sexta-feira, 3 de abril de 2015

Cadê os aviadores pioneiros da minha época. Onde estarão eles! Cada qual no seu tempo, na sua época.....

Era os Anos Dourados de 1960, eu caçava fotos enquanto não podia voar ainda, mas meus sonhos estavam vivos na minha mente. As rosas da CIDADE DAS ROSAS exalavam seu perfure, a pureza da vida naquela época era a mais singela forma de vida, enquanto as esperanças de um dia melhor caminhavam rumo ao horizonte.  Naquela época, me recordo bem até hoje,
um avião Cessna-210 Centurion, pousava em Jaboticabal-SP/SSJB praticamente todas as semanas. Um engenheiro do DER vinha durante a semana pilotando sozinho esse avião, desde o Campo de Marte na Capital até Jabuka e o avião sobrevoando a cidade causava muita curiosidade. Eu queria ver de perto esse avião e fotografá-lo. Para conseguir o meu intento tive que matar aulas no ginásio para ir até o Campo de Aviação, mas consegui flagrar certa ocasião o tal engenheiro voador com o seu PT-CGD. Um senhor de certa idade, calvo, acredito que grande engenheiro e um aviador nato.
Como a maioria dos aviões Cessna da sua época, versáteis, robustos, velozes e furiosos na sua categoria acabaram com destino o garimpo, e com esse Centurion a historia não foi diferente.

Fui pesquisar por onde anda o PT-CGD que eu tive o prazer de ver cruzar majestosamente os céus da minha cidade. Era pilotado por um dos aviadores da minha época. E descobri, consultando o RAB- Registro Aeronáutico Brasileiro o fim do CGD:
MATRÍCULA: PTCGD


Proprietário:
TÁXI AÉREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC:
04064689000179
Operador:
TÁXI AÉREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC:
04064689000179

Fabricante:
CESSNA AIRCRAFT
Modelo:
210E
Número de Série:
21058654
Tipo ICAO :
C210
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO MATRÍCULA: PTCGD
 
 
Proprietário: TAXI AEREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC: 04064689000179
Operador: TAXI AEREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC: 04064689000179
 
Fabricante: CESSNA AIRCRAFT
Modelo: 210E
Número de Série: 21058654
Tipo ICAO : C210
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem: 1406 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 003



Categoria de Registro: PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA): 4970
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência: 090983

 Data de Validade do CA: 31/03/00
Data de Validade da IAM: 080685
Situação de Aeronavegabilidade: CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):
•  IAM vencida
•  Irregularidade quanto à licença de estação
Consulta realizada em: 31/03/2015 19:54:05
 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1406 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
003
http://www2.anac.gov.br/images/bgPontilhado.gif
Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NÃO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA):
4970
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
090983
http://www2.anac.gov.br/images/bgPontilhado.gif
Data de Validade do CA:
31/03/00
Data de Validade da IAM:
080685
Situação de Aeronavegabilidade:
CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):
·  IAM vencida
·  Irregularidade quanto à licença de estação
Consulta realizada em: 31/03/2015 19:54:05
JABOTICABAL-SP naquela época tinha duas maravilhosas pistas, mas o tempo acabou ceifando a menor. Enquanto a Rua Rui Barbosa, a mais importante ligação da cidade velha com a Nova Jaboticabal andava na contra-mão do progresso.


Observem que a mão de direção era o inverso do que é atualmente.

segunda-feira, 30 de março de 2015

REGENTE da FAB em JABOTICABAL-SP, nos anos 70.

