segunda-feira, 14 de novembro de 2011

OSHKOSH-2011...Visitando os NA-T6 "TEXAN"



























































































































Dois modelos de aviões que eu particularmente admiro muito são: NA T-6 e o P-51 MUSTANG. Ambos de origem americana que se sagraram campeões nas suas categorias. Oriundos da 2ª WAR exemplares preservados dessas aeronaves continuam voando até hoje. O North American T-6 foi o primeiro avião militar que conheci na minha vida na década de 60 quando eram empregados na formação de pilotos militares pela antiga Escola de Aeronáutica (hoje AFA- Academia da Força Aérea), na ERA – Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque da FAB e largamente utilizado pela famosa ESQUADRILHA DA FUMAÇA. Quando algum deles visitava Jaboticabal-SP minha Terra Natal, corria para o Campo de Aviação para vê-los. O 1º vôo do NA T-6 aconteceu em 01 de abril de 1935 e daí para frente foram fabricados milhares deles, cuja denominação T-6 TEXAN foi adotada pela Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Muitos foram utilizados durante a 2ª Guerra Mundial, na Guerra da Coréia e também na Guerra do Ultramar Português. Em 1936 só a Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões para instrução dos seus pilotos. A Força Aérea do Exercito Americano também adquiriu centenas deles, cuja produção em grande quantidade ocorreu em 1941, produzindo-se cerca de 1.200 aviões. Foi escolhido e reconhecido oficialmente como avião de instrução basica de pilotagem em 1947. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estados Unidos dispunha de mais de 2.000 aviões em serviço.
Hoje ver algum exemplar dessa maravilhosa aeronave voando é um privilegio. No Brasil ainda é possivel vê-los voando na "ESQUADRILHA OI" do Cmte. Carlos Edo em alguma festividade aeronautica, mas quem vai anualmente nas Feiras de Aviação SUN n’FUN na Florida ou em Oshkosh pode ver dezenas deles preservados e voando. A ESQUADRILHA SHELL dos Estados Unidos preserva e mantem essas aeronaves demonstrando-as nos seus shows aéreos.
Estive na Feira de OSHKOSH-2011 e aproveitei para retratrar dezenas deles, como qualquer um amante dessa aeronave faria. Aqui estão as fotos.
Obs: Fonte histórica by Wikipédia, a Enciclopedia Livre/ Internet. Fotos by Delfino. Em breve, fotos dos também famosos P-51 MUSTANG, o Cadillac dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário