sábado, 24 de janeiro de 2009

MEU PRIMEIRO EMPREGO COMO PILOTO - My First Job...


Meu primeiro emprego remunerado, como Piloto aconteceu em 1.974 quando ainda era PP- Piloto Privado recém brevetado. Surgiu na minha vida, um monomotor Cessna novinho em folha, modelo C-182P Skylane, o PT-KAZ, recém adquirido pela Construtora Igaraçú de Araraquara (SP). Era um manicaca cheio de sonhos e ambições com muita garra e coragem, para enfrentar o que viesse pela frente. Com esse espírito aventureiro agarrei de corpo e alma esse emprego e posso dizer hoje com total convicção, que esse avião foi uma grande escola para mim. Perdoou dezenas de ingênuos erros cometidos no inicio de carreira e me poupou a vida muitas vezes. Com ele a duras penas me aventurei a voar IFR IMC, quando no nosso país ainda era proibido voar instrumentos com monomotores. Aprendi sózinho a voar a noite e nas madrugadas e levei muitos sustos, mas consegui sobreviver.
O inesquecível PT-KAZ marcou minha vida de tal forma. Foi embaixo das suas asas que conheci o amor da minha vida, a Betty, com a qual casei em 09.10.1976 e permanece até hoje sendo minha esposa. Foi um dos períodos que mais voei por esse Brasilzão de norte a sul, de leste a oeste, fazendo da aviação arco e flecha da época um marco histórico no meu aprendizado. Essa Construtora cujo berço era Araraquara (SP), me proporcionou muitas chances no período em que estive integrando seu quadro como piloto. Fui deveras reconhecido pelos seus sócios proprietários, que nunca pouparam esforços para me ajudar. Acreditavam no meu talento e no meu trabalho e respeitavam as minhas atitudes. Assim foi que acabei acumulando 1.015.00 horas de vôo nessa aeronave num curto prazo de tempo, antes da sua venda definitiva em outubro de 1.976 e o encerramento das atividades dessa Construtora.
Orgulho-me hoje em ter sido o primeiro piloto a pousar em inúmeras pistas construídas nas barragens hidroelétricas, que surgiam na época. Junto com a CESP, praticamente todo serviço de terraplanagem era executado pela Construtora Igaraçú e o avião era um instrumento de trabalho necessário para o bom andamento das obras. Estreei a pista de Urubupungá em Castilho (SP), Ilha Solteira (SP), Água Vermelha em Fernandópolis (SP) e inúmeras outras pistas publicas e privadas que a Construtora fez. A nova pista de asfalto de Araraquara (SP), existente até hoje (SBAQ) foi trabalho da Construtora Igaraçú, onde tive a honra de ter sido o primeiro piloto a pousar. Naquela época, Araraquara dispunha de duas pistas de terra em forma de um grande “T” e a nossa base de operações era ali, antes da vinda do DAESP- Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, que administra o aeroporto até hoje.
Acompanhei todo serviço de terraplanagem da estrada de Cel. Olviedo a Villarica no território Paraguaio a caminho de Assunção. A Construtora tinha um escritório operacional na cidade de Assunção, localizado na Rua das Embaixadas e quinzenalmente estava por lá. Fazia um vôo direto de Araraquara a Foz do Iguaçu (PR)-SBFI em 03:40 hs. De SBFI a Assunção (SGAS) gastava 01:20 e vice-versa no PT-KAZ. O governo paraguaio em reconhecimento aos trabalhos prestados pela Construtora, a qual era associada a uma Construtora Paraguaia, através do AEROCIVIL – Órgão que controlava os vôos civis, concedeu-me uma autorização de sobrevôo definitiva, para operações no território paraguaio, sem restrição alguma. Assim podia operar sem burocracia em diversas pistas existentes em cidades próximas nos trajetos da estrada, onde a fiscalização nunca criou caso com a aeronave e tripulantes.
Anos dourados da minha vida, que ficaram guardados na minha memória como bons momentos e reconhecidamente o melhor emprego que já tive.

3 comentários:

  1. Cmte. Delfino, sua história de vida e pensamento, deixaram minha voz embargada por alguns minutos. Há muito tempo não lia um depoimento tão real e cheio de orgulho e vitórias como o seu. Quando o universo conspira a nosso favor, nada pode nos tirar da rota da vida. Como o senhor. sou amante da aviação e só agora aos 43 anos tive condições de iniciar uma mudança de carreira impulsionada pelo meu sonho de ser piloto de helicóptero. Dia 31/01/11 inicio meu curso de PPH na SKYLAB (RJ) e na sequencia farei a prova da ANAC e as aulas práticas. Logo em seguida farei o PCH e a maior dificuldade será uma oportunidade de emprego para acumular horas para prosseguir em minha jornada. Sei que terei muitas dificuldades mas não poderia deixar de "passar por esta vida".

    Um grande abraço e parabéns novamente

    Cid Nazareth

    Deixo meu e-mail : cidnazareth@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Excelente história de vida!
    Parabéns!
    Tenho 19 anos e acabei de brevetar PP, espero viver algo parecido!

    uchoavix@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline Pereira Lima6 de dezembro de 2011 às 21:56

    Olá, por favor, estou buscando para meu pai informações referentes a Companhia Igaraçu a qual o senhor prestou serviços.
    Meu pai trabalhou vários anos tambem na mesma empresa, onde realizava serviços de asfalto e terraplanagem.
    Por favor entre em contato para que eu possa obter informações sobre a empresa ou mesmo sobre seus arquivos. Desde já agradeço.
    Jaqueline Pereira Lima
    indiagoiana@hotmail.com
    64-36141735
    64-92542082

    ResponderExcluir