quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Ficando VELHO... O tempo passa rápido e como passa! 46 anos no ar não é fácil...

Nós que gostamos de voar, que nascemos para isso, que amamos o que fazemos quando estamos com nossos aviões, nosso mundo, é impossível aceitar ficar no solo, pois tantas oportunidades o céu nos dá para curtir lindos e inesquecíveis momentos. Quem nunca saiu do chão não sabe avaliar a magnitude de quem voa. As belezas que o céu proporciona e as oportunidades que surgem. Voar é maravilhoso, cativante, sensacional, simplesmente fantástico.
Somos seres especiais que Deus nos deu a oportunidade de ver a terra lá de cima, enquanto os terráqueos vivem cá embaixo envoltos em curiosidades, indagações e cheios de mistérios. Quem voa está acima de tudo e de todos. Uns voam, outros rastejam como os repteis, assim é a vida nos dois sentidos da palavra. O Tempo passa muito rápido, o tempo voa, vai desaparecendo no horizonte. Perguntar quem é mais Feliz nesse contexto não se sabe. Cada qual vive seu momento, seu tempo de acordo com a sua predestinação. Os Eleitos são especiais. Os aviadores são Especiais. A vida só tem sentido para aqueles que se aventuram nos caminhos do céu sem medo, encarando com muita serenidade um voo com ida e volta. Voo sem retorno não tem logica. 
Quando você se prepara levantando cedo, antes da hora da decolagem prevista e caminha para o seu avião, você sempre tem a certeza da ida e da volta. O duro é quando alguns partem aleatoriamente na esperança da volta duvidosa e muitas vezes isso não acontece. Sejam por falta de planejamento, treinamento, ansiedade e pressa. Momentos obscuros, circunstancias adversas, sem necessidades, muitas vezes além das fronteiras e da capacidade por inúmeras situações, complicam o meio de campo. O importante é saber lidar com os pontos obscuros, perigosos e cheios de armadilhas.

Sempre que deixamos nossos hangares, procuramos voltar. É a mesma coisa que sair de casa, deixar o lar pelo trabalho e retornar no nosso ninho. Quando alguns pássaros saem para a labuta, muitas vezes não regressam. Acidentes de percurso acontecem, são abatidos ou mesmo impedidos de regressar. A vida é assim, uns partem, alguns voltam, alguns desaparecem. É cheia de oportunidade e  também de riscos. Seres Alados são especiais e quando escolheram viver assim, sabiam que não seria fácil, mas que apesar dos riscos seriam momentos gratificantes além da imaginação dos terráqueos.  Para o avião, o céu não tem limite... O horizonte é a nossa meta, você consegue voar além da imaginação. Nós precisamos conhecer os nossos limites e os da maquina que voamos. Muito simples, os aviões tem sentimentos, eles nos dão aviso, basta compreende-los.

Desejo a todos os meus queridos amigos Aviadores e Aviadoras um maravilhoso Ano Novo, cheio de esperanças, muita saúde, boa sorte e bons voos sempre...

                             FELIZ 2019.

Que Deus oriente esse nosso novo Presidente, que vai assumir esse governo tumultuado a partir do próximo ano. Que coloque ordem na casa, terminando com a corrupção, os roubos e a desordem. Que ele consiga escutar o grito dos aviadores, ressuscitando os Aeroclubes que foram praticamente banidos do espaço, por questões ideológicas, desorganização e falta de gerenciamento, aliados a gestão de uma agência cheia de elementos não sei se antiaéreos, destreinados e sem vocação para o cargo que ocupam, fazendo uso do poder e criando a maior fabrica de multas da história da aviação brasileira. Dificultam e atrapalham. Saudades do velho DAC – Departamento de Aviação Civil, formado pelos militares da aviação, o qual era o nosso gestor na nossa aviação em geral. Nós tínhamos o dialogo cara a cara e nos entendíamos muito bem, na sua maioria pilotos como nós. Existe sim uma ouvidoria que não ouve nada por ser tão burocrática.
Hoje depois de tantos anos fico muito triste ao ver a situação em que se encontra a nossa aviação, já quase sem esperança diante além dessas dificuldades impostas, enfrentando outro maior terror, o preço elevado do combustível que nos castiga quando vamos voar e as exorbitantes taxas aeroportuárias.  Acabou o glamour do serviço publico federal que tínhamos e das saudosas subvenções.
A morte dos Aeroclubes foi o fim da picada. Espero que eles voltem a funcionar. Alguém terá que enxergar como os Aeroclubes foram importantes para a formação de pilotos. Milhares deles, que se encontram nos mais variados segmentos  da aviação, saíram dos Aeroclubes, inclusive eu. Penso que os pilotos oriundos daquela época já nasciam com vocação e com sonhos a serem conquistados e a presença dos Aeroclubes tinha uma tremenda importância nessa empreitada. Eram entidades sociais, representativas para o publico e faziam a diferença em uma cidade, onde eram preservados e cuidados com carinho e amor. Havia uma pureza no ar que foi desaparecendo com as turbulências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário