terça-feira, 3 de abril de 2018

Aeroclube de Ribeirão Preto- SP completa 79 anos !

O ACRP completou no dia 02 ABRIL 2018, 79 anos de atividades, comemorado com festa pelos diretores da atual diretoria.  Passou por situações difíceis, mas conseguiu sobreviver e está em plena atividade na formação de pilotos.
HISTÓRIA do ACRP, segundo o site da entidade :
Na década de 30, Ribeirão Preto foi tomada pela febre voraz da aviação, semeadas por pilotos pioneiros que aterrissavam suas frágeis aeronaves em meio à campos áridos e cafezais da região.
 Inspirados nestes homens e nos grandes feitos aeronáuticos na época, o então médico e piloto Dr. Luiz Leite Lopes junto com outros cidadãos ilustres da cidade se uniram num esforço mútuo de fundar um aeroclube na cidade de Ribeirão Preto.
 No dia 2 de abril de 1939 esse sonho foi concretizado, na casa de número 24 da Rua Álvares Cabral, foi lavrada a ata de fundação do aeroclube de Ribeirão Preto, neste dia estavam presentes os senhores Leovegilda Uchoa, Arnasvindo Azevedo Marques, Carlos de Souza Aranha, Vicente Battarelli, João L. do Val, Luiz Cardoso do Aragão, Domingos E. Centola, Fernando de Souza Aranha, Paula Uchoa, Cássia L. do Val, Henrique Piccotti, Osória Junqueira, Francisco Conrado, J.G. Mattos e por motivos desconhecidos o Dr. Leite Lopes não pode comparecer a reunião.
Nos tempos áureos da aviação brasileira, Ribeirão Preto se destacou por possuir um aeroclube bem atuante politicamente, muita personalidades ilustres passaram pela entidade ao longo dos anos, dentre elas podemos citar: Salgado Filho, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand, dentre vários outros.
Em homenagem ao Dr. Luiz Leite Lopes, que foi o primeiro presidente eleito do aeroclube, o aeroporto de Ribeirão Preto foi batizado com seu nome. Médico de formação, Leite Lopes era um entusiasta da aviação, que nas suas horas de folga como médico dedicava todo o seu tempo ao aeroclube e na qualidade de presidente da entidade, foi consagrado por seu idealismo, pioneirismo e pela árdua luta para transformar o aeroclube de Ribeirão Preto em uma das mais conceituadas escolas de formação de pilotos do Brasil.
A história do aeroclube de Ribeirão Preto se confunde com a própria história da aviação no Brasil, pois bem perto daqui, na fazenda Arindiúva, saiu Alberto Santos Dumont para conquistar Paris e se consagrar mundialmente com a invenção do avião.Localizado na terceira maior cidade do estado de São Paulo, oferecendo toda a infraestrutura e lazer necessários para alunos de outras localidades.
Endereço do ACRPAv. Thomaz Alberto Whately, 390 - Parque Industrial Cel. Quito Junqueira, Ribeirão Preto - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário