quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O engraçado VOO POR DOIS BALAIOS E UMA CANGA DE BOI.
































Delfino e Edson Mascias,NOV 1988.
































O engraçado Voo por dois Balaios de Bambu e uma Canga de Boi, aconteceu em 1.988. Minha empresa tinha um Cessna 182-S Skylane 1987 ainda com matricula americana, N888BM. Aeronave de série nº03, após a reabertura da linha de montagem de monomotores da Cessna em 1.987, paralisada nos anos 70. Voei essa aeronave novinha em folha por cerca de três anos, a qual estava matriculada nos States, de onde veio, pois meu patrão tem uma fabrica de suco de laranja na Florida-USA, onde estava registrada. Aqui no Brasil eram seus vôos considerados internacionais, dado sua matrícula americana. Isso fazia com que a cada 45 dias eu tinha que voar até o aeroporto internacional de Viracopos (SBKP) em Campinas, para renovação de tal autorização de sobrevôo no território nacional. Pagávamos as taxas de pouso e decolagem e/ou permanência em dólares americanos ou em moeda nacional convertida pelo dólar do dia da operação. Tudo pago a vista, a cada pouso em local controlado e tarifário. Esse avião novinho foi um banco de testes para a nova linhagem desse modelo de monomotor, o qual era construído nas dependências da Cessna Aircraft em Independence-KS. Nós tinhamos esse avião novo (1987) voando aqui no Brasil, bem antes da TAM receber o seu modelo demonstrador tão comentado para iniciar as vendas. Tive tantas panes com essa aeronave em todos os sentidos, até a adequação dos seus sistemas e tudo isso era reportado ao fabricante americano, para sanar tais irregularidades apresentadas. O avião apresentava fortes vibrações que prejudicavam alguns componenentes bem como elevado ruído sonoro imposto pelo novo motor Lycoming, pois até então, os antigos monomotores Cessnas utilizavam de motores Continental mais silenciosos. O ruído interno na cabina de comando era intenso, prejudicando a conversação entre os ocupantes. Precisamos instalar fone, para todos os quatro, para resolver parte da conversação interna durante o vôo. Algumas partes metálicas, mangueiras de gasolina e o próprio escapamento acabaram soltando parcialmente durante certos vôos. Entretando o avião era muito bom e com ele acabei perfazendo a marca de 1.280:00 horas de vôo enquanto esteve sob meu comando. Após os três anos de uso constante ele foi nacionalizado no Brasil e recebeu a matricula PT-WZY.
Todas as revisões desde sua chegada no Brasil em 1.987 estiveram a cargo da nossa escolhida oficina de confiança e de longos anos, do amigo Ruy Telles, o HANGAR-2 Manutenção de Aeronaves Ltda, instalado no aeródromo de Batatais-SP(SDBA) e graças ao conceito e dedicação do pessoal integrante dessa unidade de manutenção nunca tivemos problemas maiores.
No decorrer desse vai e vem aeronáutico, com muitas peripécias pelas fazendas do grupo e pela intensiva agropecuária praticada naquela época, o N888BM estava por todos os lugares em vôos incrivelmente fabulosos. Um deles que ficou para a nossa historia, foi o carinhosamente batizado de VOO POR DOIS BALAIOS DE BAMBU E UMA CANGA DE BOI. A minha empresa precisava urgente desses componentes para montar um cenário de fotos junto com um carro de boi velho, como tema escolhido para divulgação natalina na Alemanha e Estados Unidos no fim de ano de 1988, onde tem negócios. A correria de ultima hora acionou a aeronave para essa façanha, e isso quando já passava do meio dia. Procurou-me o encarregado do projeto, o Topógrafo da empresa, Sr. Edson Mascias com a missão de ir até a cidade de Apiaí-SP, no Vale do Ribeira onde ele tinha residido por muitos anos, buscar os tais balaios e a canga ali fabricados, com o N888BM.
Sabedor da inexistência de pista de pouso na região montanhosa de Apiaí-SP, a opção oferecida era conseguir pousar em uma antiga e abandonada pista de pouso num vilarejo as margens do Rio Ribeira do Iguape, utilizada a alguns tempos pela Fabrica de pólvora PLUBUM e velha conhecida minha da época em que voava, nos anos 70 pulverizando bananais naquela região da Serra do Mar. Assim, sem perda de tempo decolamos para achar a tal pista, local do pouso. Parte da viagem até Apiaí-SP, que ficava na outra margem do rio servido unicamente por uma velha balsa próxima dali estaria a cargo do Edson. O planejado era eu ficar guardando a aeronave e o Edson enfrentaria uma viagem de uns 30 Klms + ou – em sinuosa estrada de terra, apertada e montanhosa. Ainda por cima dependeríamos de fretar algum carro particular existente no local, para enfrentar a empreitada, já que éramos sabedores de estar longe da civilização e sem contar com serviços de táxis.
