terça-feira, 3 de outubro de 2017

Pesca subaquática em apneia no Rio Tietê.

Estivemos no fim de semana de 24, 25 e 26 Setembro/2017 no sitio do nosso amigo Aventureiro do Ar Hélio Gardini em Ibitinga-SP, onde passamos um agradável fim de fim de semana com seus familiares e amigos. Na segunda feira/25 acompanhamos o Hélio durante a sua pescaria subaquática de mergulho em apneia no Rio Tietê, com o seu barco “Blue Label”, saindo do seu rancho ali mesmo do seu sitio. Pelo que observamos é uma verdadeira aventura o mergulho em profundidade de cerca de 20 metros, sem uso de qualquer cilindro de oxigênio e emergir com o peixe fisgado com um tiro único e certeiro de arpão. Para isso requer técnica, preparo físico, cuidados, disciplina e ainda possuir autorização para pesca.
A pesca subaquática é seletiva ao contrario do que muitos pensam. É ecologicamente correta, pois além de autorização legal, com carteirinha emitida por órgão competente que autoriza seu portador, o praticante escolhe o peixe de acordo com a idade, o tamanho, a espécie, o que não ocorre na pesca convencional com vara e anzol ou rede, pois não se sabe o que vai ser pescado. E assim o Hélio tem o privilegio de escolher durante o mergulho o seu alimento predileto e nós pudemos degustar um saboroso prato feito de puro filé de tilápia a moda da casa, preparada pela sua esposa e companheira de pescaria, a nossa amiga Margarete. Com muita cerveja a pescaria foi TOP.


O Hélio treina praticamente quase todos os fins de semana. E durante a semana também sempre que possível e livre dos seus compromissos, garantindo o ar dos pulmões para enfrentar o desafio de pescar o peixe que tanto aprecia. De preferência escolhe os grandes. E quanto mais se treina, melhor e mais produtiva e agradável é a pescaria subaquática em apneia. Para manter a forma o Hélio vive praticando ciclismo e corridas quase que diariamente. Possui roupa especializada e nadadeiras, leva no barco dois arpões e demais acessórios para sua pratica esportiva saudável e segura. Geralmente a sua esposa Margarete fica atenta no barco, enquanto ele executa os mergulhos.
Ficamos como sempre confortavelmente instalados nas dependências do seu sitio/rancho.


                                                                MARGARETE GARDINI e BETTY

                                                                                   HÉLIO GARDINI
                                                                               E VIVA A VIDA !

                                                                              BETTY e MARGARETE.
                                                BARCO "BLUE LABEL" do HÉLIO GARDINI.

 




Pesquisando na Internet encontrei as 21 Regras de segurança do mergulho em apneia e pesca submarina.
Por: Ricardo Bahia, 
11/11/2015
Ricardo Bahia,
Pesquisador PhD em Botânica Marinha e atleta recordista de mergulho livre (apneia). É recordista mundial de apneia estática com O2 puro (Guinness) tendo alcançado 20'21", obtendo de vários outros recordes homologados pela AIDA. Atualmente ministra cursos e treinamentos de apneia pelo Brasil.








1 – Jamais mergulhe sozinho. Encontre um parceiro qualificado que domine técnicas de resgate e primeiros socorros.
2 – Nunca se arrisque com o intuito de se exibir para os seus amigos demonstrando que consegue descer fundo e capturar peixes grandes.
3 – Durante a pesca submarina, utilize no máximo 60% da sua capacidade de apneia. Reserve os outros 40% para uma eventual situação de emergência.
4 – Nunca mergulhe em apneia logo após mergulhar autônomo. As microbolhas de nitrogênio residual podem se expandir durante a rápidas subidas do mergulho em apneia, causando doença descompressiva. Aguarde pelo menos 12h após um mergulho autônomo, antes de mergulhar em apneia.
5 – Remova o respirador (snorkel) da boca antes de imergir. Caso ocorra um apagamento, o risco de inalar água é maior se o snorkel ainda estiver na boca. Além disso, a expiração forçada para desalagar o snorkel na superfície após o retorno de uma imersão reduz drasticamente a pressão de O2 nos pulmões, aumentando o risco de um apagamento.
6 – Nunca hiperventile. O estado de hiperventilação geralmente ocorre após mais do que 15 inspirações profundas por minuto. Ele aumenta a pulsação e reduz os níveis de CO2 a ponto do apneísta sofrer um apagamento (síncope) antes que o CO2 atinja o nível mínimo necessário, para provocar a vontade de respirar.
7 – Mantenha o contato visual com o seu parceiro por pelo menos 20 segundos após ele ter retornado de um mergulho em apneia. Há muitos registros de “samba” ou apagamento após alguns segundos do retorno à superfície.
8 – Nunca teste a flexibilidade dos seus tímpanos. Equalize sempre ao menor sinal de variação de pressão. Não espere sentir dor para equalizar.
9 – Recupere-se bem entre uma imersão e outra. Esta regra merece especial atenção dos pescadores submarinos que realizam imersões consecutivas para desentocar peixes e, devido à ansiedade, negligenciam uma recuperação adequada na superfície. Para mergulhos abaixo de 20m de profundidade, recupere-se por pelo menos o dobro do tempo de duração do último mergulho, a fim de evitar doença descompressiva.
10 – Evite olhar para baixo durante a descida (salvo para evitar colisões com o fundo) e para cima durante a subida (salvo para evitar colisões barcos e outros objetos na superfície). A inclinação da cabeça, além de prejudicar o hidrodinamismo, dificulta a equalização durante a descida e reduz o fluxo sanguíneo para o cérebro, além da pressão do O2 nos pulmões durante a subida.
11 – Nunca faça imersões com os pulmões vazios. Esta é uma técnica perigosa utilizada somente em preparações específicas de atletas de elite.
12 – Ajuste a quantidade de lastro de acordo com a profundidade que irá mergulhar. Na dúvida, coloque menos lastro, e nunca a mais.
13 – Não acelere demais o ritmo da subida. Se achar que não terá fôlego suficiente para retornar, abandone o lastro.
14 – Não realize mais do que dois mergulhos profundos (de performance máxima) num mesmo dia.
15 – Suspenda as atividades de mergulho no dia que tiver sofrido um “samba” ou apagamento.
16 – Avalie as condições do mar, confira as previsões e planeje o mergulho antes de sair para o mar.
17 – Utilize sempre bóias de sinalização para ser mais facilmente localizado e evitar acidentes com embarcações.
18 – Tome cuidado com o excesso de carpas. Esta é uma técnica avançada utilizada por atletas de elite para hiperinsuflação dos pulmões e pode gerar graves lesões se praticada em excesso. Nunca faça carpas durante alongamentos para caixa torácica e posições de yoga.
19 – Jamais mergulhe sob o efeito de álcool ou outros entorpecentes. Também não mergulhe gripado ou congestionado.
20 – Faça intervalos a cada pelo menos 2h para se hidratar e alimentar.
21 – Respeite os limites do seu corpo levando em conta que eles podem variar de dia pra dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário