sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

XIIIºCAVAG, IIª Turma,1979-CENEA.

Delfino no Air Tractor Turbina (10.01.2008) do amigo Cmte.Carlos Paulo Boniotti > Foram amigos de turma e tiraram juntos o Brevet de PP nos anos 70 em Marilia(SP).









Em 1.979 tive a oportunidade de integrar e concluir com varios outros amigos, a IIª Turma do XIIIº CAVAG - Curso de Piloto em Aviação Agricola(PAGr), realizado no CENEA - Centro Nacional de Engenharia Agrícola em conjunto com o Ministério da Aeronáutica, na Fazenda Ipanema em Iperó (SP). Alguns amigos não conseguiram concluir o curso, tal a rigidez e as exigências na época. As normas eram rigidas e os instrutores não perdoavam erros. Tudo era avaliado 24 horas por dia, em tempo integral e ao menor deslize acontecia o desligamento do curso. A maior dificuldade que os alunos encontravam era voar aeronave convencional, inicialmente avaliados nos Pipers PA-18 e posteriormente nos EMB-Ipanema 200,201 e 201-A. Eu e meu amigo Cmte. Albino Panosso Filho, hoje proprietário da AERO AGRICOLA AEROLIDER na cidade de Brilhante(MS), não encontramos problemas no curso, pois voamos muitas aeronaves convencionais no inicio da nossa carreira, inclusive haviamos sido sócios num velho Cessna-170, asa de tela, o PT-AMA. Estavamos voando executivo e naquela ocasião já somavamos milhares de horas de vôo. Assim mesmo, vivendo um clima tenso e rigoroso, passamos muitos sufocos para no final do curso receber as nossas licenças de PAGr. Valeu a pena e como parte de nossas vidas foi um marco de mais uma conquista.Ao concluir o curso, fui voar como Piloto Agricola por 10 anos consecutivos (1.979-1.989), quando retornei definitivamente para a Aviação Executiva.

Um comentário:

  1. Ola comando,não nos conhecemos mas tive a satisfação de conhecer seu amigo cmt Albino Panosso Filho de Rio Brilhante-MS.Meu nome é Alessandro e sou mecanico da aviação comercial. Meu primeiro emprego como ajudante de mecanico foi na Aerolider mais ou menos em 1997 com o sr Albino.Fiquei lá apenas tres meses mas guardo boas recordações deste periodo.Ele me deu a oportunidade de iniciar na aviação,inclusive me ajudando em meu segundo emprego.Infelizmente perdi contato apos minhas andanças pela aviação.Talvez nem se lembre mais de mim...de qualquer forma foi uma das otimas pessoas que conheci ao longo de minha carreira.Por favor mande um abraço pra ele.
    grato e tudo de bom.

    ResponderExcluir