segunda-feira, 14 de maio de 2012

O BOEING 737-200 do Cmte. Capistrano pousou em Araraquara-SP...

                                                                                                                                                         Hoje, o nosso amigo Cmte. Edinei Capistrano, por nós chamado carinho samente de “CAPI” está completando 57 anos de vida, dos quais 37 dedicados exclusivamente a aviação, tendo sido Comandante na TAM por 11 anos e atualmente Piloto Executivo. O seu maior presente foi o tão esperado Boeing 737-200 que chegou ontem, tendo sido transportado em duas carrocerias de caminhão desde o aeroporto de Congonhas em São Paulo-SP, cuja viagem começo na madrugada de sexta-feira/11-Maio, até a nossa querida cidade de Araraquara-SP, a MORADA DO SOL.
                                  
 Circulando pela capital, foi alvo de atenções para quem passava pelas ruas da zona sul de São Paulo e pelas rodovias Bandeirantes e Washington Luiz. A entrada foi pelo acesso de Motuca, após a cidade de Matão-SP, cujas manobras foram previamente planejadas para que a aeronave chegasse ao seu destino final com segurança, sem atrapalhar os acessos a chácaras no distrito de Bueno de Andrada próximo ao local da área de eventos. Capi adquiriu a aeronave em leilão da massa falida da extinta VASP em fevereiro-2012 por R$113.000.00
                                            Apesar da chuva que pegou de imprevisto boa parte do trabalho, atrapalhando inclusive o projeto arquitetônico do local e o próprio transporte, o BOEING 737-200 chegou intacto no seu destino final. Espaço reservado no centro do terreno de 13.000 mts/quadrados, que servirá entre outras finalidades ligadas a aviação, como área de recreação e eventos. Um sonho de criança que acaba se concretizando com essa oportunidade, cujo ideal acima de tudo é preservar parte da história da aviação brasileira, cujo nome VASP é marca registrada que nunca será apagada da memória dos brasileiros.

                                                                          O objetivo do Cmte. Capistrano é utilizar o histórico avião como centro de eventos para festas na sua propriedade rural. “Haverá estacionamento ao redor, playground, salas tematicas e vários salões para festas. O avião será o centro das atenções para visitação e no máximo servirá para as pessoas cantarem os parabéns”, explicou Capistrano, que pretende preservar o interior da aeronave. Toda a operação de desmontagem, transporte e montagem vai custar mais que o dobro do preço pago pelo avião.

                                                      A fuselagem, estrutura principal pesa 25 toneladas. A operação contou com escolta especial durante todo trajeto e na Capital a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) colaborou, já que a velocidade média permitida nesse caso foi de 30 km/h.






Em Araraquara-SP, na chegada, para o desembarque do Boeing no local pré-definido, onde ficará exposto, o Capistrano contou com a ajuda incansável das empresas SANTIN (www.gruposantin.com.br) e USICOM (www.usicon.com.br) que cederam os gigantescos guindastes, seus funcionários especializados, tendo sido inclusive acompanhada toda operação pelos próprios proprietários dessas valiosas empresas, que são pilotos e proprietários de aeronaves com hangares no aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão/SBAQ em Araraquara-SP. 

          
Mesmo sendo DIA DAS MÃES, deixaram suas famílias e não mediram esforços para ajudar a concretizar esse sonho. O avião voou pela última vez em 2005. A mega operação de montagem iniciará amanhã (15-Maio), com pessoal técnico especializado contratado de São José dos Campos - SP, que acompanharam inclusive o desembarque das partes da aeronave ontem, uma verdadeira operação de guerra. 
                                                                                                                        Uma das partes bonitas de toda essa história cheia de encontros e desencontros é o acaso do acaso. A chácara onde o Boeing ficará para a eternidade, adquirida pelo Cmte. Capistrano pertenceu a um araraquarense ex- Comandante da VASP aposentado, o Cmte. Milton Soares. 
                                                                                                                          Ele confessa que nunca imaginou na sua vida quando era proprietário daquele lugar, que um dia um BOEING 737-200, o próprio PP-SFI da VASP, com o qual vou inúmeras vezes, acabaria ali diante dos seus olhos. Naquele local onde curtiu tantos bons momentos com sua família. O Cmte. MILTON SOARES DE OLIVEIRA foi meu ídolo na Aviação Comercial, pois quando comecei a voar e vim para Araraquara-SP o conheci já como Comandante Master na VASP. 
                                                   Ontem ainda tive a alegria de ver esse mesmo homem que ainda voa, cheio de tanta emoção que não se conteve em tocar a aeronave, acompanhando todo trabalho, tendo se emocionado tanto na presença dos amigos, dos filhos e netos que ali estavam. Ele conseguiu voltar no tempo...


Coisas da vida. Dessa vida cheia de surpresas e grandes emoções.



Todos nós, amigos do “CAPI”, desejamos um FELIZ ANIVERSÁRIO na data de hoje e mais ainda, do fundo dos nossos corações todo sucesso do mundo no seu novo empreendimento. Parabéns a você CAPI, e muito obrigados a todos os amigos que colaboraram de uma forma ou de outra pela realização desse seu sonho de menino.



5 comentários:

  1. 1º- Meta comprida meus parabéns a todos da equipe abraços.....

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana tudo isto! Eu faria a mesmíssima coisa se tivesse condições. Salvaria outras máquinas de um destino inglório.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia

    Tudo bem??
    Eu e minha namorada estamos muito a fim de conhecer o Cmte Capistrano e seus lindos pássaros. Gostaria de saber se alguem pode passar algum contato, seja por e-mail, telefone ou mesmo por cartas via correio.

    Aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
  5. LANCE LEILÕES
    O leilão será realizado no dia 23/11/2017, a partir das 11 horas, pelas modalidades ONLINE e PRESENCIAL,
    a ser realizado no Auditório do LEILOEIRO, localizado na Rua Vitório, 142 - Vila Prel - São Paulo - SP.
    O bem poderá ser visitado nos dias 21 e 22/11/2017
    mediante agendamento com leiloeiro.
    Sucata de Aeronave Boeing Modelo 727-200 – PP-JUB
    LEILÃO
    Leiloeiro: Roberto Tadeu Gabriel - JUCESP 774
    Telefone: (11) 5811-0730 - www.lanceleiloes.com.br

    ResponderExcluir