sábado, 25 de abril de 2009

SIAE-2001, Ribeirão Preto-SP, Homenagem ao Cel. Braga.

T-6 do Cel. BRAGA.
Equipe pára-quedistas de Araraquara, PACAS e OS MEDIEVAIS.






NA. T-6 do Cel. Braga no SIAE-2001,SBRP.

Estivemos no SIAE – Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço de Ribeirão Preto-SP, realizado em 2.001. O grupo de pára-quedistas de Araraquara(SP), convidado pelo ACRP- Aero Clube de Ribeirão Preto a participar das atividades de demonstrações aéreas, acabou não saltando, por que a aeronave lançadora prometida para o evento não compareceu.
Entretanto, foi um momento de grande confraternização, onde a presença do Cel. Braga com seu T-6 valeu a participação. Nosso grupo estava liderado pelo Instrutor de Pára-quedismo, o Araraquarense, Jairo Correia de Lima, que na ocasião residia em Ribeirão Preto(SP).
Estivemos com o nosso amigo Motta, um dos operadores da TWR-Torre de Controle do Aeroporto Leite Lopes (SBRP), que também era pára-quedista, o qual nos recebeu e fez todas as cerimônias festivas.
Momentos de eterna recordação, da simplicidade e coleguismo de um homem maduro, Coronel Braga, que nos prestigiou bastante. O lendário Coronel Braga, um ícone da aviação brasileira, foi um dos mais queridos aviadores da FAB. Eterno Piloto da Esquadrilha da Fumaça, foi fonte inspiradora para diversas gerações de pilotos civis e militares. Coronel Aviador: Antônio Arthur Braga nasceu no dia 3 de fevereiro de 1932, na cidade de Cruzeiro, São Paulo e veio a falecer no Rio de Janeiro-RJ na madrugada do dia 07 dezembro de 2.003, no Rio de Janeiro (RJ). Ele sofria de câncer.
Cel. Braga era conhecido no meio aeronáutico pelos shows aéreos que realizou e também pela propagação do nome da Esquadrilha da Fumaça por todo o Brasil. Braga sempre teve sua vida dedicada ao Campo dos Afonsos, primeiro como cadete, depois como Instrutor e finalmente como Diretor do Musal - Museu Aeroespacial. É lá que está baseado seu lendário avião, o North American T-6 prefixo PT-TRB - ou Toninho Rio do Braço, homenagem que seus amigos fizeram em 1978, quando ele recebeu o T-6 de presente com este prefixo especial, por ser o nome do "Rio do Braço" de Cruzeiro (SP), cidade onde ele nasceu.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Periodo de Estiagem, TEMPO DE FESTAS.

Cessna-180, "BLACK BIRD"


O NINHO dos "TRIATHLON", Monte Alto-SP

















O período de chuva, terrível para as atividades aerodesportivas vai se aproximando da estiagem e as festas aviatórias, os encontros aeronáuticos entre amigos vão tomando vulto. A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.Existe uma pequena diferença entre seca e estiagem, pois estiagem é o fenomeno que ocorre num intervalo de tempo, ou seja, a estiagem não é permanente, já a seca é permanente.Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca se dá quando a evapotranspiração, ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas.Assim sendo teremos muitas festas até aproximadamente outubro de 2.009, salvo esporadicamente, ocorrer algum periodo de chuvas isolados e inesperados.Começou o longo periodo de festas, tempo dos eventos aerodesportivos. Já nesse feriadão de Tiradentes, extendido de 17 a 21 de abril/2.009, como não poderia ser diferente, optamos em passar tal perido junto aos amigos e aos aviões. Estivemos em Monte Alto-SP(SDMO) nossa base atual com os amigos e em Jaboticabal-SP(SDJC), onde aconteceu mais uma área de saltos, proporcionada pelo Instrutor e Pára-quedista Marcelo Longo de Ribeirão Preto-SP, proprietário da Escola SKYDIVE RIBEIRÃO, que abrilhantou o aeroporto e os céus jaboticabalenses, trazendo muita atração ao publico com o seu avião de lançamento, o famoso “BLACK BIRD”. Um classico monomotor Cessna-180, o PT-BMG.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS do TRIATHON- CEA-306 / CB 10.
Envergadura............................7,45m
Comprimento...........................6,27m
Largura interna da cabine......1,06m
Área Alar.................................8,66m2
Peso Vazio..............................370 KG
Autonomia...............................04:00 horas
Velocidade/Cruzeiro...............120 KT
Motorização...........................ROTAX912/S de 100 HP
1ºConstrutor e representante: Celso calegari

