quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

FOMOS VOAR NO JULIETA no Rancho do Ruy.

Cmte. William e a "Julieta" no seu rancho.

Cmte. William e Cmte. Delfino no "Julieta"




Sempre que conversava com meu amigo Cmte. William Teles, dizia que sonhava ter uma aeronave anfíbia de 04 ou 06 lugares, para curtir o voo junto com os amigos e familiares. Ir para o seu Rancho no município de Cássia (MG) e Delfinopolis (MG), onde existe centenas de ranchos, fazendas com água por todos os lados. Inicialmente comprou um anfíbio Corsário MK-III de 02 lugares com o qual aprendeu sozinho a voar na água. Piloto nato com experiência em inúmeras aeronaves monomotoras e multimotoras e também como Piloto Agrícola, hoje a frente da sua empresa AGROTELES AEROAGRICOLA LTDA, vou quase todos os aviões que passaram pela oficina de Manutenção do seu pai,Ruy em Batatais-SP,SDBA(HANGAR DOIS MANUTENÇÃO DE AERONAVES LTDA). Desde menino de avião em avião foi pegando gosto pela arte do voo, tornando parte essencial da sua vida atualmente.
Acabou vendendo o seu Corsário, mas as boas lembranças das operações aero-anfíbias continuaram alimentando o seu sonho. Nessa ocasião, eu tinha comprado um anfíbio Corsário MK-III novinho, o PU-ELT, batizado de "Betty" em homenagem a minha esposa, mas andava assustado em pousar na água. Havia presenciado um acidente em uma represa, com um amigo no seu anfíbio PETREL, acabando por ficar temeroso. Voei com meu Corsário 98.0 horas e nunca arrisquei o pouso na água. Estava a fim de vender meu avião, para quem soubesse voar bem para não ficar com remorso caso ocorre-se um acidente. Afinal operar a aeronave na superfície liquida não é fácil. O William me fez uma oferta e acabei vendendo-lhe o " Betty" PU-ELT. Ficou novamente realizado e voltou a operar na água, mas o Corsário, além de ser categoria ULM continuava com 02 lugares.
Derrepente surgiu na vida dele a oportunidade de comprar um avião anfíbio LAKE RENEGADE 250 de 06 lugares, o "Julieta", um dos primeiros aviões do Cmte. Gerárd Moss, com o qual viajou boa parte do mundo.
É o próprio Gerárd quem conta a história do "Julieta", PT-LIM no seu blog http://www.mundomoss.com.br/
Avião: LA-250 (1985) Lake Renegade, hidroavião monomotor anfíbio de seis lugares, asa alta com trem retrátil e hélice Hartzell de passo variável. Equipado para vôos por instrumentos.
Prefixo: PT-LIM (apelido “Julieta” porque chegou depois do “Romeo)Fabricante: Sun Lake Aircraft, Fort Pierce, Florida, EUAMotor: Lycoming (EUA) IO-540 de 6 cilindros, 250 HPVelocidade de cruzeiro: 120 nós (220 km/hora)Autonomia padrão: 340 litros, 7 horas, 1.500 kmEnvergadura: 11.7 metros
Histórico: “Julieta” entrou na família em 1999, em parte, para conciliar o conflitante apetite de Gerard por barcos e aviões. Utilizado por Peter Landsberg para voar entre Rio de Janeiro e as instalações da Verolme perto de Angra dos Reis, o avião precisou de uma reforma total. Percebendo assim que aviões não são compatíveis com a água salgada, Gérard finalmente desistiu dela e da idéia de fazer um vôo de levantamento da costa brasileira. “Julieta” foi morar com Jorge e Ingrid Grossman na represa de Ibiúna, SP durante 8 anos. Foi comprado em 2008 por William Teles e mudou-se para Batatais, SP.



Ai então o meu amigo Cmte. William realizou seu sonho. Já voou dezenas de horas em operações aero-anfibias no seu novo avião. Certo dia, aceitando um convite irrecusavel, fui com minha esposa Betty, no nosso Gruman AA-5 TRAVELER, PT-IIN e pousei na pista da fazenda de um outro amigo(SSVU), ao lado do Rancho do William. Fomos passar um fim de semana lá e voar o "Julieta". Foi os maiores vôos da minha vida. Ficamos encantados com as facilidades que a aeronave oferece, desbravando inúmeros cantos da vasta represa e visitando amigos ribeirinhos. Imaginamos qual não foi as alegrias que o Gerárd e a Margi Moss teve com a "Julieta".

Um comentário:

  1. Seu Jorge e senhora ingrid eu sou o Jaime landa do sorvete labasque de piedade tenho muitas saudades se vcs me lembramos meu Facebook é Jaime Nicolas landa muitos muitos beijos espero que esteja tudo bem!!

    ResponderExcluir