segunda-feira, 28 de setembro de 2009

1969 Grumman Yankee Clipper AA1,TRAINER, motor Lycoming 0-235 108hp





O avião pronto para deixar os EUA e vir para seu novo lar no Brasil.

Em 14 de setembro de 2.009, recebi a boa noticia do meu amigo Cmte. João Luiz REQUE de Ribeirão Preto-SP. Acabava de me informar, que tinha adquirido nos Estados Unidos um Grumman Yankee Clipper, 1969, modelo AA1 Trainer com motor Lycoming 0-235 108hp. Fiquei muito feliz em saber que mais um exemplar desses fantásticos aviões desportivos Grumman está chegando ao Brasil. Quando adquiri o meu AA-5 Traveler, em pesquisa nacional, descobri que junto com o meu modelo, atualmente o único voando no Brasil, haviam chegado mais dois exemplares. Entretanto eles constavam no RAB- Registro Aeronáutico Brasileiro, porém na condição de aeronaves com seu CA- Certificado de Aeronavegabilidade vencidos. Recentemente descobri um deles, modelo AA-5 Traveler igual ao meu em uma oficina de manutenção de aeronaves em Atibaia-SP, onde está passando por uma revisão geral para retornar ao voo.
Tudo isso emociona e deixa a gente feliz, afinal em breve teremos uma Esquadrilha de Grummans voando no Brasil, participando dos encontros de aviação.
O sonho do meu amigo Cmte. REQUE, começou ao ver pela primeira vez a minha aeronave. Se apaixonou pelo Grumman, quando com seus familiares realizou um voo comigo no meu avião. Naquele dia ele me disse vou comprar um. E hoje realiza seu sonho comprando um Yankee Clipper 1969, o NI05JS. Em breve estará no nosso meio.
Por ocasião do seu lançamento nos Estados Unidos, foi considerado o Norte-americano a preços mais baixos de dois lugares. Em fevereiro de 1.973 segundo a revista americana de aviação Plane&Pilot, custava US$8.750,00.
Foi desenvolvido como um treinador de 02 lugares, de baixo custo operacional e de manutenção. Quando American Aviation introduziu o seu diminutivo Yankee Trainer em 1969, ofereceu o avião como um sério concorrente para o Cessna 150 onipresente e o versátil Piper Cherokee 140. Alguns instrutores tiveram pouco entusiasmo. Enquanto o novo treinador foi um speedster esporte, ele ficou apenas a 10 mph na velocidade de cruzeiro a mais dos competidores. Pelo menos, 10 mph, deu ao modelo Yankee de 02 lugares, um melhor padrão de velocidades, proporcionalmente mais elevados. O recém-chegado parou de voar em 64 mph substancial, ditando padrões de 85 mph ou mais para um bom controle.
Ainda assim, em tudo, essa nova versão estava muito melhorada, apresentando várias inovações importantes em construção plana e de aerodinâmica visivelmente limpa. Quase 98 por cento do avião foi forjado junto, em inovador material e sistema de colagem, apresentando slick, lisos ininterrupto quanto as superfícies ao vento. Com a sua bequilha livre a rolagem pelo solo mostrou-se elegante, deixando uma atração indefinível aos associados aviões e seu canopy ( teto de abrir, deslizante pela fuselagem) contribuiu para a imagem desportiva tão frequente identificado como avião norte-americano. O piloto Bob Hoover, remanescente da IIª WAR, considerado pelas suas qualidades encantou-se com a nova aeronave na época do seu histórico lançamento e chegou a dizer que era muito parecido com seu NA. P-51 Mustang. Ele afirmou: É um magnifico avião convencional, hélice-fixa semelhantes aos concorrentes, mas a decolagem é visivelmente diferente. Essa é uma das caracteristicas primordiais no novo avião.
Desejo toda felicidade do mundo ao meu amigo Cmte. REQUE e família, com esse novo filho adotivo e que o mesmo lhe traga muita sorte e lhe proporcione bons voos sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário