sábado, 25 de julho de 2009

SÃO PAULO-ARARAQUARA, A Nova Linha TAM em 1.975.

O cmte. Ronaldo Bauke, com 30 anos em 1.975 foi o Comandante do Voo Inaugural da TAM. O Brigadeiro abre a Champagne para o tradicional batismo e o congraçamento do Brigadeiro Deoclécio e o Cmte. Rolim.



O batismo do avião do vôo inaugural, o PT-IUV
Reunidos no saguão da antiga Estação de Passageiros. Memorial da Inauguração.
Num clima de festa, a cidade de Araraquara-SP inaugurou no dia 28 de Novembro de 1.975 sua tão sonhada linha regular de aviação com a cidade de São Paulo, e que mantém ligada diariamente através de quatro voos - dois de Araraquara a São Paulo e dois de São Paulo a Araraquara.
A inauguração marcou o inicio efetivo dos voos do Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional, criado no DAC - Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica, na gestão do Tenente-Brigadeiro Deoclécio Lima Siqueira. Primeira linha desse sistema, ela foi resultado das negociações extensas entre a TAM e a VASP, e marca um trabalho que deverá brevemente estender-se a um grande número de cidades do interior de São Paulo.
O Brigadeiro Deoclécio Lima de Siqueira e o secretário dos transportes de São Paulo, engenheiro Tomaz de Magalhães, participaram das solenidades,e disseram em seus discursos, da importância da qual se revestem as linhas aéreas do interior, que foram gradualmente abandonadas no País nos últimos 15 anos. Falaram também na solenidade, que contou com a participação de dezenas de autoridades civis e militares, inclusive da região de Araraquara, o prefeito da cidade, Dr. Clodoaldo Medina, o presidente da TAM, Comandante Rolim Adolfo Amaro e o presidente da VASP, engenheiro Flávio Musa de Freitas Guimarães e alguns pilotos operadores do aeroporto.
Do voo inaugural, participaram o Brigadeiro Deoclécio, o secretário Tomáz de Magalhães, o prefeito Clodoaldo Medina, o Cmte. Rolim Adolfo Amaro, o Dr. Flávio Musa, o Brigadeiro Waldir Vasconcelos, Chefe do Subdepartamento de Planejamento do DAC, e o Coronel José Maia, Vice-Presidente da VASP.
O vôo inaugural foi realizado após o batismo do avião CESSNA-402, Prefixo: PT-IUV, com champagne pelo Brigadeiro Deoclécio, tendo como piloto o Comandante Ronaldo Bauke e co-piloto o Oficial Romualdo Rossato.
A linha prosseguiu por alguns anos, tendo sido substituído posteriormente os Cessna-402 pelo primeiros EMB. Bandeirantes. Entretanto a falta de interesse do público conservador araraquarense não vingou a linha, deixando vasto prejuízo financeiro para a companhia na tentativa de manter a linha. Ficou paralisada por algum tempo, novas tentativas de reabertura da linha foram tentadas, mas não preencheu as expectativas.
O amargo fim ruim dessa história para a a cidade e os araraquarenses, foi a politica de má administração pública, onde o Prefeito Clodoaldo Medina em troca de favores, acabou doando a area do aeroporto para a administração do Estado através do DAESP - Departamento Aeroviário do Estado que tornou impráticavel as operações ali, tais as taxas e a severas fiscalizações.
O aeroporto que tinha vida e era administrado pela prefeitura, a qual mantinha um único guarda-campo enérgico e honesto, ficou no saudosismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário