sexta-feira, 12 de agosto de 2011

OSHKOSH-2011, Visita a ZENITH AIRCRAFT...























































































Estive visitando em OSHKOSK o stander da ZENITH AIRCRAF, fabricante entre outros aviões Stoll do CH-75O, cuja aeronave de tremenda versatilidade é utilizada no Brasil entre outros, pelo meu amigo Cmte. WALDOMIRO MOREIRA que tem um e é apaixonado pelo seu CH-750 apelidado por ele de “CHERRY RED”. Em companhia do meu amigo Eng.Aer.JULIANO TOPOROSKI do CTA fomos bem recebidos pelo CHRIS HEINTZ, engenheiro e projetista dos aviões da ZENAIR e membro da EAA de longa data. Heintz também é consultor de engenharia de aeronaves ligeiras, prestando serviços de consultoria para governos, organizações, universidades e particulares. Uma das maiores autoridades em design de aeronaves leves e direção do mercado, Heintz tem trabalhado estreitamente com as autoridades de aviação e organizações no desenvolvimento de normas novas aeronaves e tem participado activamente na promoção da aviação (e indústria) dos países em desenvolvimento. Chris Heintz participou ativamente na promoção, desenvolvimento e implementação de normas de novo da FAA categoria Sport Aircraft Pilot / Light Sport. Esta oficialmente aposentado desde 2003, mas é ainda muito ativo como um designer, engenheiro e consultor. Sendo um Engenheiro realizado e de muito sucesso nos seus projetos com pós-graduação do Instituto ETH na Suiça, cujas aeronaves estão voando praticamente no mundo todo.Depois de servir na Força Aérea, Heintz trabalhou para Aerospatiale sobre o avião supersônico Concorde, e mais tarde tornou-se engenheiro-chefe da Avions Robin (França), onde ele projetou vários aviões metalicos totalmente certificados com dois e quatro assentos. Em seu tempo livre, Heintz começou a projetar e construir sua própria aeronave, que ele nomeou o ZENITH. Seu avião todo em metal homebuilt incorporou métodos de construção simples por toda parte. Depois de pouco mais de um ano de trabalho, os dois lugar-Zenith de asa baixa foi implementado e testado com sucesso em 1969. Mais tarde, esquemas detalhados e os manuais de construção da aeronave foram elaborados e foi oferecido para o crescente número de construtores interessados.
Em 1973, Chris Heintz, sua família e mudou-se para a Zenith North America, onde trabalhou na De Havilland (em Toronto) como engenheiro no projeto sobre o avião de transporte comercial Dash 7. Chris decidiu formar sua própria companhia de avião em 1974, e sob o nome de Zenair Ltd. começou a fabricar kits Zenith-se em sua garagem para dois carros. Através da empresa, Heintz introduziu mais de doze projetos de aeronaves kit de sucesso ao longo dos anos. Em 1992, Heintz licenciou a fabricação do kit e direitos de marketing para Zenith Aircraft Company para o STOL CH 701 e o CH ZODIAC 601 projetos e, posteriormente, desenvolveu o STOL CH 801, o ZODIAC XL, e os novos STOL CH 750 esportivo leve e avião kit utilitário . Como fundador, presidente e engenheiro-chefe da Zenair Ltd. desde 1974, o Sr. Heintz projetou e desenvolveu mais de 12 novos modelos de aeronaves, que foram comercializadas como kit de aeronaves em todo o mundo. Mais de 800 aeronaves estão atualmente voando ao redor do mundo em 48 países diferentes, inclusive no Brasil. Projetos Heintz ganharam uma excelente reputação entre os pilotos, construtores, a imprensa e autoridades da aviação para a sua construção em metal durável, características de vôo normal, confiabilidade e baixa manutenção. Com uma dedicação ao longo da carreira para a aviação, Chris Heintz recebeu o ano passado do Dr. CEA em agosto, o cobiçado troféu Raspet Memorial Award "para o notável contributo para o avanço do projeto de aeronaves leves". E não ficou só nisso. Seus desenhos têm sido agraciado com inúmeros prêmios ao redor o mundo. Em 1995, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI), emitiu para a empresa Zenair o Diploma Honorário do Grupo de prestígio por "muito ter contribuindo para o progresso da aviação" e Chris
Heintz foi introduzido no "Hall of Fame" CEA em 1999. Designer Chris Heintz foi nomeado no LAMA / Kitplanes revista "Outstanding Individual" em 2001, escolhido por seus amigos (designers e fabricantes de aeronaves) para este prestigioso prêmio da Assoc de Fabricantes da Aeronave Light.
Em 1996, Chris Heintz e Zenair Ltd. FAA obtedve o certificação de tipo para o CH ZENITH 2000, dois-assento do avião de asa baixa com base em projetos Heintz kit de aeronaves.
"Os pilotos de todo o mundo tem uma gratidão para com Chris Heintz, cujo gênio criativo de engenharia produziu a mais acessível todas as aeronaves de produção de metal, com a maior cabine de quaisquer tipo de avião de dois lugares certificados pela FAA no mercado atual. Nenhum outro avião do mundo oferece assim muita força, estabilidade, conforto ou economia operacional. Chris Heintz tem dado uma contribuição significativa no sentido de preservar a propriedade de avião a preços acessíveis, garantindo durabilidade, baixo custo em aviões de treinamento eficiente de vôo do século 21 ".
Tal foi a repecção calorosa que tivemos do Chris que aproveitei para pedir um autografo no bonê da sua empresa, o qual trouxe com maior carinho para o meu estimado amigo Waldomiro Moreira, proprietário do CH-750 “Cherry Red”. Chris também autografou um bonê para o meu amigo e companheiro em OSHKOSH-2011, Eng. Aer. Juliano Toporoski, grande admirador dos seus projetos aeronáuticos. Ele ficou muito contente quando disse que um amigo aqui no Brasil tinha uma aeronave por ele projetada que não largava dela por nada e que já havia voado por boa parte do Brasil. Achou curioso o nome “Cherry Red” e eu disse que ela era totalmente vermelha, opção do meu amigo.

Um comentário:

  1. Grande mermão Delfi! Obrigado pelo boné autografado. Irá ter lugar de honara em minha estante!!! sds
    waldomiro PU-MSW

    ResponderExcluir