quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Meu Experimental PP-ZJD s/nº JLDD-01/87


Cmte.Delfino, vôos de ensaio,1.987



1987,vôos de ensaio em SDJC,Jaboticabal(SP).
In memória:Mec.Aer.Lucio da Silva,Cmte.Izidoro Nunes(SDMO) e Sr. Manduca (guarda-campo SDJC,1987).

Sorocaba(SP),SDCO,25.06.1999, Postado por:Junior JUMBO - Grupo Ases do Céu.

Em 1987, após um intenso trabalho de construção, iniciado dois anos antes, conclui a construção da minha aeronave experimental denominada CAP-4/BR. Uma réplica do admirado J-3 americano associado ao CAP-4 brasileiro, representando a grandeza do pequeno monomotor. Com motor continental de 65 HP, na categoria ligação e observação,réplica do utilizado nos teatros da 2ª Guerra Mundial, nos céus da Itália.
Foram respeitadas as características técnicas e de desempenho da aeronave, com a qual voei aproximadamente 100.00 horas, antes da venda.
Na ocasião pude contar com a colaboração dos Eng. Aer. Ivan Tenório Cordeiro (in memória) e Eng. Aer. Ferraz, ambos do do IFI- Instituto de Fomento Industrial do CTA- Centro Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos (SP), os quais graciosamente contribuíram com seus conhecimentos técnicos e sem medirem esforços, estiveram acompanhando e incentivando todo processo aberto no IFI (H3-433), realizando incontáveis viagens de São José do Campos (SP), inicialmente para Jaboticabal (SP) e posteriormente de São José dos Campos (SP) para Batatais (SP).
Contei também com a preciosa ajuda do meu amigo, renomado mecânico aeronáutico CAT I: Lucio da Silva (in memória), o qual me acompanhou, trabalhando arduamente comigo, desenvolvendo melhorias técnicas, dando diretamente suporte e gerenciamento na construção. Praticamente na fase final e preparação para o vôo inaugural, com o acompanhamento do pessoal do IFI, pude contar com a colaboração dos mecânicos Aer. Sebastião Boquinha e Ruy Teles do Hangar II Manutenção de Aeronaves de Batatais (SP), onde oficialmente após o peso e balanceamento, aconteceu o vôo inaugural da aeronave (SDBA), recebendo o seu CAV – Certificado de Autorização de Vôo e o CME- Certificado de Matrícula Experimental do DAC, marco histórico da construção aeronáutica brasileira com mais esse acontecimento.
O PP-ZJD continua voando até hoje, garbosamente pelos céus brasileiros e consta nos anais da construção aeronáutica brasileira. Tive a honra e o prazer de acompanhar toda sua gestação e realizar seu primeiro vôo. Recordo-me da sensação de alegria, satisfação e prazer pelo sonho realizado, superando as minhas expectativas na época. Foi emocionante quando a aeronave durante a corrida de decolagem, deixou o solo e evoluiu pela primeira vez, com firmeza e segurança, alçando vôo, inicio de centenas deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário