sexta-feira, 16 de março de 2012

O PP-HAW de novo no ar....
































Confesso que há muito anos não via um avião tão bonito assim. Novinho em folha como havia saído da fabrica dezenas de anos atrás. Voltei no tempo, mergulhei no passado ao sentar no assento traseiro, destinado ao vôo solo. O cheiro típico da aeronave, um misto de tela, couro, tinta, óleo, gasolina, são os aromas nostálgicos dos velhos tempos, quando iniciamos nossos primeiros vôos, inicio da nossa carreira. Hoje, 15/MAR/2012, acaba de sair da forma, tendo passado por uma revitalização completa em todos os sentidos, após anos encostado no fundo do hangar do Aero Clube de Batatais-SP, o PP-HAW está prontinho para voar. Com entelagem novinha, pintura zero, motor zerado com todos os componentes e cilindros novos, essa nova jóia não vê a hora de voltar aos ares.
Falta apenas o tão esperado vôo técnico de Experiência após revisão geral de 1.000 horas de célula e motor, para agendamento da VTE- Vistoria Técnica da ANAC, a fim de liberá-lo novamente ao vôo, revalidando seu CA – Certificado de Aeronavegabilidade. Fiquei encantado com a aeronave que cheira zero hora. Está tão lindo e certamente será o avião mais cobiçado do Aero Clube.
Parabéns aos mecânicos do Hangar-2 Manutenção de Aeronaves de Batatais-SP pelo magnífico serviço geral. Afinal são verdadeiros especialistas em velhas Águias e adoram o que fazem e fazem por amor. Assim tudo dá certo.
O meu ídolo, Cmte. Ricardinho Crevelenti, foi o indicado para o primeiro vôo de experiência da aeronave, mas anda um tanto atarefado, voando muito. Vamos ver se antes da sua viagem de férias aos States consiga um tempinho para presentear os amigos com esse vôo tão esperado e necessário para a liberação dessa aeronave pioneira desse Aero Clube que hoje tem o privilegio de tê-la novamente integrando o quadro de aviões formadores de novos pilotos. E para deleite geral será muito requisitado pelos velhos pilotos que certamente adorarão voá-lo. Quem sabe o ACB futuramente me deixe fazer um vôo no PP-HAW para matar a imensa saudade dos velhos tempos, bons tempos dos vôos ao sabor do vento nas primeiras horas do dia ou no fim da tarde.
Desejo também todo sucesso aos amigos da Diretoria desse conceituado Aero Clube, do qual faço parte a um bom tempo, com muito orgulho e satisfação.
Por enquanto, para todos ficarem com água na boca vão de presente algumas fotos que fiz da aeronave.
Para quem não sabe: O Paulistinha CAP-4 como é o caso do PP-HAW é um monomotor
de asa alta fabricado pela Companhia Aeronáutica Paulista(CAP). Nos modelos CAP-4 e, posteriormente, pela Industria Aeronautica Neiva no modelo P-56C, é considerado um dos aviões treinadores de maior sucesso no Brasil desde a década de 50, já tendo formado diversas gerações de pilotos de avião. Em 1955, a Neiva adquiriu os direitos de fabricação da aeronave, lançando uma versão batizada de Paulistinha 56 ou Neiva 56. A Força Aérea Brasileira operou a versão Neiva desta aeronave entre 1959 e 1967.
A CAP foi uma fabrica de aviões brasileira criada no inicio de 1942. Em agosto de 1942, a divisão se tornou uma empresa independente e com o final da 2ª Guerra Mundial a demanda por aeronaves de treinamento diminuiu. O mercado militar estava abastecido com o excedente de aviões norte-americanos, enquanto o mercado civil ainda não estava suficientemente desenvolvido para gerar demanda, o que levou a empresa a fechar definitivamente em 1.949.










2 comentários:

  1. Parabéns pela conquista e pela bela aeronave, paz e bons voos. Que os bons ventos o traga para estes lados de cá Daniel SNFO.

    ResponderExcluir
  2. Com muita emoção descubri por acaso essa jóia raríssima que fez parte de minha vida entre 1974 e 1976 quando voei solo e "brevetei" no Aeroclube de Batatais voando com essa coisa linda que é o Paulistinha CAP 4 PP-HAW. Mais emoção ainda é vê-lo restaurado, novinho. Parabéns a quem quer que tenha participado dessa empreitada.

    Higino Nunes Neto

    ResponderExcluir