sábado, 2 de março de 2013

Mais um avião na reta final....................O ERCOUPE do Geraldo Mochetti vai voar...

No inicio dos anos 70 quando comecei a voar, os Aero Clubes com suas Escolas de Pilotagem eram referencia na formação de novos pilotos para a aviação geral. Entre eles próximos da minha região existiam: AC.Jaboticabal/SP,  AC.Bebedouro/SP, AC.Barretos/SP,  AC.São Carlos/SP, AC.Ribeirão Preto/SP, AC. Batatais-SP,AC.Catanduva-/SP, AC.Rio Claro/SP, entre muitos outros, mas por facilidades outras acabei fazendo a minha instrução de voo no AC.de Marilia/SP. O AC.de Araraquara/SP estava fechado por intervenção do antigo DAC-Departamento de Aviação Civil. Entre 1974 e 1976 quando passei a voar profissionalmente para a extinta Construtora Igaraçú Ltda de Araraquara-SP, nós não dispúnhamos de combustível para aviação. AVGAS/Gasolina de Aviação mais próxima, só no AC.de São Carlos, Jaboticabal  e Ribeirão Preto. Dado as facilidades, comecei a frequentar assiduamente o AC. De São Carlos/SP para os abastecimentos e passei a conviver com o pessoal de lá. Naquela áurea época da aviação em plena atividade, conheci o PAULO BLOTA, Presidente do AC.São Carlos/SP, que por amor e dedicação sem igual comandava aquela entidade.
Existia ali nos anos 70 um famoso instrutor de voo, o MARGARIDO, o qual acabou acidentando-se com um Paulistinha P-56C do Aéro Clube ministrando Instrução de Voo. Em consequência desse fato, acabou ficando paraplégico, tendo o aluno saído ileso do acidente, mesmo com o forte impacto com o solo.
O PAULO BLOTA, com suas qualidades excepcionais, muita consideração pelas pessoas e incontável dedicação , procurou, achou e comprou uma aeronave ERCOUPE, para que o querido MARGARIDO, apesar de paraplégico continuasse voando. O ERCOUPE é uma aeronave versátil, a qual foi construída nos finais da 2ªGuerra Mundial para servir os pilotos que haviam perdido suas pernas em combate. Foi desenvolvido um projeto curioso, com adaptações aerodinâmicas especiais, principalmente nos lemes para que o piloto pudesse ter ao seu alcance todos os comandos com as mãos, sem precisar dos pés e assim voar elegantemente e seguro. 
Esse avião foi sucesso e continua voando no mundo todo até os nossos dias, tendo nos Estados Unidos uma forte associação representativa dos proprietários e pilotos desse modelo de aeronave. A Associação é: www.ercoupe.org
Quando o ERCOUPE (ERCO-415-C ERCOUPE, o PP-DHL), chegou São Carlos vibrou de emoção pelo ato carinhoso e prestativo do PAULO BLOTA, bancário por profissão e Piloto Privado por esporte e assim o MARGARIDO voltou a voar o aviãozinho feliz da vida. Entretanto, tempos depois, novamente o MARGARIDO foi vitimado por um acidente com esse ERCOUPE sem muitas consequências, mas a aeronave acabou bem destruída, porém sujeita a reconstrução.
O Paulo Blota recolheu por algum tempo o avião em um dos hangares do antigo Aero Clube de São Carlos e começou a juntar forças para reformar o avião na esperança de colocá-lo novamente operacional, em condições de voo. A luta foi árdua, os anos passaram e as dificuldades encontradas foram imensas, mas devagarzinho ele foi dando forma novamente ao precioso aviãozinho, seu xodó. Conseguiu comprar partes de outras aeronaves semelhantes que haviam sido canibalizadas e com ajuda de mecânicos foi reconstruindo o PP-DHL, sempre com o intuito de voa-la novamente. Na esperança de manter a originalidade da aeronave tropeçou em muitos obstáculos e por fim em 2012 resolveu vender o ERCOUPE na situação que encontrava. Praticamente semi-pronto, com 70% da aeronave concluida, motor Continental 04 cilindros/90 HP totalmente revisado com todos os seus componentes, instrumental de voo e hélice, asas enteladas, etc.
O ACSC - que foi fundado em 18/OUT/1942 e funcionava no antigo e originário aeródromo  denominado Salgado Filho,  era mais conhecido como Campo de Aviação naquela época, cujo local foi desativado, por estar no centro da cidade e transferido para o atual aeroporto de São Carlos-SP "Mario Pereira Lopes"(SDSC) administrado pelo DAESP- Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, que funciona atualmente nas antigas instalações da CBT- Companhia Brasileira de Tratores anexo as instalações da TAM Manutenção e Museu ASAS DE UM SONHO da TAM.
O pessoal do Museu da TAM em São Carlos-SP mostrou interesse em adquirir a aeronave, terminar a restauração e coloca-la em exposição estática permanente. Demoraram na negociação e o Paulo Blota acabou vendendo no fim do ano para o nosso amigo, mecânico de carros, Professor Pardal de mão cheia, piloto de ultraleves e entusiasta da aviação, GERALDO MOCHETTI, o qual transladou via rodoviária a aeronave e todos os seus componentes para a sua oficina automotiva em Araraquara-SP. Assim a nossa Morada do Sol ganha mais uma aeronave, a qual está sendo concluída pelo próprio Geraldo para em breve estar voando, realizando o sonho antigo do Paulo Blota.
Parabéns Grande Geraldo. Estamos felizes e torcendo pelo seu sucesso. Sabemos que a batalha não é fácil, mas estamos certos que você vai conseguir..............
Hoje, por exemplo,02/MARÇO, em mais uma de suas viagens, está ele lá em Itanhaém-SP buscando algumas peças para o avião com o restaurador de aeronaves Pietro.
Em 2005 estive pela 2ª vez na AIRVENTURE OSHKOSH, a maior Feira de Aviação dos Estados Unidos. Apaixonado também por ERCOUPE não deixei de visitar a área destinada a esses aviões. Um verdadeiro acampamento, onde reúnem-se proprietários e pilotos amantes dessa aeronave, os quais vem voando dos mais longínquos lugares, ficam acampados ali. Você praticamente não  as horas passarem e fica encantado com a simplicidade dessa turma. "Naquela ocasião voltei no tempo, recordando o único voo que fiz em um ERCOUPE. Isso aconteceu em 1975, quando estive em Rio do Sul-SC, voando profissionalmente para uma Construtora que asfaltou a Estrada de Rio do Sul - Lontras em Santa Catarina e conheci um empresario de lá que possui um. Convidou-me para um voo na sua companhia num fim de semana, quando fomos visitar uma Granja próxima e degustar um belo churrasco. Outro amigo dele voou em um Piper PA-18 na nossa ala. Adorei voar na sua companhia  e principalmente fiquei encantado quando pousou o ERCOUPE em uma pistinha improvisada ao lado de um lago." Falei tanto sobre OSHKOSH e dessa turma magnifica que anualmente está por lá, que certamente convenci o Geraldo a participar da próxima feira. E acho que ele vai............
Aqui estão algumas fotos feitas naquela ocasião para ilustrar: 

