sexta-feira, 12 de julho de 2013

O VISIONÁRIO e EXCÊNTRICO AVIADOR MURILO...e seu Museu....

O VISIONÁRIO e EXCÊNTRICO AVIADOR MURILO...
Conheci o Murilo Leonardi por volta de 1975, quando eu voava como Piloto Executivo para a extinta Construtora Igaraçú em Araraquara-SP. Já naquela época, como engenheiro do DER- Departamento de Estradas de Rodagem, o Murilo, colecionava motos, carros antigos e tinha o RAYAN como destaque na sua vida. Esse avião ficava hangarado no antigo Campo de Aviação do ACSC- Aero Clube de São Carlos, na área central da cidade. Vi muitas vezes o avião voando nos céus de Morada do Sol até que um dia ele acabou sendo guardado no velho hangar abandonado do extinto ACA aqui no aeroporto de Araraquara-SP. Cheguei a ver o Alberto Bertelli, Ás da Acrobacia naquela época, voando e fazendo peripécias com esse avião, o PT-JOK. Lembro-me que o avião se destacava no céu azul, pegando os reflexos do sol na sua fuselagem polida de um alumínio reluzente.
O Murilo para nós era o HOWARD ROBART HUGHES JR de Araraquara-SP. Visionário e excêntrico numa época difícil, mas corajoso, sonhador e intrépido aviador do seu tempo. Colecionador de antiguidades, sua paixão além do voo e do radioamadorismo. Sua residência era o centro das atenções, onde o terror do tempo que passa devorando uma existência, conseguiu tirar o aviador Murilo dos trilhos da sua imaginação, administrando compras mais curiosas e inimagináveis de motos antigas, carros históricos e aviões heroicos.
O sonho da construção do seu aeródromo, com um grande e belo hangar para guardar suas relíquias chegou bem mais cedo que ele imaginava, quando surgiu a oportunidade de comprar um pedaço de terra virgem no setor norte da cidade para erguer o seu projeto de parque aeronáutico particular. Entretanto, acabou abrindo espaço para os amigos mais chegados, cedendo hangaragem para os aviões deles e para tornar o ambiente mais agradável e aconchegante construiu um bar temático, ao lado dos aviões, motos e carros antigos, em puro ambiente aeronáutico, que funciona aos fins de semana para os seus convidados. Atualmente aberto ao publico em geral. 
                                                                Chegar lá é uma aventura para quem vai de carro ou mesmo de avião, mas esse é o verdadeiro sabor do prazer de encontrar encravada entre uma mata virgem e bem preservada uma pista de terra ao molde antigo, um grande hangar rodeado por um pomar de arvores frutíferas das mais diversas qualidades produzindo saborosos e exóticos frutos aos convidados. É um mundo diferente. O diferente e exótico mundo em que vive o nosso grande amigo Murilo. Tem alguns que acham que ele é louco, mas na verdade ele está fazendo realmente o que manda seu coração e a sua vontade. Querer e Ter são poder, principalmente quando se tem dinheiro e nisso ele é um privilegiado.
Ontem 26/MAR/2013 estive no meu barbeiro para aparar os velhos cabelos brancos adquiridos na aviação, quando deparei com um exemplar da Revista KAPPA MAGAZINE de Araraquara-SP, Edição 62-Nº13 de 04MAR2013. Curiosamente deparei-me com uma reportagem sobre o nosso amigo apaixonado por aviões antigos MURILO LEONARDI, colecionador de historias, com texto da jornalista Andressa Fernandes e fotos ilustrativas feitas pelo fotografo Lucas Tannuri da KAPPA. Mergulhei no tempo e voltei no passado, recordando flashs do cotidiano, relembrando momentos vividos ali naquele recanto aeronáutico, onde aconteceu inclusive o 1º e UNICO AEROFEST entre amigos Aventureiros do Ar.

Junto ao MUSEU o Murilo construiu um Barzinho Temático onde os visitantes e amigos podem passar horas agradáveis, vitando os aviões, os carros e as motos,frutos da sua coleção particular.
Site do Museu do Murilo: www.museumdomurilo.blogspot.com

2 comentários:

  1. Murilo foi meu professor na Engenhara da USP -Sao Carlos. grande abraço. Fred Nicolau (www.fundacaorampa.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Vi em uma reportagem que ele possui uma moto Condor A580 1951. Tenho uma moto igual de mesmo ano que foi deixada pelo meu pai que.falesceu em 2005,sendo que ela passou 25 anos parada e eu estou restaurando e a única coisa que não conseguir fazer foi a parte elétrica que usa dínamo e bobina de impulso, mas que não gera energia suficiente para manter a bateria carregada! Ela só funciona com a bateria carregada. Segue o link do início do trabalho https://youtu.be/HRtlCjHzoE8
    Gostaria de ter contato com o Murillo para ver se ele tem como me ajudar, por gentileza você pode me ajude nessa tarefa?

    ResponderExcluir