quarta-feira, 22 de abril de 2009

FELIZ DIA DO AVIADOR, Vida de Comandante.



Feliz dia do aviador !Voar!!!!!!!!!Conta a lenda que, quando Deus liberou o conhecimento para os homens de como voar, determinou que aquele "saber" ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios.Porém, neste pequeno grupo, onde todos se achavam "semi-deuses", alguém traiu as determinações divinas...Aí, o pior aconteceu...Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos:1º - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.2º - Não verá teus filhos crescerem.3º - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.4º - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terás úlcera.5º - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches.6º - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.7º - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 10 anos de trabalho .8º - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirá.9º - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.10º - As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que entendem de aviões e as que não entendem. E verás graça nisso.11º - A cabine será a tua melhor colega de trabalho.12º - DO's e aeroportos serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.13º - Terás sonhos, com CB's,check list's manuais e não raro, resolverás problemas do vôo neste período de sono.14º - Exibirá olheiras como troféu de guerra.15º - E, o pior........ Inexplicavelmente gostará de tudo isso... PARA TODOS MEUS AMIGOS, UM EXCELENTE DIA DO AVIADOR TODO DIA!!

Vida de Comandante... Muita gente acha que a vida de um comandante de uma empresa Aérea é cheia de emoções e que se resume em curtir a vida em hotéis luxuosos mundo afora, ganhando uma fortuna... Um deles deu estas respostas a uma dessas pessoas: Eu gostaria de ganhar o dinheiro que minha família acha que eu ganho, ter a folga que meus vizinhos acham que eu tenho e transar com todas as mulheres que minha mulher acha que eu transo. E ainda deu esta sugestão para simular uma viagem ao exterior: Permaneça fora de sua cama toda à noite. Sente-se na sua cadeira mais desconfortável, durante nove ou dez horas, em um lugar apertado, como um closet, uma privada, um armário, etc, olhando fixamente para uma foto ampliada de um painel de aeronave. Posicione dois ou três aspiradores de pó barulhentos nas proximidades, ainda que fora de sua visão, mas que os ruídos cheguem aos seus ouvidos e deixe-os funcionando a noite toda. Se um dos aspiradores falhar, faça um procedimento de emergência. Na metade da etapa de seu simulador noturno, posicione uma luz focal brilhante frontal e diretamente dirigida para sua face por duas ou três horas, simulando voar para o leste, de proa para o Sol nascente. Receba comida insossa e super-requentada servida em uma bandeja no meio da noite. Coma sentado com a bandeja em seu colo. Receba xícaras de café frio servido de tempos em tempos. Peça para sua esposa bater na porta freqüentemente. Quanto sentir necessidades fisiológicas, permaneça pelo menos 10 minutos fora da porta do banheiro, apoiando-se ora em uma perna, ora em outra, para amenizar o desconforto. Não se esqueça de colocar seu quepe. Deixe o closet após às dez horas previstas, abrindo o sprinkler ou qualquer chuveiro, e permaneça fora no frio e na 'chuva' por pelo menos vinte minutos, simulando a espera pela condução dos tripulantes para ir ao hotel. Encaminhe-se para seu quarto de dormir, molhado e com sua mala e pasta de vôo. Permaneça fora da porta até que sua esposa se levante e saia, simulando a espera da camareira terminar de arrumar o quarto no hotel. Quando sua esposa perguntar: 'Onde diabos você esteve ?, diga apenas 'Relembrando as emoções de voar para lugares românticos', ao mesmo tempo em que desaba na cama.
Se for perfeccionista, realize isto duas noites seguidas.
Atribuído a um comandante aposentado da United Airlines, em e-mail publicado na revista Air Internacional News.



terça-feira, 21 de abril de 2009

TRANSLADO USA-BRAZIL,JUL2.002,CESSNA-206H 2002,PT-FTP.

Cmte. França e Cmte. Delfino .
Centro de treinamento Cessna-USA, Independence-KS.





Ilha de EXUMA nas Bahamas.
























Cmte.Delfino no translado.










Independence-KS,Fabrica da Cessna na partida.




No estado do Kansas,USA.
















Residencia histórica do Frank Phillips da AVGAS Phillips-66






Unidade de fabricação de monomotores da Cessna em Independence,KS.



















TRANSLADO DA AERONAVE CESSNA-206 H / 2.002 , PT-FTP

Da fabrica da CESSNA em INDEPENDENCE,KS-USA para o BRASIL (Aeroporto de Guarulhos, SBGR / São Paulo – SP.
Período de: 17.07.02 – 24.07.02

17.07.02 Hs/factory.....04.9 Time
KIDP ( Independence, KS) to KHRO (Harrizon,AK)....0 l.6


18.07.02 06.5 Time
KHRO (Harrizon,AK) to Cross City..........................04.6

________________________________________________________11.1 Time
Cross City to KFXE (Ft. Lauderdale FL.................................................02.2

20.07.02_________________________________________________13.3 Time
KFXE (Ft. Lauderdale,FL) to MYEF (Exuma Isla,Bahamas....................02.5

21.07.02_________________________________________________15.8 Time
MYEF (Exuma Isla, Bahamas) to TJSJ (San Juan, Isla)........................05.2

________________________________________________________21.0 Time
TJSJ (San Juan,Isla) to IGPY (Granade,Isla).........................................03.9

22.07.02_________________________________________________24.9 Time
IGPY (Granade,Isla) to SMJP (Suriname,Guyanas)...............................05.0

________________________________________________________29.9 Time
SMJP (Suriname,Guyanas) to SBMQ (Macapá,AP/BRASIL)................03.5

23.07.02_________________________________________________33.4 Time
SBMQ ( Macapá,AP) to SBPM (Palmas-TO).........................................05.4

________________________________________________________38.8 Time
SBPM (Palmas,TO) to SBBR (Brasilia,DF)............................................03.1

24.07.02_________________________________________________41.9Time
SBBR (Brasilia,DF) to SBGR (Guarulhos,São Paulo-SP).....................04.0

Horas totais,desde NEW,Fabrica USA até SBGR-Brasil ____________45.9 Time

CMTES do Vôo: FRANÇA (José Roberto França/TAM ) e DELFINO (Jl.Delfino Dores/FISCHER)

HORAS TOTAIS voadas no TRANSLADO...........................................04l.0 HORAS

O Bairro onde residimos- Sua história.













SANTANA, o bairro das sete mulheres.

