Porto Alencastro, foi cenário em outra ocasião, de filmagens de um show da Esquadrilha da Fumaça.
Acompanhei a sua construção durante dezenas e dezenas de vôos que fiz para SNEW, desde a aquisição da fazenda em 1989, onde fica a ponte. A tão esperada ponte nasceu depois de longos anos de construção para ser hoje o que é. Uma Mega construção num país ágora modernizado em crescente desenvolvimento desenfreado e auto-sustentável. Nessa aliança, a cidade visinha da Ponte do lado de Minas Gerais(MG) é a pequena São Sebastião do Pontal-MG, que está crescendo. Do lado do Mato Grosso do Sul-MS fica a cidade de Paranaiba-SP. Pode-se dizer a Ponte dos Tempos Modernos, da liberdade mais que um sonho, uma realidade notável que vai permanecer ali para uso de muitas e muitas gerações.