quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Voando até Jaboticabal-SP...SDJC.

Já que as torrenciais chuvas do fim de semana cessaram e o domingo 11NOV2018 amanheceu com promessas de um lindo dia, aproveitamos para voar. Atualmente uma das coisas mais apaixonantes da minha vida é voar com a minha aeronave Grumman AA-5 Traveler, o Laranjinha PT-IIN. Uma aeronave muito versátil,fabricada nos anos 70 , cujo modelo serviu para treinamento naquela época e que permanece voando até os nossos dias em muitas partes do mundo e especialmente nos Estados Unidos, sua origem. 
Seu custo beneficio nessa situação de crise econômica que estamos vivenciando é ainda um dos melhores, comparado com outras aeronaves da sua categoria.
Ao meu ver uma aeronave sensacional e muito dócil de ser pilotada. 
Olha que sensacional. Gasta aproximadamente 30 litros de combustível AVGAS por hora, tem 04:00 horas de autonomia com reserva de 30 minutos, a uma velocidade de 200 KM/H. É homologado para voos VFR e IFR diurno e noturno , transportando 01 tripulante e 03 passageiros, podendo ser transformado rapidamente em aeronave para transporte de cargas. 

É aprovado como aeronave acrobática, sendo proibido apenas o voo invertido, no dorso, sendo um dos poucos que pode voar com o canopy aberto em certa extensão. Realmente um pequeno grande avião, operacionalmente muito pratico e por ser um treinador aceita uma grande margem de erros. Voar o TRAVELER é sensacional. Os meus amigos nem se fala, adoram...
Aproveitei e convidei dois deles, o Marcelinho que já é PP-Piloto Privado e que exatamente há um ano (11.NOV.2017) havia solado essa minha aeronave e o BIGAL, piloto aerodesportivo que sonha em ter um TRAVELER pela condição de ser 4 lugares, quando o seu RV9A comporta apenas 02. 

Assim, logo que as condições meteorológicas da manhã começaram a melhorar, após a forte chuva  da noite, decolamos com destino a Jaboticabal-SP, minha adora Terra Natal. Um voo por nós chamado de bate e volta, com pequena permanência de tempo no solo, para rever dois grandes amigos que residem lá e são aviadores. O MAURO MOREIRA  e o seu filho Piloto de Linha Aérea CAIO.

As nuvens estratificadas estavam a cerca de 3.000FT do solo, uma boa oportunidade para o meu amigo BIGAL, Piloto Aerodesportivo treinar um pouco, confiando no Horizonte Artificial entrando e saindo da rala camadacom segurança, vitando a desorientação espacial. Foi realmente um voo sensacional, SDLY-SDJC-SDLY.







                            Sobrevoando a CIDADE DAS ROSAS, Jaboticabal-SP






                                   Aeródromo de Jaboticabal-SP, SDJC








                        Aproximação final para pouso em Matão-SP, SDLY







Nenhum comentário:

Postar um comentário