quinta-feira, 29 de outubro de 2009

No Tempo dos Aviões em Piumhi-MG.
















































Betty no café da manhã no Hotel Stalo.

A fantástica historia da aviação no passado muitas vezes tem ficado esquecida no tempo. O saudosismo dos grandes e épicos momentos da glamorosa aviação pós guerra que se instalou no Brasil, utilizando do antigo Douglas DC-3, Curtiss Commando, Catalinas, que sobraram do conflito e foram vendidos para os grupos civis que iniciaram o desbravamento das linhas aéreas pelos sertões do nosso país, numa época em que existiam poucas estradas e a ferrovia ainda cobria pequena parte dos centros econômicos que se expandiam. Partindo do Rio de Janeiro-RJ, capital federal do Brasil na época, os vôos foram evoluindo pelo interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso, etc...
As recordações e o saudosismo ficaram desse áureo tempo. E não foi diferente com algumas cidades aqui do meu estado de São Paulo que se serviram dos vôos das empresas, Nacional, NAB, Real e Panaiar do Brasil, como: Novo Horizonte, Jaboticabal, entre outras.
A caminho da Serra da Canastra em 08.10.2009 com minha esposa Betty, viajando desde Araraquara de carro, acabamos por pernoitar no STALO HOTEL(
http://www.stalohotel.com.br/) Tel: (037) 3371-6960, em Piumhi-Mg, cidade considerada Portal da Serra da Canastra & Águas de Furnas, e qual não foi nossa surpresa no café da manhã (09.10.2009) servido no luxuoso salão de estar. Demos de cara com uma antiga escada para embarque nos aviões da Empresa Nacional que operava no aeroporto de Piumhi, totalmente conservada e restaurada por colaboradores da cidade, entusiastas da aviação do passado. No amplo salão de café e reuniões em um dos seus cantos um magnífico painel ilustrava a historia do Aviões em Piunmy. Deixei o café de lado e mergulhei por bom tempo nessa historia ilustrada por antigas fotos da época e assim realizado consegui voltar no tempo e pude sentir a nostalgia dos idos anos da aviação pioneira, feita por intrépidos e corajosos aviadores comerciais, verdadeiros heróis.
A CENTRAL AÉREA LTDA foi a 1ª empresa de transporte aéreo a estabelecer linha regular para PIUMHI-MG. A empresa com sede em Belo Horizonte - MG recebeu autorização para iniciar suas operações em 29.03.1948. Tinha 03 Douglas DC-3 (PP-IBA,PP-IBB,PP-IBC) e começou sua linha inicial Belo Horizonte- Rio de Janeiro (BH – RJ) no dia 11.06.1948. Em seguida suas linhas foram estendidas a varias cidades do interior de MG e SP, chegando no final do mesmo ano nos Estados de Goiás e Mato Grosso. Em outubro de 1.950 a CENTRAL AÉREA foi incorporada a NACIONAL TRANSPORTES AÉREOS que manteve a linha para PIUMHI-MG. Quando da incorporação o DC-3 PP-IBA passou para PP-ANR, o PP-IBC ficou PP-ANP e o PP-IBC acabou se acidentando na decolagem em Vitoria da Conquista - BA em 04.11.1950 com perda total. A gloriosa NACIONAL TRANSPORTES AEREOS foi fundada em 1946 por Hilton Machado, ex-piloto da Cruzeiro do Sul e oriundo da aviação militar.
A autorização para operação da NACIONAL foi concedida em 26.02.1947, tendo posteriormente incorporado outras pequenas empresas de menor porte, o que fez com que suas linhas se estendessem por quase todo território nacional. Em agosto de 1.956, a REAL AEROVIAS adquiriu 85% das ações da NACIONAL que continuou a operar como unidade autônoma. A frota da NACIONAL cresceu ao longo do tempo e acabou composta de 31 Douglas DC-3, 01 Curtiss Commando e 05 Convair 440.
Como estávamos a caminho da Pousada da Limeira-MG(
www.pousadadalimeira.com.br)
na Serra da Canastra próxima a Vargem Bonita-MG, ao deixar o hotel na cidade, passando em frente do aeroporto de Piumhi-MG, resolvemos entrar para conhecer as obras da nova instalação e reforma realizada pelo governo de Minas Gerais, que tanto contribui pela manutenção e esmerada reforma dos seus aeroportos municipais. Ficamos boquiabertos com as obras 90% concluídas e o aeroporto em operação, apesar de ainda não ter sido reinaugurado suas melhorias. Pista de asfalto de 1.200 mts, balizamento noturno para operações VFR diurna e noturna, brigada de incêndio, vasto estacionamento para carros, imenso pátio para aviões, hangar particular e a nova estação de embarque em construção. Fomos bem recebidos pelo simpático e amigável guarda-campo, Sr. Reginaldo, que tem verdadeiro amor pelo aeroporto, vivendo ali com sua família. O aeroporto de Piumhi chama-se AEROPORTO MUNICIPAL CORONEL NÍSIAS RODRIGUES ( S 20º 26’ 18” – W 045º 59’ 32”, elevação:2.469 Ft). Está localizado na Rodovia MG-341 Km-02 , Vargem Grande- Piumhi-MG. Para qualquer informação ou apoio para operação no aeroporto, os contatos podem serem feitos pelos telefones: (037) 9953-8334 com Sr. Reginaldo ou (037) 9959-8787 com Mozandir).
OBS: O histórico sobre as empresas de aviação CENTRAL AÉREA e NACIONAL TRANSPORTES AÉREOS foram baseados em dados cedidos pelo pesquisador Marcus Arantes.

2 comentários:

  1. Grande Delfino, seu blog é melhor que o Rotaer. Liguei para o Sr. Reginaldo, o telefone continua o mesmo em 18/07/2011. Abraços, Tennessee

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem. Adorei as fotos, principalmente dos biplanos nos primeiros dias do aeroporto. Parecem ser Stearmans com pintura civil.

    ResponderExcluir