domingo, 16 de setembro de 2012

Em Uberaba-MG mais duas aeronaves experimentais estão sendo construídas.

O desempenho, dedicação e capricho da dupla RODOLPHO& GUSTAVO vai além da nossa imaginação. Unidos num só objetivo, construir e voar, assim estão nascendo mais dois aviões. O Rodolpho e sua equipe empenhados na construção de um SHORT WING PIPER CUB J-3 acrobático e o Gustavo no seu SPACE WALKER.
O SPACE WALKER é um avião nostálgico de dois lugares em tandém, asa baixa, que nasceu em 1930 e está sendo construído por inúmeros construtores até hoje espalhados pelo mundo todo. Pode ser equipado com um motor de 100 a 150 HP. Haja vista que existe até um clube nos Estados Unidos, o www.spacewalker.org, onde prestam todas as informações e suporte técnico para os amantes dessa aeronave. Hoje graças a introdução de novos materiais disponíveis no mercado, novos motores e instrumentos e melhor tecnologia o Space Walker tornou-se um avião moderno que é acessível e fácil de ser construído e divertido para voar graças a sua versatilidade para algumas acrobacias.
Outra organização americana, a www.serenityaviation.com integrada por engenheiro, pilotos e novos construtores também auxiliam os interessados em resgatar essa aeronave, cuja prioridade é manter a aeronave viva no cenário aeronáutico. O lema deles é ajudar as pessoas interessadas, mostrando como é possível construir a sua própria aeronave e voá-la.









O clube dos amantes do SHORT WING PIPER CUB, o www.shortwing.org nos Estados Unidos é formado por um grande grupo de amantes e conservadores dessas aeronaves, e eles prestam também informações e ajuda para os interessados em fazer parte do seu grupo, como construírem suas próprias aeronaves. Pilotar um clássico Piper J-3 é coisa fantástica realmente. Só mesmo quem voou um Piper J-3 sabe avaliar o que estou dizendo.
Eu comecei praticamente em um J-3 Cub. Depois construí um com motor 65 HP e acabei vendendo. Hoje tenho um J-3 com motor 90 HP e sou apaixonado pelo voo dessa aeronave antiga que apesar do tempo mantém sua magnitude. Não é fácil de entrar em J-3, você tem que fazer algumas manobras com o corpo, mas uma vez dentro, um novo mundo descortina-se e você não quer mais sair dali. Quer continuar curtindo o seu cheiro característico, sua maceis de comando e a serenidade do voo em dias calmos, no inicio das manhãs e nos finais da tarde.
Se for sua primeira vez em voar um CUB irá certamente ficar encantado, desde a cor característica amarela da sua marca com o raio preto na sua fuselagem. Verá que é um avião diferente, que já nasceu vencedor e está provando sua maturidade sendo preservado, voado e construído até hoje pelos seus amantes.
Se você vai pilotar, você vai no assento traseiro determinado pelo CG-centro de gravidade da aeronave.Tudo começa assim: Freios aplicados, magnetos ligados, “Contato” é palavra chave que você canta para o seu amigo que se propôs acionar a hélice para dar partida no motor, pois não dispõe de motor de arranque/partida elétrica. Algumas tentativas a mais se o motor não pegou na primeira. Acionado, 1.000 RPM, aquecimento. Motor quente, porta fechada, táxi até a cabeceira em zig-zag pois a visibilidade a frente quando no solo é dificultada. Cheque CIGEMAP e BOM VÔO Rodolpho. Boa sorte e bons voos também para o Gustavo. Parabéns e sucesso... a essa dupla fantástica de amigos RODOLPHO & GUSTAVO.

Um comentário: