terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Aéro Clube de Torres Vedras (28DEZ95) e Aeródromo de Cascais(29/DEZ/95 em Terras Portuguesas com certeza...

Aeródromo Municipal - Praia de Santa Cruz - Torres Vedras(N39º07'23" W009º22'47" Elev. 157')
Betty deixando o Aeródromo municipal de Cascais,Portugal. EU QUERO FUMAR UM CIGARRO...




















Chegando a Cascais, a caminho de Lisboa para passar Reveillon no HOTEL PENTA, encontramos o aeródromo publico de Cascais, onde se concentra grande numero de aeronaves particulares e centros de serviços aeronáuticos, escola e manutenção.
LAT: N* 38º 43' 32" LNG: W* 09º 21' 19"

O momento de despedida dos amigos portugueses do A.C. Torres Vedras.












Aviões do A.C. Torres Vedras,Portugal.































Instrutor do AC. Torres Vedras e Piloto da TAP, na calorosa recepção.

Remexendo no Fundo do Baú da historia fotográfica das nossas vidas, encontramos mais uma boa lembrança de um passado recente. Em medos de dezembro de 1.995 a meados de janeiro de 1.996, estivemos viajando por Portugal e Espanha. Resolvemos fazer essa viagem sem destino pré-definidos e sozinhos. Assim, eu e a Betty, fomos descobrir os encantos das terras portuguesas e espanholas por 35 dias de viagem em carros alugado nos dois paises. Como todo piloto está atento sempre, vigilante pelo caminho ao longo das estradas, procurando aviões e campos de aviação, acaba encontrando. É um velho ditado popular, quem procura acha. E entre tantos campos de aviação em que estivemos, acabamos registrando dois pelo fato com que fomos recebidos pelos irmãos portugueses, integrantes do Aéro Clube de Torres Vedras, próximo a capital Lisboa, nosso ponto de origem e pelos não menos anfitriões do Aeródromo de Cascais, em terras portuguesas com certeza. Estávamos regressando para Lisboa nos dias 28 e 29 de dezembro de 1.995, para passar o reveillon 95/96 no Hotel Penta, localizado na rua dos Combatentes, onde havíamos tornado amigo do gerente desse hotel, o qual nos presenteou com a Ceia de Reveillon que aconteceria ali em um dos suntuosos salões do hotel. O frio estava intenso, mas valeu o calor humano das pessoas que cruzaram nosso caminho, tendo ficado grandes saudades...
O Aeroclube de Torres Vedras foi fundado no pós-guerra, em 1946, por entusiastas da aviação desportiva, civis e militares, que já em 1931 haviam inaugurado uma pequena pista na Praia de Santa Cruz.Em 1960 foi ampliada a sua pista e construído um hangar no local do barraco primitivo. Usando as novas instalações e as da Sede, na altura em Torres Vedras, foi incrementada a prática de aeromodelismo, actividade com que se capta decididamente o interesse das camadas mais jovens das escolas da região.
Ali tive a oportunidade de conhecer vários aviões Chipmunk .Um avião de origem canadense, tendo surgido após o fim da 2ª guerra. Destinado a servir de avião de instrução básica, foi inicialmente utilizado pela RAF (Royal Air Force) e mais tarde por numerosas Forças Aéreas, entre as quais a Força Aérea Portuguesa. Foi finalmente retirado do serviço activo na RAF em 1996, continuando porém a sua brilhante carreira como avião civil.
Estes aviões faziam parte de um lote de Chipmunks construídos sob licença nas OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) em Alverca e que equiparam a Força Aérea Portuguesa durante cerca de 35 anos foram pintados na cor laranja(orange), servindo como avião de instrução básica.Em 1992 foi doado ao Aéro Clube de Torres Vedras, que se comprometeu a mantê-lo inalterado e operacional. Apesar de ter sido doado em condições plenas de voo, a sua certificação civil teve custos elevados.Havia naquela época em que lá estivemos, 4 aviões destes no AC.T.Vedras, encontrando-se presentemente apenas um (o, CS-AZQ) em estado de voar (hoje, ano de 2.009). É usado desde então em instrução de acrobacia básica, na Escola do ACTV, estando contudo disponível para qualquer sócio que nele pretenda voar.
Ficha Técnica: Fabricante - The Havilland Company, Modelo- Chipmunk MK20,Motor- Gipsy Major 8, Potência- 145 HP,Velocidade máxima cruzeiro-222Km/h,Autonomia-02:15hs, Alcançe Máximo-445 Km, Consumo/ hora- 30 lts/h, Peso Máximo autorizado-953 Kg,POB- 02.
O Chipmunk atualmente em vôo no ACTV é o CS-AZQ, modelo MK20, ano de fabricação:1.956, nº de série:1323. Está em atividade desde 1.992

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