domingo, 6 de setembro de 2009

Hangar árvore e saudades do PT-WZY, Cambaratiba-SP.

Acima, Lançamento do novo Cessna SKYLANE em 1.977. Foto by Cessna Co-USA, cruzando uma camada de nuves sobre Southen California-CA.










A árvore servindo de hangar e o avião em sintonia.
O novo Cessna-Skylane,1977.

Um dos aviões com o qual voei por alguns anos na empresa foi um Cessna-182 SKYLANE, 1977. Adquirido em 1977 era o numero 003 da série, quando a Cessna Aircrafth Co-USA reiniciou a fabricação de monomotores, depois de um longo período em que se dedicou somente aos Jatos da serie Citation. Apesar de ter apresentado tantas panes durante o período em que estivemos operando com essa aeronave (N777BM,old registration/USA,PT-WZY,registro/BR). Foi um dos primeiros a receber motor Lycoming de 220HP, uma vez que os antigos anteriormente fabricados utilizavam de motores Continental. Tinha uma performance muito boa, porém sua construção tinha alguns defeitos, como alto nível de ruído, vibrações, adesivagem das faixas na nova pintura branca, muitas panes de painel, etc... Esse avião marcou muito sua passagem pela empresa, com o qual voei cerca de 1.800 hs e na época em que esteve conosco, um fato curioso marcou sua presença em uma das fazendas do grupo para o qual exerço as funções de piloto executivo desde 1.989.
Tínhamos uma pista de operação restrita e marginal nessa época, onde operava constantemente com a aeronave, durante o período de implantação do plantio de laranjas, a qual chegou a ser homologada pelo DAC na época. Essa pista foi aberta na frente da colónia de casas dos funcionários na porta das cozinhas e fundo das casas. Era o único local naquela época para abertura de uma pista, e só conseguimos 550 mts de área livre. Como as laranjeiras estavam sendo plantadas e eram pequenas a operação inicial de aproximação, pouso e decolagem apesar de critica era funcional e com cautela, sem arremetida. Ali operava carregado ou vazio com muita atenção, entretanto o tempo foi passando e as laranjeiras crescendo, deixaram a situação critica e perigosa, além de encher de poeira as casas dos colonos em cada operação. Na lateral da pista existia um velha e frondosa árvore seringueira, onde o avião ficava a sombra de seus galhos, servindo de hangar para a aeronave, protegida contra o sol.
Cada operação naquela pista, a cada dia pelas altas plantações que restringiam ainda mais o seu comprimento pela rampa de aproximação ou decolagem que diminuía, deixava cada vez mais apreeensivo todos. Foi assim que resolvemos acabar com a pista interditando a mesma e dando baixa no seu registro junto ao DAC, dando lugar ao plantio de laranjas no seu leito. Como a empresa tem perto dali na outra margem do Rio Tiete, excelente pista de 1.000 mts homologada (Faz. São Roque,Município de Reginopolis-SP,SJAS) começamos a centralizar os voos da Faz. Cambará,Município de Cambaratiba-SP para lá, realizando o percurso entre uma e outra fazenda pelo rio Tiete de barco próprio da empresa.
Foi uma época de muitas aventuras que deixa saudades, por não termos tido nenhum incidente naquela pista de operação marginal. E o PT-WZY foi embora, mas deixou doces lembranças desde quando aqui chegou em 1.977 com matricula americana. Ainda hoje é bom recordar os felizes momentos que passamos juntos na frondosa árvore hangar, eu, o PT-WZY e os amigos.

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