Após uma hora e pouco de vôo estávamos lá sobrevoando a tal pista que havia conhecido e operado nos anos 70. Permanecia abandonada e inerte ao lado do rio Ribeira e a Colônia de trabalhadores da PLUMBUM. Após inspeção da faixa de pouso em duas passagens baixas, que alertaram todos os moradores ribeirinhos e espantou alguns animais que ali pastavam, fiz um sensacional pouso curto, estilo Cessna garimpo. O piso estava irregular, sinuoso e de um abandono geral. Viemos, a saber, que durante muitos anos ninguém pousou ali. A biruta e sua sinalização haviam sumido e era pasto de numerosos cavalos criados lá naquele ambiente e caminho para os pedestres moradores do local.
Bem, entre os curiosos na maioria moleques descalços, surgiu um senhor , que sabendo da nossa empreitada resolveu ir buscar seu velho e corroído Fusca para conduzir mediante pagamento combinado o Topógrafo Edson até a almejada cidade de Apiaí, já passando das 13:30 horas e isso começou a me preocupar, pois conhecia pelo ar a situação para viagem por aquelas paragens montanhosas e ainda mais com um velho Fusca não seria facil. Era tão velho que a bateria estava solta sobre uma tabua, para não vazar o assoalho e ainda por cima sem carga, o que só foi possível colocar o veiculo em funcionamento com um longo starter humano.
O Edson partiu entre o alvoroço de pessoas curiosas que invadiram o avião, como se nunca tivessem visto por ali uma maquina voadora. A PUMBLUM mandou uma Kombi ambulância, pois achou que havia ocorrido um acidente tal a precariedade da pista de pouso e a movimentação de pessoas no local, uma cicatriz no solo ondulado. Contratei um senhor para vigiar a aeronave e curioso fui a pé até a balsa e passeei pelas margens do rio, vendo as possibilidades de fazer daquele charmoso local um ponto de pesca aliado ao avião, motivo da minha vida. Aproveitei para recordar os bons momentos em que estive ali ainda jovem Piloto Agricola.O avião sempre é um bom motivo também para lazer, além do trabalho e a meu ver tem que ser um utilitário, pau para toda obra.
Voltei para a aeronave guardada por dezenas de curiosos e comecei a observar o Sol que ia se pondo no horizonte na angustia das horas que iam passando e nem sinal do Edson e os apetrechos para o vôo, os Balaios e a Canga. Finalmente nos últimos instantes do por do sol, chegou apressado no velho Fusca a minha carga. Os balaios e a canga não entravam no avião que estava sem o banco de passageiros trazeiro, pelo limitador das portas e o montante das asas. Numa ultima tentativa, apareceu com os curiosos uma alicate, uma serra e uma lima e eu cortei o pino limitador da porta e os pinos das dobradiças do lado direito. Embarcamos o esperado e colocamos a porta no lugar, já quase sem luz.
Tínhamos que decolar rapido a qualquer custo e eu sabia que o vôo seria totalmente noturno até o pouso em Matão-SP, nossa base operacional na época, também durante a noite, onde não tínhamos balizamento noturno. Acionei o avião, ascendi os faróis e fui para a cabeceira mais favorável para a decolagem aos olhos de despedida dos curiosos que ali ainda estavam. Durante a corrida iluminada somente pelos faróis, três cavalos, acredito que atraídos pela luz vierem em disparada, ligeiramente de frente, saindo das laterais e entrando na pista de encontro com a aeronave que já corria para decolagem. Nada mais poderia ser feito, Full Flap, Nariz Up e voamos passando por cima deles por um triz, quase em situação de stoll, mas o avião estava energicamente controlado e assim partimos na escuridão da noite. Durante o vôo, após uns 20 minutos uma forte trepidação, seguida de intenso barulho tomou conta da aeronave, mas o motor estava operacionalmente bem. Nada havia de anormal, apenas a preocupação com o barulho vindo do motor e a vibração. Prosseguimos para o destino Matão-SP, onde o pouso costumeiro noturno, guiado pelo farol rotativo do hangar e luzes da cidade favoreceu a chegada. Ao se aproximar do nosso hangar, o segurança que nos esperava preocupado e ansioso, fez sinal para desligar rapidamente a aeronave apontando preocupado para o motor. Algo estava errado, muito fogo saia da arvore do escapamento queimando o capô interno, que por sorte por ser metálico nesse modelo de aeronave, ao contrario dos modelos antigos em fibra, suportou as chamas e não incendiou o avião em vôo. Correu tudo bem, apesar do susto e foi mais um item de manutenção informado para a fabrica da Cessna para correção no sistema de escapamento, sendo posteriormente e gratuitamente substituído por modelo melhorado e de melhor garantia.
Assim aconteceu o tão curioso e engraçado VOO POR DOIS BALAIOS DE BAMBU E UMA CANGA DE BOI, ocorrido em fins de novembro de 1.988, que mesmo não sendo trágico como poderia ter sido, graças a Deus ficou para a nossa história. E não me perguntem onde foram parar os tais balaios e a canga de boi....

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