Vi hoje no FORUM da ABUL (www.abul.com.br)
uma postagem muito comentada onde postam um acidente. Após assistir o vídeo no
YOU TUBE:(http://www.youtube.com/watch?v=yDu0jYiz-v8) Plane crash vídeo from inside cockpit.
Senti na pele o que poderia ter acontecido com a gente e o pior
para nós. Uma perda de potencia à noite numa região do pantanal, semelhante onde
ocorreu esse acidente, apesar de ter sido em outro país. Anos se passaram, mas
lembrei rapidamente dos nossos momentos de sufoco, voando rentes às arvores e o
pântano numa noite escura, onde o meu pensamento era só voltar. Daí vem a cruel
indagação, por que esse piloto não voltou antes de chegar às arvores que
estavam tão distantes e sendo no período diurno, poderia ter realizado um pouso
de emergência seguro em frente, já que a topografia aos olhos da luz permitiam.
Naquela noite escura após a decolagem de uma pista no coração do
Pantanal Matogrossense, na região da Nhecolândia, tivemos uma pane de motor e o
avião no negrume da noite começou a perder potencia, mas Deus e meu Anjo da
Guarda estavam conosco. Conseguimos sobreviver a um acidente eminente. Inacreditável,
mas estamos vivos e muito vivos, após termos nascido de novo, para contar o
ocorrido. Comigo estavam naquele crucial momento, naquela inesquecível e
torturante noite, os meus amigo Cmte. Waldomiro Moreira e o Douglas Spoter. Com
muito sacrifício consegui retornar para a pista de onde decolamos e que
permanecia acessa, para nossa salvação durante aquela escura noite sem estrelas.
Nunca mais me esqueci desse momento em que vivemos o maior apuro das
nossas vidas. Não posso rever o Douglas ou o Waldomiro, que esse fato vem
instantaneamente à minha mente. Deixamos de ser noticia, de sair no Jornal
Nacional graças a Deus. Quem estava lá naquele momento há de se lembrar disso. Inesquecível,
porém verdadeiro, nossa amizade solidificou ainda mais. Somos irmãos de fé e de
coragem, unidos por um momento pessoal só nosso e vividos por nós.
O Pantanal da Nhecolândia é uma dos maiores áreas consideradas. A
imensa maioria de seu território está situada dentro do Município de Corumbá,
ficando apenas uma pequena parcela a leste sob a jurisdição de Rio Verde de
Mato Grosso. Durante o dia aquilo é maravilhoso, mas a noite é um lugar esquecido
e perdido, sem luz, sem rumo, sem destino. Lá estivemos à poucos passos da
eternidade.
Lembranças à parte, momentos de reencontros, de alegria e de
satisfação de estarmos vivos, para contarmos em detalhes essa História para
nossos amigos, nossos familiares e nossos filhos. Nascemos de novo apesar do
negrume da noite e da perda de potencia do motor do corajoso Embraer TUPI,o PT-VFH que
nos trouxe de volta. Eu nem tinha ainda feito treinamento para voar o A-380 da
AEROGARD. Rsssssssssss à parte, emoções mil................
A verdade é que nós sobrevivemos. Um acidente não aconteceu por pura
sorte (The truth is that we survived. An accident has not happened by pure
luck.)
Assim estamos vivos e por gratidão Divina continuamos voando, cada
qual em algum lugar. Vira e meche a gente se encontra por aí.
OBS: Com relação ao vídeo, analisei no meu ponto de vista, simplesmente o seguinte: Amigos. Assisti varias vezes o vídeo,
que por sinal tem cenas muito fortes, tentando analisar o fato. Não sei em que
região ocorreu o acidente, mas ao observar atentamente o decorrer das cenas do
inicio da decolagem por volta de 0:13,14,15, dá para ver nitidamente que o altímetro
da aeronave, se é que estava ajustado corretamente, marcava no solo 6.200 FT.
Acredito que estava operando em grande altitude, onde o ar por ser mais
rarefeito e em razão talvez de alta temperatura no momento e avião lotado, comprometeu
o desempenho do motor a carburador. O avião pareceu-me ser um velho STINSON VOYAGE. O terreno plano
lá, idêntico ao do nosso Pantanal que por sorte para nós está praticamente no nível do mar, era
bom e um pouso em frente poderia ser a salvação menos trágica quando o avião
não conseguia ganhar altura. Observei que a MISTURA estava totalmente fechada e
acredito que se tivesse sido aberta, mesmo no solo, teria melhorado o
desempenho do fraco motor. Impossível que o piloto não tenha sentido que o avião não havia adquirido maturidade para voar. A pista era muito longa, poderia ter interrompido a decolagem para fazer uma reflexão mais apurada do que estava acontecendo naquele momento. Afinal são coisas da vida que geralmente acontecem
por falta de experiência.
Logico que essa é apenas uma simples suposição minha. Para se analisar um acidente e chegar a uma conclusão final: Inúmeros fatores contribuintes e reinantes devem serem analisados conjuntamente. Então vem a indagação: Seria o primeiro voo do piloto? Ele tinha experiencia com a aeronave envolvida? etc...etc...Enfim, só ele pode explicar o que aconteceu.
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