quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NAVION BIMOTOR, Um Lindo Avião....
















A triste manhã de 13 de fevereiro de 2012 amanheceu com nuvens negras, muito nevoeiro, teto baixo. Eram fragmentos das chuvas torrenciais da noite que marcaram o alvorecer da Morada do Sol. Levantei como de costume as 05:30 horas, para iniciar minha jornada de trabalho que seria cheia de surpresas. Cheguei ao hangar da empresa no horário da apresentação para o vôo programado do dia, como manda o figurino, ou seja, mínimo de uma hora antes da hora proposta de partida. Tempo regulamentar necessário para os tramites legais de preparação da aeronave, PLN-Plano de Vôo com a Academia - AFA, consultas meteorológicas do destino, alternativa e da rota. Os meus passageiros chegaram as 07:00 da matina, mas eu já estava lá com tudo pronto junto com meu auxiliar Alex dos serviços de terra/hangar desde as 06:15 horas, tendo tomado algumas xícaras de café que tanto aprecio.
Entretanto o tempo não estava legal, mas a meteorologia previa que iria melhorar e o nevoeiro seria esparso na decolagem, com as nuvens Stratificadas dando aberturas isoladas para o majestoso Céu que é de todos os aeronavegantes de plantão. Dois dos cinco passageiros estavam temerários e convenceram os demais a prosseguir para o destino, trocando os 00:45 minutos de vôo por cerca de 04:00 horas de carro, mesmo tendo que enfrentar uma estrada um tanto perigosa. Tentei convencê-los com minha experiência, para aguardar mais alguns minutos, propondo apresentar uma DLA-Mensagem de Atraso, propondo ao Controle da Área nova hora de calços fora. Infelizmente não consegui essa intenção, mesmo com a ajuda de um dos passageiros, meu habitual companheiro de longos anos em muitos vôos da empresa, o qual acabou cedendo e foi com eles num carro apertado para cinco viajantes. Fiz a Mensagem de Cancelamento do Vôo e resolvi ficar no hangar e no aeroporto/SBAQ, aproveitando para rever os amigos e tomar mais alguns cafés. Vi o tempo abrir por completo por volta das 10:00 horas para os sortudos, oferecendo condições para um perfeito vôo. Alguns aviões começaram a chegar. Assim que o aeroporto abriu visual/VFR, os alunos do Aero Clube local começaram a agitar suas penas e o dia foi muito promissor.
Nesse ínterim estava no saguão da Estação de Embarque de Araraquara-SP/SBAQ administrada pelo DAESP-Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, quando surgiu no pátio uma estranha aeronave. Feia para alguns, mas linda para mim... Fiquei encantado com a aeronave e acho que foi amor a primeira vista. Nunca havia visto um avião desses, mas meus conhecimentos logo analisaram pela aparência ser uma aeronave NAVION. Por ser bimotor estilo antigo achei estranho, pois só havia visto Navion monomotores nos anos 60 e não sabia que existia o bimotor.
Encurtando a conversa com o pessoal do DAESP fui me dirigindo ao pátio para ver de perto essa linda preciosidade e qual não foi meu espanto ao ver descer do estranho avião o único tripulante, meu amigo de longo tempo, Cmte. Marcinho de São Sebastião do Paraíso - MG, Terra da famosa Manteiga Aviação. Fiquei duplamente muito feliz com esse inesperado encontro proporcionado por Deus, que me fez permanecer no aeroporto, coisa que não sou habituado a fazer. A emoção foi tão grande que acabei nem mesmo fotografando o meu amigo ou ter feito uma foto ao seu lado. O avião me encantou tanto que me esqueci deste detalhe, mas não deixei de fotografar esse estranho avião. Foi o primeiro desse modelo que vi na minha vida e o Marcinho contou-me muita história dessa aeronave pelo pouco tempo que ali estivemos. Havia pousado em SBAQ para abastecimento a fim de prosseguir vôo até a Capital Paulista, vindo da minha querida CITY OF ROSES/ Chácara Serradinho, SDXE/Jaboticabal-SP. Coincidência ou não, o proprietário dessa aeronave é o famoso "Netinho" de Jaboticabal-SP, minha Terra Natal, o Jeremias de Paula Martins, dono da JP. Martins Aviação de São Paulo-SP, representante da Piper Aircraft no Brasil. Desde garoto soube que ele é um eterno apaixonado por NAVION e tem alguns antigos monomotores em sua coleção, mas desconhecia esse modelo, o CAMAIR-480.
SBAQ está há alguns dias sem fornecimento de AVGAS-Gasolina de Aviação não sei por que e assim o Cmte. Marcinho perdeu a viagem, tendo que alternar SBRP/Ribeirão Preto-SP, para o reabastecimento e eu ganhei esse presentão do céu, conhecer esse lindo avião, pois sou amante de aeronaves antigas.
Se você está curioso e quiser saber mais sobre essa fantástica aeronave vale a pena acessar o site: http://www.twinnavion.com/
HISTÓRIA
O Camair Navion Bimotor, segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre
era uma aeronave civil, utilitário produzida nos Estados Unidos na década de 1950, convertendo Navions Monomotores Ryan em Biimotores pequenos. Conhecido pelos americanos como TWIN NAVION. Foi um dos tais programas para melhorar o desempenho do Navion monomotor muito agradável, porém considerado como sendo de fraca potência (o programa outro resultou na TEMCO-Riley Navion D-16A Twin). Este projeto Navion Bimotor foi realizado pelos irmãos White da Engenharia White, em San Antonio, Texas. Eles substituíram o motor do Navion com um compartimento de bagagem, montando dois motores dentro naceles novos associados as bordas das asas principais, equipando a aeronave com uma cauda nova em fibra de vidro, e acrescentando os tanques de ponta feitas de latas recicladas napalm Segunda Guerra Mundial. Designado o WE-1, o protótipo e os direitos foram vendidos para Camair logo após seu primeiro vôo em 1953, e a Autoridade de Aviação Civil da época concedeu a certificação de tipo, tendo isso sido alcançado em maio 1955 sob o nome Camair 480 (o número referindo-se a potência total das duas motores, ou seja dois motores de 240 HP). As vendas foram lentas e a industria Camair construíu apenas 25 exemplares antes de vender os direitos dessa aeronave em 1959. A titularidade desses direitos iria mudar de mãos duas vezes novamente na década seguinte.
Características e Especificações do modelo CAMAIR-480D:
Tripulação: Um piloto
Capacidade: 3 passageiros
Comprimento: 28 ft 0 in (8,53 m)
Envergadura: 34 ft 8 in (10,57 m)
Altura: 10 pés 8 (3,25 m)
Área da Asa: 184 ft2 (17,1 m2)
Peso vazio: 3.000 lb (1,360 kg)
Peso bruto: 4.500 lb (2,041 kg)
Motores: 02 × Continental IO-520, 240 HP (224 kW)
DESEMPENHO TÉCNICO:
Velocidade máxima
: 215 mph (346 km / h)
Teto de serviço: 22.000 pés (6.700 m)
Razão de subida: 2000 pés / min (10,2 m / s)

Um comentário:

  1. Saudacoes Aventureiro do Ar, Fiquei muito feliz em saber que o Piper PP RZA esta preste a voar novamente. Meu nome é Vicente Lisboa Cardoso, sou bisneto de Arlindo Augustinho Peloso, que adquiriu o aviao na extinta Mesbla. Cresci ouvindo estorias da minha familia com essa aeronave e gostaria muito de conhecela. meu email vicentelisboacardoso@gmail.com.

    ResponderExcluir