Inicio dos anos 70, ainda sonhando em ser aviador e sapo de aeroporto, não podia ver um avião cruzar os céus da minha CIDADE DAS ROSAS, minha querida Jaboticabal-SP que eu arrumava um jeitinho brasileiro de dar uma escapadinha até o Campo de Aviação, para ver e registrar o avião que havia acabado de pousar lá. Munido com uma velha maquina fotográfica ia ao encontro de mais uma caçada, mais uma aventura. Eu estava lá naquela ocasião majestosa e registrei a presença de um avião REGENTE da FAB e aqui estão como testemunho  da verdade, em pleno regime militar, as fotos... O tempo voou rapidamente, foi ontem mesmo. Tudo era uma questão de escolha. Ainda não podia voar, mas escolhi perseguir os aviões e registrar seus retratos. Era uma tarefa difícil, pois tinha que fugir de casa, matar alguma aula, mas com um pouco de sacrifício conseguia meus intentos. Para mim esse era um ponto positivo que fazia cada vez mais ir além. Muitos anos se passaram e eu posso dizer com toda convicção do mundo, valeu a pena curtir esses bons momentos. Quão gratificante era para mim, o descortinar de cada avião que aparecia no aeródromo de Jaboticabal-SP, naquela época SSJB. Minha família era o meu equilíbrio e a prioridade na minha vida, apesar da relutância contraria do meu pai contra o meu sonho, a minha vocação. Sabia que podia contar com eles e que iria precisar do primeiro empurrão, o primeiro Dindin, o primeiro tostão. Outra coisa que eu descobri bem cedo era que o estudo ninguém podia tirar de mim, então me dediquei em aprender logo cedo, antes da minha idade me liberar para enfrentar os duros caminhos da aviação, com os quais sonhava. Então comecei bem cedo a minha longa jornada e aqui estou quase na reta final com o dever cumprido e as missões bem feitas. Não poupei dos sacrifícios, privei-me de muitas vontades, muitos desejos, mas nada disso me fez falta na juventude.
 


 
O REGENTE, cujo  projeto foi iniciado em 1959 para um avião monoplano cabine de quatro lugares com uma asa alta e trem de pouso fixo. O protótipo, denominado Neiva Regente 360C, voou pela primeira vez em 07 de setembro de 1961 com um 145 hp (108 kW) Continental O-300 motor a pistão.
O tipo foi ordenado em produção pela FAB- Força Aérea Brasileira com 180 cv mais potente (134 kW) do motor Lycoming O-360-A1D. Oitenta aviões foram construídos originalmente designado o U-42 ​​(mais tarde alterado para C-42) para a função de utilidade. A primeira entrega ocorreu em fevereiro de 1975. 
O Neiva Regente é um avião monomotor de asa alta com ótima performance em baixas velocidades e de desenho convencional. Fabricado pela Indústria Aeronáutica Neiva, foi empregado apenas pela Força Aérea Brasileira como avião de ligação, avião de carga e avião utilitário. É uma aeronave com trem de pouso fixo e triciclo, bem adaptada para operar em pistas não preparadas. Foram produzidas quarenta aeronaves em duas versões bem similares. Uma era destinada a função de ligação e observação, por isso era chamada de Regente ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação). Esta versão possuía a fuselagem rebaixada na traseira para permitir uma maior visibilidade. Foi designada pela FAB como L-42 e retirada de operação em 2002.
Os REGENTES com o decorrer do tempo foram retirados dos serviços ativos da FAB e vendidos em leilões. Muitos deles de propriedade particular estão voando até hoje, como aeronaves Experimentais e Clássicas.

domingo, 29 de março de 2015

Amigos no Campo de Aviação da "CIDADE DAS ROSAS"

O aviador e construtor de aviões RV-7A, MAURO MOREIRA tem como hobby  plantar melancias no seu hangar em Jaboticabal-SP/SDJC. Já plantou também aboboras.....Rsssss 
Ele o filho Capt. CAIO ENOKI quando estão por lá, por puro prazer convidam os amigos para um passeio pelo céu.
O Paul NEWMAN de Brasilia-DF esteve recentemente lá com a gente e o CAIO não deixou por menos, levou o amigo para curtir algumas viradas com o seu RV-7A PR-ZEM e aqui estão as fotos para registrar momentos alegres e descontraídos com os amigo Aventureiros do Ar.


                        Cmte. P. NEWMAN
 O empresário e Piloto Agrícola RONALDO DISTÚRBIO também esteve presente.....
              MAURO MOREIRA, RONALDO DISTÚRBIO e DELFINO.
                       Capt. CAIO ENOKI
            MAURO MOREIRA P. NEWMAN e CAIO ENOKI MOREIRA
 Enquanto os garotos voavam a Paula Enoki preparou e nos brindou na residencia da família com um suculento SUKIAKI e SHUSHI com direito a muita cerveja trincando e SAKÊ para os mais corajosos,
                              PAULINHA pilotando seu fogão.....
 MARGARETH e NELSINHO também estiveram presentes...