sexta-feira, 23 de outubro de 2009

No tempo dos BANDEIRANTES.































Bons tempos foram aqueles em que o pára-quedismo desportivo civil conviveu em harmonia com os militares do 4º ETA - Esquadrão de Transporte Aéreo, baseado em São Paulo-SP. Foi intensa a ajuda e colaboração dos aviadores dessa unidade, na época sob o comando do Brigadeiro do Ar. Mendes, pessoa de uma generosidade sem igual e amante do pára-quedismo nacional. Foi ele que nos cedeu inúmeras vezes aeronaves BANDEIRANTE do seu Esquadrão e mesmo durante as operações de treinamento da sua unidade, proporcionou a integração dos pára-quedistas civis ao sistema militar da FAB. Seu relacionamento amigável com o Presidente da FPPq- Federação Paulista de Pára-quedismo, órgão representativo dos pára-quedistas civis do Estado de São Paulo, na direção do seu Presidente. Francisco Leite de CARVALHO, fez com que grandes recordes de pára-quedismo foram realizados. E nós tivemos a oportunidade de participar gratuitamente de muitos lançamentos a 12.000 e 15.000 Fts(pés) de altura, não só na nossa ZL- Zona de Lançamentos em Araraquara-SP(SBAQ), bem como em outras localidades, entre elas, Bebedouro-SP, Baurú-SP, Lins-SP, Marília-SP, Jaboticabal-SP,Penapolis-SP,Pirassununga-SP, Ribeirão Preto-SP, etc...
Por ocasião das operações do 4ºETA-SP em Araraquara-SP(SET,2002), pudemos participar das operações experimentais da 1ª cozinha aerotransportada, que foi sucesso total. Nessa ocasião o Brigadeiro Mendes fez questão de estar presente no convivio de dezenas de pára-quedistas, abrindo as portas dos seus acampamentos de campanha e oferecendo um excelente e inesquecivel almoço aos presentes, fruto das operações da Cozinha Experimental Aerotransportada, na operação de lançamentos de carga para tropas no solo, alimentação vinda do céu em containers próprios, para armazenamento, preparo das refeições desidratadas e prontas.
Boas recordações ficaram daquele tempo, mas o atual governo, cortou muitas verbas da FAB- Força Aérea Brasileira na intenção de contenção de despesas e todos nós perdemos, pois nunca mais conseguimos saltar de BANDEIRANTES. O tempo passou, recordações ficaram nos nossos corações e com isso a esperança de um dia ainda podermos contar com a colaboração e o apoio dos militares da aeronáutica para novas confraternizações no ar e na terra.
Agradecimentos ao 4ºETA-SP que irmanado no espírito desportivo sempre nos cedeu uma porta aberta para a realização graciosa dos nossos saltos de grandes altitudes. O amigo, CARVALHO - Presidente da FPPq, continua lutando para que os bons tempos voltem e com ele nós torcemos para que a FAB supere essa crise e volte nos brindar.
OBS: Afinal, hoje (23.OUTUBRO) é comemorado o DIA DO AVIADOR e o DIA DO PÁRA-QUEDISTA, motivo dessas boas recordações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário