quarta-feira, 15 de abril de 2009

UM VÔO DE ANFIBIO PARA UM ALMOÇO INESPERADO.

Aeroporto Municipal de Batatais (SDBA)
Partindo de Batatais(SDBA)
























DELFINO e CMTE.WILLIAM.


Lake Renegade na Praia do Fabiano.
Delfino,William e Ruy.








Almoço no Restaurante do Fabiano. Delfino,William e Ruy.
Recepcionados pelo Fabiano.







Garbosamente estacionado na praia frente ao restaurante do Fabiano.


Novo posto e centro de serviços próximo a balsa de Delfinopolis(MG) para apoio aos turistas.
O LAKE sobrevoando o Rancho do RUY





Era uma manhã ensolarada e muito quente, típica de verão, 05 de setembro de 2.008. Estávamos em Batatais-SP (SDBA) na Oficina Hangar-2 Manutenção de Aeronaves do Ruy Teles, do pai do Cmte. William, empresário de Aviação Agrícola, que entre outros aviões tem uma aeronave anfíbia, o LAKE RENEGADE de 250HP. Resolvemos, aproveitar o período ocioso do almoço em que a oficina paraliza suas atividades, para ir almoçar no Restaurante do Fabiano, no atracadouro da balsa de Cássia(MG)-Delfinópolis(MG), onde o Ruy tem um rancho próximo.
Com a maestria do Cmte William, eximinio piloto de anfíbios, decolamos de SDBA e minutos depois de voar por 45 milhas (MN), pousamos suavemente no Rio Grande, indo atracar na praia do rancho do próprio Fabiano a poucos metros do seu restaurante no porto da balsa de Cássia(MG). Servimo-nos de um tradicional almoço mineiro com peixes e após o almoço caminhamos pela praia, indo até o rancho do Ruy que fica na mesma margem, próximo dali. Após um pequeno relax no rancho, voltamos caminhando até o LAKE que nos aguardava na praia do Fabiano. De volta a água o Cmte. William executou uma linda decolagem e após algumas passagens nas imediações, retornamos para Batatais-SP para mais um dia de serviços na oficina e deixar um o PT-LIM seguro repousando no seu hangar.
O LAKE é um avião muito versátil. O avião anfíbio requer um cuidado maior durante os pousos e decolagem na água. O esquecimento do trem de pouso abaixado durante uma amerissagem pode resultar em uma pilonagem e conseqüentemente um banho inesperado ao piloto, sem falar nos danos materiais. Porém pode-se ir a lugar que outros nem pensariam, salvo se com um helicóptero. O LAKE RENEGADE permite uma melhor visualização na hora do pouso e para a escolha do lugar a ser utilizado para o pouso, aliado a potência do seu motor Lycoming de 250 HP, injeção direta e seis cilindros, com hélice tripá de passo variável e velocidade constante.Tendo em vista que uma aeronave anfíbia permite o pouso em lugares remotos, onde o combustível pode não ser de fácil obtenção, existe a possibilidade de abastecer os flutuadores das pontas de asas do LAKE que também servem de tanques de combustível. Essa aeronave foi desenvolvida para vôos longos, por isso tem uma boa autonomia. Além dos tanques principais das asas que são comunicantes, possui também um tanque central dentro da cabina. Detalhes a parte, é só não esquecer os coletes salva-vidas e levar o velho e salvador remo e uma corda. Por fim é só alegria para felicidade de quem dispõe de uma aeronave dessa categoria. Cmte. William e Don Ruy, grato pelo almoço e pelo saudável passeio. Adorei...












Um comentário:

  1. Boa tarde Cmt!!!! Cheguei ao seu blog, em busca de instrução para ANV Anfíbia. Se possível, gostaria de um contato com o seu Instrutor, Cmt William, para maiores informações. Meu e-mail: paulocclaudino@hotmail.com, desde já, obrigado e bons vôos!!!!

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