quarta-feira, 4 de abril de 2018

Recordar é Viver.....BRAGA e VEIÔ...


Esse nosso país tem memória muito fraca. O brasileiro não cultua os seus ídolos. Tem hora que eu não entendo como são essas coisas.  Nós mais velhos, contemporâneos de um lindo tempo que não volta mais, fomos criados em um regime militar, aprendemos a exercer o civismo, cumprimos com nossas obrigações com a pátria, nos inspiramos em nossos heróis que lutaram  na 2 WAR...Admiramos os pracinhas da FEB que lutaram e deram muitas das suas vidas por nós, louvamos e veneramos os aviadores da FAB, os heróis do Senta a Pua, ou Senta o Pau. E o povo brasileiro, mesmo do nosso meio aeronáutico, esquecem-se dos nossos ases, nossos inspiradores de sonhos e também nossos ídolos, que alimentaram em nós a chama da nossa vocação, num tempo em que não era fácil. Dificuldade na comunicação, na formação de pilotos através dos Aéro Clubes, etc...
Quantos e quantos pilotos brevetados num tempo difícil se lembram da ESQUADRILHA DA FUMAÇA com seus velhos NA T-6 TEXAN que percorriam o Brasil de norte a sul incentivando os jovens daquela época para a carreira da aviação, fosse ela militar ou civil....e o Velho BERTELLI com seu  biplano BUECKER fazendo verdadeiras manobras acrobáticas de arrepiar os cabelos.E os inesquecíveis Vôos do Bêbado, quando algum  Aero Clube lhe emprestava uma velho J-3, ou ou CAP-4, ou mesmo um garboso PAULISTINHA, demonstrando sua habilidade na pilotagem de um avião diante dos olhos de centenas e milhares de pessoas que na sua maioria temia o avião.
Não é por acaso que a própria FAB e os integrantes da ESQUADRILHA DA FUMAÇA, liderados pelo Coronel Braga, lhe concederam os titulo honorário da FAB.
Ambos, com o decorrer do tempo e da própria idade partiram para a eternidade, mas deixaram boas lembranças... Inesquecíveis para muitos, como pra mim mesmo. Tive a oportunidade de conhecê-los e sou muito feliz por isso, muito gratificante foi para mim, um menino apaixonado por aviões, que nasceu para voar, que corria para o Campo de Aviação da minha querida Jaboticabal-SP todos os anos no mês de julho,  data de aniversario da cidade, cuja tradição era a apresentação deles por lá. Já que recordar é viver, aqui  está a fotos dos meus  dois Ases e ídolos do meu tempo.
Costumo dizer que recordar  não é só reviver o passado  e  sim viver o passado, nem que seja momentâneo !

Isso é muito legal, pois foram momentos únicos e felizes de um tempo que se distancia a cada dia, mas a sensações são as mesmas vividas naquela época maravilhosa, pura, desinteressada e incentivadora que ocorreram num passado distante. Não podemos abandonar as boas lembranças que vivem conosco. Quem não viveu o passado, como vai viver o futuro?
Minutos  atrás foi ontem, passou, mas a memoria desse instante passado ficou guardada em mim. Sentei-me com vontade de escrever esse texto, tive dificuldade em começá-lo, vontade de desistir, mas a s reflexões, as fotos que guardo com muito carinho daquele tempo, me deram animo e força para ir em frente. Minutos atras se foi, virou ontem...."agora é agora" e está aqui o que eu pude fazer revivendo o passado. Reviva o seu, o meu foi lindo e será inesquecível. Vamos lá amigos AVENTUREIROS DO AR.
Reviver é viver !

Nenhum comentário:

Postar um comentário