Cessna-170 PT-AMA "Pajé de Aço" e C-182P 1974 PT-JCH, inicio da nossa aviação em sociedade.
Conheci o meu amigo Albino Panosso Filho no fim dos anos 60, começo dos anos 70. Garotos na época éramos assíduos freqüentadores do Aero Clube (ACJ) no Aeroporto de Jaboticabal-SP, pois tínhamos um sonho em comum, voar. Arriscamos o começo da carreira no aeromodelismo a cabo que estava em plena ascensão nos fins de semana no Aero Clube, mas logo vimos que não levávamos jeito para a coisa. Partimos para o pára-quedismo no inicio do ano de 1.971 e por fim no ano de 1.972 já estávamos voando como alunos do Aero Clube. O Albino teve mais sorte e antes de mim conseguiu Brevetar pelo Aero Clube de Jaboticabal-SP, enquanto o Instrutor de Vôo, Cmte Ernesto Etelvino Biancardi ainda exercia suas atividades no ACJ. Ocorre que em seguida o Cmte. Ernesto Biancardi, tendo sido convidado pelo governo para ser um dos instrutores do Curso de Piloto Agrícola no CENEA- Centro Nacional de Engenharia Agrícola do Ministério da Agricultura e Aeronáutica na Fazenda Ipanema em Iperó-SP, próximo a Sorocaba-SP, deixou de ministrar instrução em Jaboticabal-SP. Assim sendo, acabei por força das circunstâncias indo me Brevetar em Marília-SP. O destino nos uniu novamente em 1979, quando acabamos fazendo junto o Curso de Piloto Agrícola (PAGR) no CENEA, tendo com um dos instrutores o nosso conterrâneo, Cmte. Ernesto Biancardi.
Nossa amizade fortaleceu tanto e perdura até hoje, apesar da distancia em que nossas vidas tomaram o rumo na aviação. Nesse ínterim, por volta de 1974 compramos juntos o nosso 1º avião numa batalha exaustiva de vôos panorâmicos e lançamentos de pára-quedistas para pagá-lo. Fomos muito felizes com o nosso primeiro brinquedo, o CESSNA-170 asa de tela PT-AMA. Mais tarde, vendemos o avião e encontrando um terceiro sócio. Assim adquirimos um novo Cessna, modelo C-182 P SKYLANE,1974,PT-JCH. Entretanto a sociedade com esse terceiro sócio que não era do ramo da aviação não deu certo. Abandonamos o negocio um ano depois vendendo a aeronave e com o pouco dinheiro que restou, cada qual seguiu seu rumo. Hoje o Cmte. Albino é um prospero empresário de Aviação Agrícola, tendo sua empresa e seus aviões baseada em Rio Brilhante-MS. Eu como ele, após tanta luta, deixei a aviação agrícola e me tornei Piloto Executivo de uma multinacional e assim vivemos nossas vidas e continuamos felizes, tendo constituído nossas famílias e um grande circulo de amigos. Encontrei no fundo do baú, fotos das nossas duas primeiras aeronaves em sociedade e isso deixa uma tremenda saudade, apertando o coração. Senti, como fomos felizes com as duas no inicio da nossa historia como proprietários de aeronave, já que voávamos aeronaves dos nossos patrões, desde que conseguimos o Brevet de Piloto Privado nos idos e dourados anos 70 da aviação.
Nossa amizade fortaleceu tanto e perdura até hoje, apesar da distancia em que nossas vidas tomaram o rumo na aviação. Nesse ínterim, por volta de 1974 compramos juntos o nosso 1º avião numa batalha exaustiva de vôos panorâmicos e lançamentos de pára-quedistas para pagá-lo. Fomos muito felizes com o nosso primeiro brinquedo, o CESSNA-170 asa de tela PT-AMA. Mais tarde, vendemos o avião e encontrando um terceiro sócio. Assim adquirimos um novo Cessna, modelo C-182 P SKYLANE,1974,PT-JCH. Entretanto a sociedade com esse terceiro sócio que não era do ramo da aviação não deu certo. Abandonamos o negocio um ano depois vendendo a aeronave e com o pouco dinheiro que restou, cada qual seguiu seu rumo. Hoje o Cmte. Albino é um prospero empresário de Aviação Agrícola, tendo sua empresa e seus aviões baseada em Rio Brilhante-MS. Eu como ele, após tanta luta, deixei a aviação agrícola e me tornei Piloto Executivo de uma multinacional e assim vivemos nossas vidas e continuamos felizes, tendo constituído nossas famílias e um grande circulo de amigos. Encontrei no fundo do baú, fotos das nossas duas primeiras aeronaves em sociedade e isso deixa uma tremenda saudade, apertando o coração. Senti, como fomos felizes com as duas no inicio da nossa historia como proprietários de aeronave, já que voávamos aeronaves dos nossos patrões, desde que conseguimos o Brevet de Piloto Privado nos idos e dourados anos 70 da aviação.
OBS: A foto com o PT-AMA em Jacarezinho-PR, foi um dos ultimos vôos com a saudosa aeronave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário