sexta-feira, 3 de abril de 2015

Cadê os aviadores pioneiros da minha época. Onde estarão eles! Cada qual no seu tempo, na sua época.....

Era os Anos Dourados de 1960, eu caçava fotos enquanto não podia voar ainda, mas meus sonhos estavam vivos na minha mente. As rosas da CIDADE DAS ROSAS exalavam seu perfure, a pureza da vida naquela época era a mais singela forma de vida, enquanto as esperanças de um dia melhor caminhavam rumo ao horizonte.  Naquela época, me recordo bem até hoje,
um avião Cessna-210 Centurion, pousava em Jaboticabal-SP/SSJB praticamente todas as semanas. Um engenheiro do DER vinha durante a semana pilotando sozinho esse avião, desde o Campo de Marte na Capital até Jabuka e o avião sobrevoando a cidade causava muita curiosidade. Eu queria ver de perto esse avião e fotografá-lo. Para conseguir o meu intento tive que matar aulas no ginásio para ir até o Campo de Aviação, mas consegui flagrar certa ocasião o tal engenheiro voador com o seu PT-CGD. Um senhor de certa idade, calvo, acredito que grande engenheiro e um aviador nato.
Como a maioria dos aviões Cessna da sua época, versáteis, robustos, velozes e furiosos na sua categoria acabaram com destino o garimpo, e com esse Centurion a historia não foi diferente.

Fui pesquisar por onde anda o PT-CGD que eu tive o prazer de ver cruzar majestosamente os céus da minha cidade. Era pilotado por um dos aviadores da minha época. E descobri, consultando o RAB- Registro Aeronáutico Brasileiro o fim do CGD:
MATRÍCULA: PTCGD


Proprietário:
TÁXI AÉREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC:
04064689000179
Operador:
TÁXI AÉREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC:
04064689000179

Fabricante:
CESSNA AIRCRAFT
Modelo:
210E
Número de Série:
21058654
Tipo ICAO :
C210
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO MATRÍCULA: PTCGD
 
 
Proprietário: TAXI AEREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC: 04064689000179
Operador: TAXI AEREO GARIMPEIRO LTDA
CPF/CGC: 04064689000179
 
Fabricante: CESSNA AIRCRAFT
Modelo: 210E
Número de Série: 21058654
Tipo ICAO : C210
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem: 1406 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 003



Categoria de Registro: PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA): 4970
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência: 090983

 Data de Validade do CA: 31/03/00
Data de Validade da IAM: 080685
Situação de Aeronavegabilidade: CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):
•  IAM vencida
•  Irregularidade quanto à licença de estação
Consulta realizada em: 31/03/2015 19:54:05
 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1406 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
003
http://www2.anac.gov.br/images/bgPontilhado.gif
Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NÃO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA):
4970
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
090983
http://www2.anac.gov.br/images/bgPontilhado.gif
Data de Validade do CA:
31/03/00
Data de Validade da IAM:
080685
Situação de Aeronavegabilidade:
CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):
·  IAM vencida
·  Irregularidade quanto à licença de estação
Consulta realizada em: 31/03/2015 19:54:05
JABOTICABAL-SP naquela época tinha duas maravilhosas pistas, mas o tempo acabou ceifando a menor. Enquanto a Rua Rui Barbosa, a mais importante ligação da cidade velha com a Nova Jaboticabal andava na contra-mão do progresso.


Observem que a mão de direção era o inverso do que é atualmente.

4 comentários:

  1. O pt-cgd, na virada dos anos 70 para 80, pertenceu ao aeroclube do Paraná, aqui em Curitiba, achei essa matéria procurando tbm saber por onde anda essa garça.... Fez um pouso de barriga por problemas de trem de pouso no aeroporto do bacacheri naquela época, lembro!

    ResponderExcluir
  2. O pt-cgd, na virada dos anos 70 para 80, pertenceu ao aeroclube do Paraná, aqui em Curitiba, achei essa matéria procurando tbm saber por onde anda essa garça.... Fez um pouso de barriga por problemas de trem de pouso no aeroporto do bacacheri naquela época, lembro!

    ResponderExcluir