Também conhecido bairro de Araraquara(SP), como ViLLAGE SANTANA é o bairro onde atualmente residimos, cujo loteador batizou a vila em homenagem às mulheres da família.
Uma família de Annas – assim mesmo com dois enes como se escrevia antigamente. Anna, mãe de Laureanna, que deu à luz outra Anna e foi avó de uma Anna Maria ( que vai nos contar a história). Nossa personagem também tem três sobrinhas: todas Ana – já com um ene só. Sete anas. Essa é a origem do nome de um dos bairros mais populosos e conhecidos da cidade de Araraquara, a Vila Santana.
Tudo começou com uma grande propriedade – a chácara São Bento – que se estendia desde o bairro São Geraldo até a avenida Padre Francisco Salles Culturato e era limitada pela rodovia Whashington Luiz, adquirida pelo imigrante português, José Borges Corrêa, no inicio do século XX, para o cultivo do café.
Passada a crise da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, houve também o plantio de algodão e arroz nestas terras.
Porém, em 1928, segundo documentos do arquivo da prefeitura de Araraquara, o avô de Anna Maria Martinez Corrêa – historiadora e livre docente – resolvera criar a Vila Santana ( em homenagem à sogra Anna e à esposa Laureanna, além da fé católica da família), que contava com 304 lotes. O projeto da Vila foi assinado pelo engenheiro José Barbugli.
Anna Maria conta que após a morte do seu avô, em 1.951, os oito herdeiros receberam partes da terra. Muitos já decidiram logo continuar o loteamento já iniciado pelo pai, mantendo o nome de Vila Santana, mas outros, como seu pai, o professor Jorge Borges Corrêa, tentaram ainda manter uma atividade rural, com uma lavoura de laranjas no sitio São Luiz.
Mas a cidade crescia naquela direção e ficava muito difícil manter um trabalho rural, por isso meu pai, no início da década de 1960 decidiu lotear o local, hoje chamado Parque das Laranjeiras, relembra.
Anna Maria nasceu em Araraquara, ficou aqui até os 18 anos, quando saiu para estudar História. Depois voltou, deu aulas na escola fundada por seu pai, o Colégio Duque de Caxias, mas, depois que a escola foi vendida, nossa personagem decidiu voltar para à capital.
Um de seus tios, José Borges Corrêa Filho, foi quem doou, em 1966, o terreno para a construção da igreja de Sant`Ana.
Atualmente a Vila Santana, juntamente com o Parque das Laranjeiras, o Morumbi e o santa Mônica – todos adjacentes ao Santana – somam cerca de seis mil habitantes.
ESTRELA LEVA ALEGRIA DO BAIRRO AO CARNAVAL.
Um dos primeiros moradores do bairro, Osvaldo da Silva, mais conhecido por Bogé, um amante da festa de momo e fundador da escola de samba Estrela de Vila Santana, mudou-se do bairro São José para Vila Santana em 1.958. “Comprei um terreno, na esquina da rua 16 (Castro Alves) com a avenida Bandeirante. Foi minha primeira propriedade, adquirida do Chico ( Francisco Borges Corrêa), com muita facilidade”, lembra.
Bogé afirma que quando mudou para a Vila Santana não havia nenhuma infra-estrutura, como água, luz ou esgoto, e era conhecida como Vila raposa, talvez porque houvesse muitos ladrões de galinha por aquela região. Ele reforça que a família Corrêa ajudou muitas pessoas a adquirir um terreno com venda a prestações. “Se atrasasse alguma parcela era só ir lá e negociar”, declara.
Outra lembrança que ele tem do inicio do bairro é do Clube Lago Azul, a única diversão que havia para os jovens da época. Na verdade o clube nasceu a partir de uma poça, com água represada, onde as pessoas iam nadar.
Esse lago ainda existe hoje, na sede de campo do Clube 22 de agosto.
Mas a paixão de Bogé sempre foi o carnaval. Quando ainda não havia escola de samba, amigos formavam blocos para festejar Momo. Em 1969 foi fundada a escola de samba. Ele conta que naquela época muitas pessoas gostavam do carnaval e se envolviam com as confecções das fantasias e os ensaios da bateria. “Já chegamos a desfilar com 300 carnavalescos, mas no último carnaval tivemos apenas 157 integrantes por causa da chuva”.
Hoje, Bogé acredita que a história da escola de samba deve continuar por muitos anos, pois toda a sua família (mulher e filhos) é fascinada por carnaval.
Para ele, a Vila Santana e suas adjacências, como o Parque das Laranjeiras e o Morumbi, representam o paraíso e ele pretende sair de lá com vida. “Só saio daqui para o cemitério dos Britos”. Araraquara é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a 21º47'40" de latitude sul e 48º10'32" de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros. Sua população estimada em 2008 era de 199.132 habitantes, sendo assim a 18ª cidade do interior paulista em número de habitantes.