terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cmte. ALBERTO MACEK partiu para a Eternidade...























A vida prega cada peça na gente. Inesperadamente perdemos um grande amigo que partiu para sempre sem ter tempo de dizer Adeus. É muito triste nessa hora ter que escrever sobre a partida de um amigo, mas é preciso fazer isso. Um verdadeiro aviador pioneiro cheio de aventuras e uma brilhante carreira que fez da sua aviação particular. O Jovem que veio de São Paulo-SP para o interior viver suas peripécias, as quais são lembradas com muito carinho pelos seus amigos. Fez sua vida na pequena cidade de Dobrada-SP onde a antiga população não se esquece do seu aeródromo particular ao lado da cidade logo na entrada. Era uma pista de terra de 600 metros por 50 na porta da sua casa, sua fazenda. Seu nome ALBERTO MACEK, mas era conhecido pelo apelido “GALEGO”
Tive a oportunidade de conhecê-lo no fim dos anos 60 e nos anos 70 quando ia constantemente com seu monomotor Piper Cherokee-140, o PT-CLP visitar os amigos do AC.Jaboticabal-SP. Depois quando já brevetado tive a sorte de poder pousar na sua pista em Dobrada-SP, voar seu Cessna-170 dando Duplo-Comando no seu filho Marcelo Macek, que também se tornou aviador comercial.
O “GALEGO” teve muitos aviões e nunca cobrou um tostão de ninguém para levá-los voar lá em Dobrada-SP, em Jaboticabal-SP e por fim em Araraquara-SP.
Foi sócio com o falecido LALO de Araraquara-SP no Piper J-3C PP-RZA antes de vendê-lo ao AC.Jaboticabal-SP. Além do Cherokee-140 e o Cessna-170 teve também um Beechcraft Sierra e alguns Ultraleves que conheci. Era um piloto aventureiro nato que voava por instinto, do tempo do Paú&bola, Arco e Flecha. Fazia estripulias no céu e nunca caiu. Looping em ultraleve nem se fala, foi o pioneiro.
No dia 15 de outubro de 2011 ele fez sua ultima decolagem rumo a Eternidade. Foi uma decolagem muito bonita. Como fez durante toda sua vida sem nunca quebrar um avião. Do seu pernoite subiu silenciosamente aos 74 anos e com milhares de horas de vôo para o Céu, aonde finalmente todos nós um dia iremos nos encontrar. Foi tão repentina e inesperada sua partida que poucos ficaram sabendo da sua Decolagem Eterna. Seu sepultamento deu-se no Cemitério São Bento em Araraquara-SP e a missa de 7º dia aconteceu na Igreja de Nossa Senhora das Graças no dia 21.10.2011.
Como a grande maioria que o conhecia não conseguimos dar a ultima despedida ao amigo, pois o seu ultimo PLN só foi divulgado por alguns outros amigos meses depois.
Sentimos bastante, pois convivemos bom tempo com o “GALEGO” e só nós amigos mais chegados sabendo das suas qualidades e virtudes.
Que Deus o tenha na plenitude da Vida Eterna nesse Céu que ele sempre gostou de estar e ágora que nos deixas descanse em paz. Amigo, nunca te esqueceremos....

Um comentário:

  1. Voei muito ultraleve com o Galego, lembro de sua garrafinha de aço inox de Wiskey e sua colt 45 que nos acompanhavam nos voos. Grande amigo, deixou saudades.

    ResponderExcluir