sábado, 12 de janeiro de 2013

AERO CLUBE DE ARARAQUARA-(ACA) dos anos 50 e 60 e depois, 1995 - Novos tempos...

O Aero Clube de Araraquara-SP (ACA) dos anos 50 e 60 ficou no saudosismo. Havia naquela época homens dedicados, verdadeiros aviadores em plena Campanha Nacional da Aviação dando asas à outros tantos. Nunca se voou intensamente, quando os recursos eram tão ínfimos,tendo sucumbido durante uma intervenção do DAC. Reaberto nos anos 90, após anistia dada a todos os Aéro Clubes pelo próprio DAC – Departamento de Aviação Civil ( Hoje ANAC- Agência Nacional de Aviação), graças a luta de alguns abnegados araraquarenses e outros aviadores, que sentiram a necessidade do ressurgimento dessa gloriosa entidade. Temos o orgulho de ter participado do movimento pró-reabertura e por termos sidos os principais elementos para reativação do ACA e orgulhosamente participado da 1ª Diretoria dessa entidade (1995-1996).
Os princípios adotados no passado nada têm a ver com o atual ACA que está hoje em plena atividade no aeroporto estadual Bartolomeu de Gusmão/SBAQ em Araraquara-SP. O baú do tempo guardado num porão da ávida memória de alguns, mesmo envelhecido e empoeirado preservou boa parte dessa história. Poucos sabem a verdadeira história dessa saga, mas nós que fizemos parte de um singular elo dessa ligação sabemos, preservamos e cultivamos aquilo que os pioneiros fizeram e que de forma alguma pode ser esquecido. Isso tem um valor incontestável não só para nós, mas para o povo araraquarense, quando a maioria tenta esquecer o passado, sem valorizar aqueles que lutaram e fizeram para que os de hoje desfrutem os frutos da arvore inicial plantada por nós.
O saudoso ACI ALVES DE LIMA foi o 1º Presidente do ACA por ocasião da reabertura em 1.995 e estivemos ao seu lado compondo a diretoria, acreditando nele, que era remanescente interessado, vindo dos anos 50 e 60, quando esteve presente e participativo na entidade e conhecia bem toda história daquele brilhante passado. Teremos aqui e ágora o prazer de revê-lo em uma das fotos resgatadas daquela época e in memorian agradecemos o que fez pelo ACA. A maioria desses homens corajosos e de fibra já partiu para a Eternidade, mas deixaram um grande legado e estão vivos na nossa memória, eternamente morando nos nossos corações.
Os novos que chegaram sem dizer nada e que hoje aí estão precisam saber respeitar e conhecer melhor a historia, principalmente nessa época em que acontece a mudança de diretoria. Nada caiu do céu ou aconteceu na bacia das almas.  O trabalho foi árduo e só conseguido sucesso com a ajuda dos Deputados amantes da aviação: ROBERTO MASSAFERA e MARCELO BARBIERI (Hoje Prefeito Municipal da Morada do Sol/Araraquara-SP no seu 2º mandato), bem como com a incontestável ajuda dos vereadores: José Porsani, Joel Aranha e outros tantos. À luz do dia sumiram com a placa oficial da inauguração da sede social e da reabertura, do espaço doado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo/Administrador do aeroporto Bartolomeu de Gusmão/SBAQ, transformando aquilo como parte de um alojamento e apagando uma linha da história, cujo documento oficial, o livro de atas desapareceu para o sempre, mas nós estivemos lá e somos testemunhas vivas desse acontecimento.

A Ata conjunta da oficialização do ACA e de OM- OS MEDIEVAIS, Escola e Equipe Civil de Paraquedistas em 26.AGO.1995 está guardada no velho baú.

Infelizmente nesse país parece que a memória é fraca. História é história e deve ser preservada.

RV7-A na RETA FINAL............

Após muito trabalho, finalmente o nosso amigo MAURO MOREIRA concluiu a construção da sua aeronave experimental RV7-A, o PR-ZEM. 09/JAN/2013 a aeronave está pronta, somente aguardando a instalação do seu painel de instrumentos que foi terceirizado, para inicio dos tão esperados voos de teste. Pintura concluída, peso e balanceamento da aeronave, tudo certinho funcionando nos trinques está na reta final de lançamento. Quando a gente depende dos outros, precisamos ter paciência. Essa paciência é uma das grandes qualidades do Mauro que gosta tudo no capricho. Enquanto os voos de teste não acontecem, vamos curtindo as fotos que mostram  como bonito está o seu RV. Imaginem só quando forem colocadas as suas faixas. Os detalhes externos da pintura é segredo da dupla dinâmica MAURO&CAIO.
___________________________________________________________
Por outro lado tem um amigo nosso, o MARINHO, que está construindo ha mais de dois anos uma aeronave também Experimental, um Triathon, a qual não mostra para ninguém. Segredo a 7 chaves pelas inovações introduzidas no projeto. Sempre que vamos até a casa dele com ideia de fotografar o andamento da construção, nunca está ou está viajando.Um dia vamos acabar conseguindo mostrar detalhes do projeto. BOA SORTE MISTERIOSO MARINHO...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como era bonito meu querido Aéro Clube de Jaboticabal-SP em 1987...

É dura a realidade de hoje com relação ao estado de abandono do ACJ - Aéro Clube de Jaboticabal-SP. Os anos se passaram e deu no que deu. Sinto saudades daqueles áureos velhos tempos em que a entidade estava à todo vapor. Era o ano de 1987,o aeródromo conservadíssimo, lindo de ver. Sei que vai ser difícil voltar como antes era, mas aqui ficam algumas fotos de AGO de 1987 para registrar parte da histórica historia do ACJ, paixão da minha vida e da vida de muitos aviadores que vivenciaram grandes momentos passando por lá.  Nós eramos felizes e não sabíamos.  Voávamos todas as tardes e nos fins de semana nosso ponto de encontro era o Campo de Aviação, como chamávamos o aeródromo SDJC. Onde o MANDUCA, grande guarda-campo e zelador daquela área cuidava  como se fosse o jardim da sua casa. Ali morava com a  sua adorável esposa RUTH,cozinheira de mão cheia. Era gratificante estar ali no barzinho do Manducão e Ruthinha, como gostávamos de chamar carinhosamente a dupla casal 1.000. Aquilo era realmente uma família.
Após os voos aerodesportivos, uma cervejinha gelada sempre estava nos esperando, bem como alguns bolinhos improvisados, alguma porção de salame, queijo, fritas, azeitonas. E quando estavam mais à vontade até uma sardelinha acabava saindo entre um bom e longo bate papo.
Old Times.....Good Times................ Lembranças FOREVER.... de um lindo tempo que não volta mais.....
Entretanto se dependesse de mim eu conseguiria voltar ao tempo. De VOLTA AO PASSADO que deu certo, certamente continuará dando certo se quiserem.
Aquilo era um paraíso,  senão um pequeno pedaço do paraíso, onde muitas coisas aconteceram. Grandes comemorações, muito sucesso. Tempos do LUIZ ALBERTO ROTHER e seus aviões (em 1987, o PA-22  Tripacer PT-BCR, o "Barão Vermelho,RED BARON). O João Delalibera e seus aviões Bonanza, o Cherokee-180-D PT-IBI e o J3-C PP-RZA do ACJ, meu Cessna-170-A PT-BJO e o CAP-4/J-3/BR EXPERIMENTAL PP-ZJD, o Marcos Cascaldi e seu EMB. CORISCO TURBO e outras dezenas de aeronaves e ultraleves que brilhavam nos céus jaboticabalenses. Tempo dos saudosos  VANDINHO  CARREGARI e ADELMO PALAZZO que deixaram uma grande laguna no ACJ e não menos muita saudades...
O tempo engoliu esses gratificantes momentos, mas existe ainda a esperança de um NOVO TEMPO. 2013 é o tempo de renovar as esperanças, tempo de abrir os olhos dos dirigentes administrativos da CIDADE DAS ROSAS, para que não fiquem só os espinhos, mas que as Rosas voltem a perfumar a história do ACJ e da cidade.... 

GRANDE CAMARGO..........e o seu PT-NOK.

Grande Camargo, o HOMEM DE FERRO, o ADVOGADO DO DIABO com dizia o saudoso Mecânico de Aviação LUCIO DA SILVA, está tão feliz, cheio de orgulho pelo seu novo avião.
Brevetado em 1958 pelo Aéro Clube de Penápolis SP, exercendo a carreira de advogado por inúmeras multinacionais, sempre teve seus aviões próprios. Foram dezenas deles, desde Cessninhas-140, 170,172, Piper Pathifinder entre outros, acumulando mais de 6.000 horas de voo. Cheguei a voar muitos deles. Recentemente adquiriu um CORISCO EMBRAER/NEIVA 711, o PT-NOK o qual estava parado há algum tempo desde o falecimento do seu proprietário. Colocou a aeronave para execução de uma revisão completa exigida pela ANAC e gastou uma grana para deixá-lo novamente aeronavegável.
No dia 03/JAN/2013 tive o prazer de levá-lo com o meu Grumman AA-5 Traveler até Pará de Minas-MG/SNPA, onde a aeronave encontrava-se em revisão. Assim o GRANDE CAMARGO como é conhecido na aviação, pode trazer seu avião para curtir bons momentos com ele. Voamos juntos e a aeronave está voando como nunca. Nunca vi uma pessoa tão feliz, depois de tanto tempo sofrendo com a expectativa da liberação desse avião. Hoje está felissísimo, rindo a toa, pulando de alegria, dando gargalhadas....
Estamos todos torcendo para que o PT-NOK traga muita satisfação para ele e assim pensando vamos ajuda-lo a voar cada vez mais.