Durante longos anos, quando Instrutor de Vôo no também saudoso ACJ- Aero Clube de Jaboticabal-SP, tive a oportunidade de voar esse carinhoso aviãozinho. Tivemos com ele grandes aventuras e sensacionais vôos. O PT-IBI era um lindo e conservado monomotor Piper Cherokee-180 D ano 1973, o qual foi comprado diretamente da PIPER AIRCRAFT em 1973 via JP. Martins Aviação, seu representante no Brasil e por coincidência do destino, empresa essa de família tradicionalmente Jaboticabalense. Durante minha estada pela Escola de Formação de Pilotos do ACJ nos anos 70 e 80, tive a oportunidade de formar muitos pilotos ministrando instrução de vôo com o "IBI". Perdi a conta das horas com que voei com essa aeronave, xodó dos Diretores do Aero Clube.
Em 2005, fui procurado pelo amigo hoje PP- Piloto Privado, Rodolpho Cesar Magalhães que desejava voar esse modelo de avião, pois estava negociando a compra de um Cherokee-180 D semelhante ao PT-IBI e queria conhecer o desempenho dessa versátil aeronave. Na tarde do sábado de 19 de fevereiro de 2.005 estive com ele no aeródromo SDJC/ Aero Clube de Jaboticabal-ACJ, onde aluguei a aeronave, para realizar um vôo de demonstração. Aproveitamos para navegar até Araraquara-SP/SBAQ. Naquela ocasião o Instrutor do ACJ era o Cmte. DISNAEL Silva e graças ao seu desempenho a Escola de Formação de Pilotos estava funcionando a todo vapor. Afinal, o “Disna” como é conhecido, sempre foi um exímio professor de Teoria de Vôo e um bom Instrutor.
Tenho sei lá uma amizade com o Rodolpho desde os anos 70 quando ele apareceu lá no ACJ. Se ele me considera seu amigo não sei, mas eu considero ele. Felizmente, de uma forma ou outra, de tanto trabalhar teve a sorte de ficar rico. Hoje a tamanha da sua felicidade deve ser muito grande, maior que ele. Têm 03 aviões Experimentais, sendo um IKARUS C-42, um RV-9 Acrobático e um RV-10 de 04 lugares, para os passeios e navegações mais longe. Tem tanto dinheiro que nem bandido roubando vai ficar pobre e tem ainda a sorte de escolher com qual avião vai voar.
Muitas vezes ele me procura para voarmos juntos, mas não tenho a disponibilidade que ele tem como empresário que é. Quem sabe um dia eu tenha uma folguinha e vai dar certo experimentar uma dessas maquinas amarela. Eu gosto dele não pelo dinheiro que tem, mas pelo jovem simples que era quando conheci ainda estudante de Arquitetura em São Paulo-SP e lhe ensinei os primeiros passos voando o velho Piper J-3 C, PP-RZA lá mesmo em Jabuka. O dinheiro não é tudo, mas facilita as coisas. Basta que sejamos justos com os amigos e estejamos com eles sempre que podemos. Isso se chama felicidades...
Meses depois desse nosso ultimo vôo, aconteceu o acidente com o Piper Cherokke-180 D PT-IBI em 08 de maio de 2005, pilotado na ocasião pelo Instrutor Disna tendo a bordo dois alunos. Perdeu parte de uma das pás da hélice em pleno vôo e o Disna foi obrigado realizar um pouso forçado na região de Mendonça-SP. Não teve a sorte de achar um local razoável para colocar a aeronave, cujo impacto com o solo e obstáculos, destruiu o PT-IBI que acabou como perda total. Tiveram a sorte de saírem vivos, apesar das lesões. Não notei nada de diferente com a aeronave durante o nosso ultimo vôo demonstrando a igualdade dessa maquina com o avião Cherokee-180 D do Sul, que estava a venda e que o Rodolpho cheio de dinheiro estava querendo comprar. No fim o negócio nunca concretizou e eu fiquei triste por que o Rodolpho perdeu um grande avião. Acabou adquirindo os aviões Experimentais e está voando com eles. Do “IBI” ficou a saudade e as boas recordações daqueles tempos maravilhosos que não voltam mais.
Em 2005, fui procurado pelo amigo hoje PP- Piloto Privado, Rodolpho Cesar Magalhães que desejava voar esse modelo de avião, pois estava negociando a compra de um Cherokee-180 D semelhante ao PT-IBI e queria conhecer o desempenho dessa versátil aeronave. Na tarde do sábado de 19 de fevereiro de 2.005 estive com ele no aeródromo SDJC/ Aero Clube de Jaboticabal-ACJ, onde aluguei a aeronave, para realizar um vôo de demonstração. Aproveitamos para navegar até Araraquara-SP/SBAQ. Naquela ocasião o Instrutor do ACJ era o Cmte. DISNAEL Silva e graças ao seu desempenho a Escola de Formação de Pilotos estava funcionando a todo vapor. Afinal, o “Disna” como é conhecido, sempre foi um exímio professor de Teoria de Vôo e um bom Instrutor.
Tenho sei lá uma amizade com o Rodolpho desde os anos 70 quando ele apareceu lá no ACJ. Se ele me considera seu amigo não sei, mas eu considero ele. Felizmente, de uma forma ou outra, de tanto trabalhar teve a sorte de ficar rico. Hoje a tamanha da sua felicidade deve ser muito grande, maior que ele. Têm 03 aviões Experimentais, sendo um IKARUS C-42, um RV-9 Acrobático e um RV-10 de 04 lugares, para os passeios e navegações mais longe. Tem tanto dinheiro que nem bandido roubando vai ficar pobre e tem ainda a sorte de escolher com qual avião vai voar.
Muitas vezes ele me procura para voarmos juntos, mas não tenho a disponibilidade que ele tem como empresário que é. Quem sabe um dia eu tenha uma folguinha e vai dar certo experimentar uma dessas maquinas amarela. Eu gosto dele não pelo dinheiro que tem, mas pelo jovem simples que era quando conheci ainda estudante de Arquitetura em São Paulo-SP e lhe ensinei os primeiros passos voando o velho Piper J-3 C, PP-RZA lá mesmo em Jabuka. O dinheiro não é tudo, mas facilita as coisas. Basta que sejamos justos com os amigos e estejamos com eles sempre que podemos. Isso se chama felicidades...
Meses depois desse nosso ultimo vôo, aconteceu o acidente com o Piper Cherokke-180 D PT-IBI em 08 de maio de 2005, pilotado na ocasião pelo Instrutor Disna tendo a bordo dois alunos. Perdeu parte de uma das pás da hélice em pleno vôo e o Disna foi obrigado realizar um pouso forçado na região de Mendonça-SP. Não teve a sorte de achar um local razoável para colocar a aeronave, cujo impacto com o solo e obstáculos, destruiu o PT-IBI que acabou como perda total. Tiveram a sorte de saírem vivos, apesar das lesões. Não notei nada de diferente com a aeronave durante o nosso ultimo vôo demonstrando a igualdade dessa maquina com o avião Cherokee-180 D do Sul, que estava a venda e que o Rodolpho cheio de dinheiro estava querendo comprar. No fim o negócio nunca concretizou e eu fiquei triste por que o Rodolpho perdeu um grande avião. Acabou adquirindo os aviões Experimentais e está voando com eles. Do “IBI” ficou a saudade e as boas recordações daqueles tempos maravilhosos que não voltam mais.
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