quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Praça 14 Bis em São Paulo-SP e o P-47. O monumento que não existe mais...

Como as coisas nessa vida são engraçadas. As vezes fazemos certas coisas sem saber se um dia isso vai representar algo. Quando você para e passa a refletir sobre a vida, principalmente relembrando o passado, acaba achando até graça. Ela é repleta acontecimentos e as vezes conseguimos respostas para nossas indagações com o decorrer do tempo. Aconteceu comigo em 05 de janeiro de 1968, quando tinha apenas 14 anos. Eu já gostava muito de aviões e os perseguia. Onde estivesse se tivesse avião por perto queria ir ver. Já estive em cada lugar que você nem consegue imaginar, vi cada avião, do mais simples ao mais curioso e tudo era motivo para estar por perto deles.
A minha existência e a minha memória acaba me devolvendo as gratificantes lembranças de momentos que não voltam mais, mas valeu estar lá naquela época, naquele instante e que foi um dos instantâneos da minha vida, que entre tantos outros marcou um momento no meu tempo.
O bom é quando você conta alguma coisa e pode provar algo com foto, sabendo a razão e o valor daquilo, quando para muitos não significa absolutamente nada, mas para você é mais que um  verdadeiro tesouro.
 A vida é repleta de questões e questionamentos e vivendo um dia após dia, fazendo aquilo que mais gostamos e nos proporciona prazer, tudo se torna gratificante. Em 1968 já vivia com os aviões na cabeça, meu sonho em se tornar aviador começou cedo,  na minha querida Terra Natal, Jaboticabal-SP onde tive contato com os primeiros aviõezinhos. Momentos agradáveis que marcaram minha existência e me devolvem agora na memória.
Minha querida mãe Elza, uma apaixonada por fotografias  sempre procurou registrar tudo que via e eu peguei essa mania dela. Sempre acreditei no que ela falava: O que está escrito não se apaga e a fotografia é a mais bela invenção do homem, pois aquilo que você clicou ficará registrado para sempre. O papel envelhece, a fotografia fica amarela, mas aquilo que ali está registrado perpetua no tempo e revive a memória daquele momento que não volta mais.
 Me lembro que todos os anos nas férias escolares de janeiro e julho meu pai, um Caixeiro Viajante, sagradamente nos levava de trem para São Paulo-SP, terra dos seus amigos e dos nossos parentes. A viagem começava na madrugada saindo de jardineira de Jaboticabal-SP até a vizinha cidadezinha de Barrinha-SP, acho que uns 18 Klms, onde embarcávamos na Maria Fumaça até Rincão-SP. Lá havia baldeação para um trem um pouco mais confortável, com máquina Diesel com destino a Araraquara-SP e de lá direto para Sampa, a Metrópole. Então o trem era mais confortável, com restaurante e tudo mais e com direito a nova tecnologia da época, locomotiva elétrica.
Quantas e quantas viagens inesquecíveis fizemos e nesse janeiro de 1968 estando na Capital fiz que fiz para o meu pai Geraldo me levar até a Praça 14 Bis, onde descobri que havia um monumento histórico com um avião  P-47 (Republic P-47 Thunderbolt) que havia combatido durante a IIªWAR na Itália pelos pilotos brasileiros do SENTA A PUÁ. Ali então, meu pai tirou algumas fotos minha junto ao monumento que hoje não existe mais na Praça 14 Bis em São Paulo-SP. A Praça foi transformada com o passar do tempo devido o crescimento da cidade, mas eu guardei essas fotos como tantas outras no meu baú a sete chaves e aqui e agora estão para provar o registro daquele emocionante momento, em que o garoto fica perplexo com a grandeza e com feitos históricos daquela aeronave.
Assim é a vida, coisas boas que plantamos e que colhemos com o passar do tempo. Ainda hoje sempre que vou a Sampa e passo pela Praça 14 Bis que logo será remodelada, conforme novo projeto arquitetônico, ainda vejo na minha imaginação quando muitos não conseguem enxergar nada, o P-47 lá no seu pedestal.
_________________________________________________________
Acima recorte do site do Site Portal do BIXIGA, Tudo Sobre o bairro da Bela Vista. http://www.portaldobixiga.com.br/
_______________________________________________________

7 comentários:

  1. Na madrugada de 17 de dezembro de 1968, por um ato terrorista, em decorrência da explosão de uma bomba, o avião sofreu vários danos em sua fuselagem, apesar dos estragos sofridos a aeronave permaneceu em seu pedestal.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, já morei na Rua Santo Antônio no bairro Bixiga - S.Paulo SP
    E obrigado por isto!

    ResponderExcluir
  3. Esse avião é o P-47D-40-RA s/n 45-49346, ex-FAB 4191. Depois do atentado foi transferido para a Academia da Força Aérea em Pirassununga e de lá para o Museu Aeroespacial, onde no final dos anos 80 foi vendido para os EUA com mais três outros P-47. Restaurado para condição de vôo, atualmente se encontra no Yanks Air Museum (Califórnia) com a matrícula N3152D.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha! ao ver suas fotos me lembrei dos tempos em que eu tinha uns 6 ou 7 anos e sempre que passávamos pela nove de julho de carro eram duas coisas que como criança adorava: passar pelo túnel e ver o P47. Obrigado por ter compartilhado suas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Excelente. Sou de São Paulo, capital e quase todo domingo pedia para meu pai levar-me à 9 de julho para vet esse magnífico avião. Tinha uns 8 ou 9 anos.
    Lembro que montei kit do P47 da Revell.
    Obrigado pelas fotos e recomendações.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas fotos e recordações.

    ResponderExcluir