8 comentários:

  1. Olá sr. sou o Felipe trabalhava no hotel Il Faro, guardei com muito carinho o post que fez pra mim e hoje lembrei-me ao abri-lo aos meus arquivos no computador! Voltei de viagem ao Caribe a trabalho há poucos meses, atualmente trabalho na recepção de outro hotel no Guarujá, passei pra dar um forte abraço e desejar tudo de bom para o senhor e família!!! e-mail: felipecapeletto@ig.com.br
    Deus lhe ilumine!!!

    ResponderExcluir
  2. Felipe, ficamos muito feliz por ter lembrado de nós.Não estivemos no Guarujá esse ano. Espero que tenha conseguido seu sonho de ser Comissário de Bordo. O tempo passou, mas nunca me esqueço das pessoas aí do Guarujá-SP, onde passei boa parte das minhas ferias com a familia na infância.
    Irei entrar em contato contigo por e-mail.
    Abraços, boa sorte e muito sucesso. Obrigado mais uma vez por tudo que fez por nós quando estivemnos no IL FARO.
    Os amigos, Delfino,Betty,Beatriz e Matheus...

    ResponderExcluir
  3. Dei uma volta num Ercoupe no inicio dos anos 70, era de uma firma chamada Ferramis em Santa Rosa - RS, estava bastante depreciado, logo venderam.

    ResponderExcluir
  4. Geraldo, muito legal ver as fotos. Sou sobrinho do Margarido e tive a oportunidade de voar várias vezes no DHL quando era garoto. Vou passar a acompanha-lo no blog, pois vê-lo voando novamente vai ser algo realmente emocionante, e não só para mim, para meu saudoso tio Astolfo Margarido! Abraços

    Paulo Santos

    ResponderExcluir
  5. Geraldo:
    Acompanho, via Aventureiro do Ar, a recuperação do Erco Ercoupe 415-C PP-DHL que você vem executando.
    Particularmente esta aeronave me tráz grandes recordações. Nos anos 50 tive oportunidade de voar muito neste belo pássaro aqui em Curitiba. Ele foi de propriedade de um primo, Fernando Nogueira Sternberg.
    A primeira imagem que conheci do PP-DHL está publicada no livro História do Aeroclube do Paraná de autoria de Adil Calomeno e a aeronave pertencia a Sra. Luiza Gomm.
    Desconheço se houveram outros proprietários entes do Sternberg.
    A titulo de contribuição ao seu trabalho tenho algumas fotos do PP-DHL que, caso seja do seu interesse, posso enviar via e-mail. Para tanto preciso do seu endereço eletrônico.
    Como informação que espero seja muito útil, ele era inteiramente metálico - suas asas não eram enteladas.
    Como as informações contidas no site são de longa data, gostaria de receber fotos atualizadas do seu trabalho com o Ercoupe ou notícias se já concluiu o empreendimento.
    Cordialmente,
    Sergio Scheinkmann
    sheik1940@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Fui proprietário do ercoupe PP-DES nos anos de 1983-84 em São Gabriel/RS. Alguém tem notícias dessa joia?
    Benjamin - Roch_ax@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Senhor, tente verificar se não é a mesma que está registrada hoje como PP-ZHC. O Sr. fez a importação dela à época?

      Excluir
  7. Caro Amigo, Eu sou Aeromodelista e gostaria muito de construir um
    Avião Erco Ercoupe, e para tanto estou a procura de uma planta deste
    aero, Se o Sr. souber me indicar onde poderei encontrar ou algum desenhista que possa fazer esta planta, ficarei muito grato, meu e-mail é: acpjunior@gmail.com desejo um forte abraço
    ficarei no aguardo.

    ResponderExcluir