quinta-feira, 9 de julho de 2009

Visitamos o avião VISCOUNT em Araçariguama-SP


Quando o VISCOUNT ainda estava em Piracicaba-SP.

Inuguração do avião em Araçariguama-SP, 16.DEZ.2003 às 12:00hs com o Prefeito da época e autoridades.

































































































































Hoje, 09 de julho de 2.009, transitando pela Rodovia Castelo Branco com meu sobrinho Juliano que reside em São Paulo-SP e nossas famílias a caminho de São Roque-SP, onde passaríamos o Feriado no SKY MONTAIN PARK, durante a viagem conversava com ele dizendo que havia a muito tempo visto uma reportagem pela TV sobre a cidade de Araçariguama-SP localizada a 48 km de São Paulo as margens da Castelo. Na ocasião estava em destaque a inauguração de um velho avião comercial VISCOUNT transformado em cinema numa praça publica com alusão a acontecimentos históricos. Resolvemos com o aval de todos os familiares no regresso do PARK no final da tarde visitar o local. Viajando de carro pela Rodovia Castelo Branco avista-se o monumental avião sobre um dos morros acima da cidade, a qual teve sua origem em 1648 tendo sido fundada em 1698. Durante muitos anos, foi um próspero logradouro. Porém, virou apenas um ponto de passagem, quando foram abertas estradas ligando São Paulo a Sorocaba, Jundiaí e Itu. Nem o ouro descoberto lá foi suficiente para tirar o município do ostracismo. Em 1934, voltou à condição de distrito de São Roque e só readquiriu sua autonomia política em 1991. O destaque turístico é a "Mina de Ouro", uma das principais jazidas de ouro e prata de São Paulo na primeira metade do século 19, transformada hoje em Museu Histórico da cidade. Está localizada a 695 mts de altitude nas coordenadas geográficas: S 23º26'19" - W 47º03'41", possuindo uma area de 146,3 Km2. Edificada em 1648, a capela de Nossa Senhora da Penha foi o local onde Gonçalo Bicudo Chassin, deu início ao vilarejo que mais tarde se tornaria o povoado de Araçariguama. Construída em taipa de pilão, a igreja de Nossa Senhora da Penha que em 1698 foi elevada à condição de paróquia e hoje é a matriz do município, tendo sido uma das mais importantes do território então pertencente à Vila de Parnaíba.A igreja localiza-se na área central do município e nas proximidades do Morro do Voturuna, onde outrora se encontravam os principais veios auríferos de São Paulo, explorado por Affonso Sardinha já em 1590.Depois de várias reformas em suas bases, principalmente as registradas em 1772 e 1833 e a última entre 1997 e 1998, a igreja de Nossa Senhora da Penha foi vitimada por algumas transformações em sua estrutura arquitetônica, resguardando porém as características básicas do período de sua construção. No contexto da expansão territorial de São Paulo, guarda em sua existência um dos principais referenciais históricos de toda região. Alguns velhos aviões, para nossa felicidade, insistem em não morrer. A cidade teve a sorte de ter um Prefeito que descobriu um velho avião Viscount 701 e o adotou levando-o para Araçariguama/SP, transformado em uma espécie de cinema municipal. Parece que se trata daquele Viscount que estava exposto no zoológico de Piracicaba, e que esteve à venda no Mercado Livre uns tempos atrás. Pelo o que pude levantar, se trata do ex- PP-SRJ da Vasp, que voou pela BEA - British European Airways, em 1953, foi incorporado pela VASP em 1963 e desativado em 1969. Pesquisando na Internet registro de Sex Jun 12, 2009 19:01 ww.aeroentusiasta.com.br/fórum, onde segue a história desta aeronave:Vickers Viscont V.701Ac/n 015 - Fabricado em Weybrige- Inglaterra.Registrado para a Vickers Armstrongs Limited em 23.05.1952matriculado G-AMOD. Cert. de Aer. emitido em 24.06.1953.Registrado para a BEA - British European Airways em 24.03.1953 e entregue em 25.06.1953 com o nome "John Davis". Convertido para versão de "alta densidade" (60/63 assentos) entre 1960 e 1962 e colocada escada dianteira retrátil embutida.Vendido para a Vasp como PP-SRJ em 30.08.1962. Partiu de Heathrow em vôo de entrega como Vasp 702 em 26.02.1963. Vôo de entrega foi feito em conjunto com o PP-SRI (c/n 11). Retirado de serviço em 28.02.1969. Ficou estacionado em CGH – Aeroporto de Congonhas até ser doado para um Parque Infantil ou Zoológico em Piracicaba, S.P em 1974. Ficou nesta praça, deteriorando-se ao tempo até o seu destino final, escapou de ser desmontado e vendido como ferro velho e hoje está nesta cidade mencionada. Correu uma história de que a Rainha da Inglaterra e o Presidente Juscelino haviam voado nele, todavia não me consta este fato.O Presidente Juscelino até voou, e muito, de Viscount, mas nos da FAB comprados em sua gestão.Acredito que a Rainha da Inglaterra possa ter voado também de Viscount, mas não exatamente neste. TT quando retirado de serviço era de 25,039 Hrs.Starliner .Starliner – GIG/CMTE.

Entrando na cidade avista-se de longe o avião sobre o morro, e para lá nos dirigimos subindo por uma estrada sinuosa, quando chegamos à praça. Sentimos o abandono do local e do avião inerte a mercê dos vândalos que acabaram degradando o local e a própria aeronave para nossa tristeza. O cinema não existe mais, a praça está abandonada ao lado de uma velha igreja e o ambiente nos deixou triste diante das maquetes da Torre Eifel e da miniatura do 14-Bis, como o próprio fim da tarde partindo para o anoitecer. Deixamos o local já noite felizes por visitar o glamouroso avião e triste pelo abandono em que se encontra lá em cima mirando Araçariguama.

3 comentários:

  1. ATUALMENTE, TENHO 53 ANOS E JÁ VIAJEI NESTE AVIÃO NA QUAL NUNCA ME ESQUECEREI DE TAL FAÇANHA. FOI EM 1962 QUANDO TINHA APENAS 6 ANOS. JÁ VOEI NOS AVIÕES MODERNOS, COMO BOEING 737-300 E OUTROS, MAS, NUNCA ME ESQUECEREI DESTE AVIÃO QUE ME TROUXE PARA O RIO DE JANEIRO. UM ABRAÇO A TODOS ! MEDEIROS/RJ.

    ResponderExcluir
  2. Sou de Piracicaba, e desde criança acompanhei a trajetória da aeronave enquanto ela esteve por aqui. O que me espanta é a repetição dos acontecimentos, pois o Viscount começou como cinema no zoológico, algo que durou muito pouco e depois disso foram mais de duas décadas de total vandalismo e abandono. Quando o Municipio resolveu desfazer do avião, foi noticiada pela imprensa local que o Museu da TAM até tinha interesse em adquirir a aeronave, mas desistiram após verificarem seu estado tão deplorável. A última noticia recente que tive desse avião é que tentaram colocar fogo nele, mais uma repetição macabra, pois em Pedreira/SP, havia uma aeronave igual a essa em uma praça, mas que foi destruida por crianças que resolveram brincar no avião. Parece muito dificil, mas ainda torço para um final feliz para PP-SRJ. Roberto

    ResponderExcluir
  3. eu acho que a populaçao de piracicaba deveria faser com aqule aviao retornase a piracicaba porque ele fes estoria aqui e garanto a todos que muitas pessoas de outras cidades tanbem lenbrao do aviao sera que nao tem nenhum nesa cidade que tenha sentimentos e que posa faser voutar esse aviao aqui poder publico ajudem por favor

    ResponderExcluir