quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OSHKOSH-2011 e meu amigos.....

















































































































































































































































































































































































































































Apesar da viagem improvisada e realizada de ultima hora, esse ano OSHKOSH (25 a 31/JULHO) superou em boa parte as expectativas de quando se vai a uma festa/feira dessa grandeza. Encontrei com muitos amigos dessa nossa aviação e isso foi muito gratificante. Boa parte dos demais que lá estiveram não consegui encontrar tal a imensidão dessa AIR VENTURE-2011.
Em companhia dos amigos Cmte. Sergio Canineo, Antonio Beltrão, Juliano Toporoski, Ivson Felipe visitamos praticamente todos os expositores, a maioria dos aviões e também o vasto Mercado das Pulgas. Foram dias maravilhosos que passamos juntos, mergulhado nesse vasto mundo da aviação. Esse ano comemorou-se o Centenário da Aviação da Marinha Americana com apresentação de inúmeras aeronaves, desde as antigas utilizadas pela NAVY Americana na IIªWAR até os mais modernos caças supersônicos que se exibiram garbosamente durante os vários dias do evento. Show a parte para os visitantes foi a aparição oficial, desde 1995 da famosa Fortaleza Voadora SUPERFORTRESS B-29 “FIFI” voando. Ela está de volta ao ar após uma renovação de quatro anos. A única aeronavegavel faz parte do Esquadrão da CAF B-29/B-24 baseado em Addison, no Texas. A irmã da “FIFI” é a não menos famosa “ENOLA GAY” (que serviu no palco de operações durante a 2ª WAR e recebeu esse nome em homenagem a mãe do Cel.Av. Paul Tibbets (Enola Gay Tibbets), tendo lançado a fatal bomba atômica ( apelidada de “Little Boy”, Garotinho) sobre Hiroxima no Japão em 06 de agosto de 1945, cujo bombardeiro B-29 se encontra preservado em museu. A “FIFI”, este WARBIRD lendário ficou exposto à visitação do publico em geral, representando a mais alta tecnologia de bombardeiros americanos durante a Segunda Guerra Mundial, como parte integrante das festividades, em homenagem aqueles que serviram e se sacrificaram pela liberdade que os americanos desfrutam hoje. Sua aparição e seus vôos clássicos sobre o publico que lotava o Aeroporto Regional de Wittman, ao som sincronizado dos seus quatro motores radiais impressionou bastante. Encantador também, como ponto alto das festividades esse ano oferecidas em OSHKOSH foi a primeira apresentação ao publico, com direito a visitação agendada do "BOEING-787 DREAMLINER" e o SHOW AÉREO NOTURNO ( Highlights) no encerramento das festividades no ultimo dia (30/JUL). Para registrar os amigos que encontrei por lá segue uma sessão de fotos feita por mim dos brasileiros amantes da aviação e a seguir na seqüência, colocarei fotos nas novas postagens, relacionadas a cada setor visitado. Boa sorte, bons vôos, bom divertimento para todos e até OSHKOSH-2012 se Deus quiser. Foi muito bom e gratificante ter estado e encontrado com vocês, pois afinal o mundo é pequeno e todos nós integramos uma grande família...

Um comentário:

  1. Saudações Cmdt. Delfino.
    Foi muito bom viajar contigo. Muitos aviões, amizades e um bom chopp com costela BBQ naquele boteco do Holiday Inn. Parabéns pelo Blog e pelas fotos. Forte Abraço.
    Juliano T.M.

    ResponderExcluir