sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"OS SOBREVIVENTES"


Vi hoje no FORUM da ABUL (www.abul.com.br) uma postagem muito comentada onde postam um acidente. Após assistir o vídeo no YOU TUBE:(http://www.youtube.com/watch?v=yDu0jYiz-v8) Plane crash vídeo from inside cockpit.
Senti na pele o que poderia ter acontecido com a gente e o pior para nós. Uma perda de potencia à noite numa região do pantanal, semelhante onde ocorreu esse acidente, apesar de ter sido em outro país. Anos se passaram, mas lembrei rapidamente dos nossos momentos de sufoco, voando rentes às arvores e o pântano numa noite escura, onde o meu pensamento era só voltar. Daí vem a cruel indagação, por que esse piloto não voltou antes de chegar às arvores que estavam tão distantes e sendo no período diurno, poderia ter realizado um pouso de emergência seguro em frente, já que a topografia aos olhos da luz permitiam.
Naquela noite escura após a decolagem de uma pista no coração do Pantanal Matogrossense, na região da Nhecolândia, tivemos uma pane de motor e o avião no negrume da noite começou a perder potencia, mas Deus e meu Anjo da Guarda estavam conosco. Conseguimos sobreviver a um acidente eminente. Inacreditável, mas estamos vivos e muito vivos, após termos nascido de novo, para contar o ocorrido. Comigo estavam naquele crucial momento, naquela inesquecível e torturante noite, os meus amigo Cmte. Waldomiro Moreira e o Douglas Spoter. Com muito sacrifício consegui retornar para a pista de onde decolamos e que permanecia acessa, para nossa salvação durante aquela escura noite sem estrelas.
Nunca mais me esqueci desse momento em que vivemos o maior apuro das nossas vidas. Não posso rever o Douglas ou o Waldomiro, que esse fato vem instantaneamente à minha mente. Deixamos de ser noticia, de sair no Jornal Nacional graças a Deus. Quem estava lá naquele momento há de se lembrar disso. Inesquecível, porém verdadeiro, nossa amizade solidificou ainda mais. Somos irmãos de fé e de coragem, unidos por um momento pessoal só nosso e vividos por nós.
O Pantanal da Nhecolândia é uma dos maiores áreas consideradas. A imensa maioria de seu território está situada dentro do Município de Corumbá, ficando apenas uma pequena parcela a leste sob a jurisdição de Rio Verde de Mato Grosso. Durante o dia aquilo é maravilhoso, mas a noite é um lugar esquecido e perdido, sem luz, sem rumo, sem destino. Lá estivemos à poucos passos da eternidade.
Lembranças à parte, momentos de reencontros, de alegria e de satisfação de estarmos vivos, para contarmos em detalhes essa História para nossos amigos, nossos familiares e nossos filhos. Nascemos de novo apesar do negrume da noite e da perda de potencia do motor do corajoso Embraer TUPI,o PT-VFH que nos trouxe de volta. Eu nem tinha ainda feito treinamento para voar o A-380 da AEROGARD. Rsssssssssss à parte, emoções mil................
A verdade é que nós sobrevivemos. Um acidente não aconteceu por pura sorte (The truth is that we survived. An accident has not happened by pure luck.)
Assim estamos vivos e por gratidão Divina continuamos voando, cada qual em algum lugar. Vira e meche a gente se encontra por aí.
OBS: Com relação ao vídeo, analisei no meu ponto de vista, simplesmente o seguinte: Amigos. Assisti varias vezes o vídeo, que por sinal tem cenas muito fortes, tentando analisar o fato. Não sei em que região ocorreu o acidente, mas ao observar atentamente o decorrer das cenas do inicio da decolagem por volta de 0:13,14,15, dá para ver nitidamente que o altímetro da aeronave, se é que estava ajustado corretamente, marcava no solo 6.200 FT. Acredito que estava operando em grande altitude, onde o ar por ser mais rarefeito e em razão talvez de alta temperatura no momento e avião lotado, comprometeu o desempenho do motor a carburador. O avião pareceu-me ser um velho STINSON VOYAGE. O terreno plano lá, idêntico ao do nosso Pantanal que por sorte para nós está praticamente no nível do mar, era bom e um pouso em frente poderia ser a salvação menos trágica quando o avião não conseguia ganhar altura. Observei que a MISTURA estava totalmente fechada e acredito que se tivesse sido aberta, mesmo no solo, teria melhorado o desempenho do fraco motor. Impossível que o piloto não tenha sentido que o avião não havia adquirido maturidade para voar.   A pista era muito longa, poderia ter interrompido a decolagem para fazer uma reflexão mais apurada do que estava acontecendo naquele momento. Afinal são coisas da vida que geralmente acontecem por falta de experiência.

Logico que essa é apenas uma simples suposição minha. Para se analisar um acidente e chegar a uma conclusão final: Inúmeros fatores contribuintes e reinantes devem serem analisados conjuntamente. Então vem a indagação: Seria o primeiro voo do piloto? Ele tinha experiencia com a aeronave envolvida? etc...etc...Enfim, só ele pode explicar o que aconteceu.

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