terça-feira, 29 de maio de 2018

O Majestoso NA T-6 TEXAN de Paraguaçu-MG.

O primeiro avião militar que eu vi na minha vida foi o NA T-6 TEXAN cor de laranja da Escola de Aeronáutica, os quais em treinamento sobrevoavam constantemente a minha cidade, Jaboticabal-SP. Alguns deles pousavam no Campo de Aviação e eu me encantava pelo ronco dos seus motores radiais. Muitas vezes caminhei da minha casa até o aeródromo para os apreciar de perto. Eram majestosos, imponentes, maravilhosos. Imagens que ficaram guardadas na minha memória até hoje e quando vou ao Campo de Aviação/SDJC/Jaboticabal-SP ainda parece que estão lá. Sinto a presença de cada um...
Como a memória é uma coisa incrível, nos fazem voltar no tempo. Adoro sentar no gramado, mergulhar no passado e ficar relembrando. Quantos aviões eu tive a sorte de ver ali. Entre tantos, os NA T-6 marcaram minha vida. Sou apaixonado por eles, como a grande maioria dos garotos da minha época.
Na entre safra da Aviação Agrícola, onde trabalhava como Piloto Agrícola na Campanha da Cana de Açúcar eu aproveitava e fazia voos de aerofoto para a VOARTE de Londrina-PR, com meu Cessna-170A PT-BJO. Voamos boa parte do Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Em Janeiro de 1988 sobrevoando Paraguaçu em Minas Gerais deparei com um NA T-6 servindo de monumento no trevo da cidade. Com o fotografo a bordo João Rodrigues da VOARTE, carinhosamente apelidado por mim de “Titio” estava voando alto, quando observei aquele avião cor de laranja na época.

Não aguentei o impulso, convenci o  João Rodrigues a descermos para uma altura segura e pedi para ele fotografar aquele lindo e majestoso NA T-6. Guardei comigo com muito carinho as fotos em papel naquela época, em um álbum onde tenho registrado muitos T-6 que passaram pela minha vida.
Havia até me esquecido deles, meus queridos NA T-6 e eis que recentemente meu amigo aviador Cesar Boemeker de passagem, em uma de suas viagens por Minas Gerais, onde está trabalhando atualmente registra esse mesmo  NA T-6 FAB-1261 em Paraguaçu-MG, hoje bastante conservado, pintado com novas cores e protegido por um alambrado com a finalidade da sua preservação. Fiquei deveras emocionado, fui procurar no fundo do baú onde guardo centenas de álbuns de fotografias e achei o velho guerreiro o FAB-1261 que avistei do céu a bordo do meu Cessna-170A PT-BJO em 1988.




Falei com o Cesar que havia encontrado as envelhecidas fotos o FAB-1261 cor de laranja e disse que gostaria de fazer uma postagem sobre ele usando as fotos que havia tirado agora em MAIO/2018. Me autorizou e elas estão aqui para serem conferida.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a Prefeitura Municipal de Paraguaçu-MG que preserva parte da sua história... O tempo passou, mas o FAB-1261 heroicamente continua lá para deleite de todos! 
Merito da foto: "Placa do avião monumento"
Foto de viajante enviada por: JulioTramonte (Jan de 2018)

Domingão em Jabuka/SDJC com amigos voadores !

Lá na querida Jaboticabal-SP, a “CIDADE DAS ROSAS”, nossa “ATHENAS PAULISTA”, “CIDADE DA MUSICA”, mais precisamente no aeródromo municipal SDJC, vivem  aviadores apaixonados pelas suas pequenas aeronaves, que lhes dá muita alegria. É muito divertido e sempre que posso faço questão de aparece por lá. Afinal, foi ali mesmo naquele Campo de Aviação como gostávamos de chamar, que conheci grandes amigos e onde tudo começou. Onde o meu sonho de ser aviador amadureceu, junto com os garotos da minha época, que tinham a mesma vocação minha. Palco inesquecível de grandes eventos, grandiosas festas aviatórias que ali aconteceram e marcaram lindos momentos que não voltam mais.
Hoje praticamente quase todos os fins de tarde, feriados e fins de semana, os aviadores lá se reúnem para fazer um voozinho local, com um bom papo, uma cervejinha gelada e sempre acontece de uma forma improvisada ou de outra, um churrasquinho, para aquecer os ânimos e unir ainda mais os amigos voadores. Nada melhor que uma churrasqueira para reunir os amigos !
No domingo ensolarado de 20/MAIO/2018 estivemos lá e como não poderia deixar de ser, churrasco, almoço e jantar reuniu todos com muita alegria e descontraídos papos, cujo tema invariavelmente não poderia ser outro senão aviação. Rsss
Foi um dia muito agradável, onde revemos os amigos que ali se concentram, bem como os que vieram de longe para serem felizes como nós Aventureiros do Ar ! E viva a vida...
Mauro Sergio Moreira, Carlinho Gennaro, Jonhi Black, Delair e Nelson Damatto.




                      MAURO MOREIRA, CARLINHO GENNARO, JONHY, DELAIR NELSINHO DAMATTO e DELFINO.
                                               CARLINHO GENNARO e sua querida LAIS TUMA.


                          NELSINHO DAMATTO, MOACYR PORTO BORGHI, MAURO MOREIRA e MARINHO.

                                                                              PAUL NEWMAN




segunda-feira, 28 de maio de 2018

Amigos voadores visitando amigos voadores !

O legal nessa nossa aviação aerodesportiva é que amigos ainda visitam amigos e como não podia deixar de ser esse fim de semana/19 e 20MAIO2018, o Carlinho Gennaro veio com seu RV9A PU-PBG para Matão-SP/SDLY nos visitar no Hangar Delfi’s. Foi um fim de semana agradável entre amigos em comum, apaixonados pelo voo e pela aviação. No sábado/19MAIO o Mauro Sergio Moreira voou até SDLY com seu RV7A PR-ZEM. No domingo/20MAIO estivemos em Jaboticabal-SP/SDJC para um almoço em família comemorativo ao aniversário do amigo Capt.Caio Enoki.
Só alegria e muito divertimento. É assim que os Aventureiros do Ar levam a vida....Voando e sendo feliz!