O SPACE WALKER é um
avião nostálgico de dois lugares em tandém, asa baixa, que nasceu em 1930 e
está sendo construído por inúmeros construtores até hoje espalhados pelo mundo
todo. Pode ser equipado com um motor de 100 a 150 HP. Haja vista que existe até
um clube nos Estados Unidos, o www.spacewalker.org, onde prestam
todas as informações e suporte técnico para os amantes dessa aeronave. Hoje
graças a introdução de novos materiais disponíveis no mercado, novos motores e
instrumentos e melhor tecnologia o Space Walker tornou-se um avião moderno que
é acessível e fácil de ser construído e divertido para voar graças a sua
versatilidade para algumas acrobacias.
Outra
organização americana, a www.serenityaviation.com integrada por
engenheiro, pilotos e novos construtores também auxiliam os interessados em
resgatar essa aeronave, cuja prioridade é manter a aeronave viva no cenário
aeronáutico. O lema deles é ajudar as pessoas interessadas, mostrando como é
possível construir a sua própria aeronave e voá-la.
O clube dos amantes do
SHORT WING PIPER CUB, o www.shortwing.org nos Estados Unidos é formado por um grande
grupo de amantes e conservadores dessas aeronaves, e eles prestam também
informações e ajuda para os interessados em fazer parte do seu grupo, como
construírem suas próprias aeronaves. Pilotar um clássico Piper J-3 é coisa
fantástica realmente. Só mesmo quem voou um Piper J-3 sabe avaliar o que estou
dizendo.
Eu
comecei praticamente em um J-3 Cub. Depois construí um com motor 65 HP e acabei vendendo. Hoje tenho um J-3 com motor 90 HP e sou apaixonado pelo voo dessa
aeronave antiga que apesar do tempo mantém sua magnitude. Não é fácil de entrar
em J-3, você tem que fazer algumas manobras com o corpo, mas uma vez dentro, um
novo mundo descortina-se e você não quer mais sair dali. Quer continuar
curtindo o seu cheiro característico, sua maceis de comando e a serenidade do
voo em dias calmos, no inicio das manhãs e nos finais da tarde.
Se
for sua primeira vez em voar um CUB irá certamente ficar encantado, desde a cor
característica amarela da sua marca com o raio preto na sua fuselagem. Verá que
é um avião diferente, que já nasceu vencedor e está provando sua maturidade
sendo preservado, voado e construído até hoje pelos seus amantes.
Se
você vai pilotar, você vai no assento traseiro determinado pelo CG-centro de
gravidade da aeronave.Tudo começa assim: Freios aplicados, magnetos ligados,
“Contato” é palavra chave que você canta para o seu amigo que se propôs acionar
a hélice para dar partida no motor, pois não dispõe de motor de
arranque/partida elétrica. Algumas tentativas a mais se o motor não pegou na
primeira. Acionado, 1.000 RPM, aquecimento. Motor quente, porta fechada, táxi
até a cabeceira em zig-zag pois a visibilidade a frente quando no solo é
dificultada. Cheque CIGEMAP e BOM VÔO Rodolpho. Boa sorte e bons voos também
para o Gustavo. Parabéns e sucesso... a essa dupla fantástica de amigos
RODOLPHO & GUSTAVO.
Vocês estão sendo auxiliados por engenheiro aeronáutico? quem?!
ResponderExcluir