Meu amigo, Cmte. José Celso Callegari hoje é reconhecido no mercado de fabricantes de aeronaves experimentais leves. Conheci o apaixonado pela aviação e construção aeronáutica Cmte. Callegari nos idos anos 70 quando exercia as funções de serralheiro. Na minha juventude freqüentava com amigos amantes da aviação, os aeroportos de Jaboticabal-SP (hoje: SDJC) e Monte Alto-SP (hoje: SDMO) com um sonho, voar e construir um avião. O Callegari também sonhava alto.
Lembro-me de quando construiu na sua serralheria um girocoptero sem motor, o qual era rebocado por um jipe na pista de pouso do aeródromo de Monte Ato em incansáveis corridas, com o incentivo e colaboração entusiástica do Cmte. Izidoro Nunes (in memória), que sem medir esforços e sem nunca reclamar, dirigia o jipe nas frenéticas corridas pelo solo. Inúmeras vezes o Cmte. Callegari alçou vôo por alguns metros acima do solo, mas a pista terminava e a corda limitava sua ascensão mais alta. Certa vez, com os meus amigos Albino Panosso Filho, Vando Carregari (in memória)e Mauricio Tavares tentamos projetar e construir uma aeronave com a qual pretendiamos voar, mas faltou dinheiro e o projeto sustentado mais pelo Albino, acabou ficando somente na cabina da aeronave. O Mauricio foi mais longe, sua familia tinha um sitio e ele com um pequeno trator de lamina, raspou o solo querendo construir uma pista de pouso e decolagem, bem antes da aeronave estar pronta. Tudo acabou ali em frustações. Entretanto bem mais tarde, já estruturado financeiramente consegui construir a minha própria aeronave e o Vando também conseguiu construir a sua. O Albino partiu para a Aviação Agricola e conseguiu comprar seus aviões desistindo da idéia de fazer um.
A história do Cmte. Celso, começa quando abandonou o girocoptero e partiu para a construção do seu primeiro avião experimental, um KR com motor Wosksvagem, um projeto americano que estava tomando vulto no Brasil. Acho que um dos aviões mais construídos no mundo a partir de plantas, que sofreram derivações diversas pelos seus construtores com melhorias significativas. Após o sucesso do primeiro o Cmte. Callegari construiu e colaborou na construção de dezenas deles.
Surgiu então o projeto do CB-300, denominado THRIATLON, desenvolvido dentro da Universidade em Uberlândia, Minas Gerais. O Celso apostou no projeto e pegou para construir o primeiro THRIATLON em Monte Alto (SP) nos hangares da sua empresa (www.aviacaoaerodesportiva.com.br). Criou todo o ferramental necessário para a sua construção, que na sua maioria emprega madeira, resinas, material composto, etc... A construção é totalmente artesanal e despende de muitas horas de mão de obra, dedicação e ajustes, mas provou ser um sucesso de vendas esse projeto. Só o Cmte. Celso construiu e voou três deles e outra dezena de plantas foi vendida pelo seu projetista, estando em processo de construção pelo Brasil todo.
Hoje ele se orgulha em fazer parte deste ótimo momento no setor, acompanhando o ritmo acelerado da construção experimental. Com esse novo lançamento, comprovadamente mostrou a sintonia custo-benefício com as necessidades dos clientes. Busca atender as necessidades dos demais construtores do projeto, oferecendo peças e componentes desenvolvidos por ele, facilitando os novos proprietários com produtos aprovados, robustos, resistentes, econômicos. Cmte. Celso Callegari é um ponto de referencia nacional para os iniciantes na construção amadora.
sábado, 24 de janeiro de 2009
MEU AMIGO CMTE.CELSO CALEGARI e seus aviões.
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Boa tarde!
ResponderExcluirFiquei sabendo q existe mais Cmte Calegari por esse Brasil, deixe me apresentar: - Fernando Calegari, sou de Sao Jose do Rio Pardo, porem estou morando em Mogi das Cruzes, onde sei que tem um projeto do Thriatlon para ser feito... Parabens Cmte Callegari!!!
Se possivel gostaria de saber um e-mail p contato.
Obrigado
FErnando Calegari (fernando.calegari@bol.com.br)
Olá!Meu nome é josé roberto pavão dos santos e o Cmte Celso é meu amigo de infância e companheiro de muito vôos nos quais êle pilotava os "Flyers" em Monte Alto.Temos histórias boas, juntos, na terra e nos ares.Voei "giro" em Bauru e Barri, onde aprendi um pouco com o falecido Cmte José Ribeiro (falecido não pelos ares). Que bom que o valor do Celso já está tão conhecido e reverenciado. Abraçõs a todos os "aventureiros do ar".(bellsantos87@hotmail.com)
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