terça-feira, 27 de setembro de 2011

O VOO POLAR 90. Cessna 185 nos Polos...






































































































O Vôo Polar 90 tem uma história muito bonita para quem gosta de aventuras. O piloto Art Mortvedt é um desses aventureiros do gelo. Conta com uma experiência de vôos em regiões de gelo com mais de 5.000 horas nessas operações, tendo realizado mais de 20 expedições à Antártida e em 6 estações de logística científica no bloco de gelo do Pólo Norte.
Com seu Cessna-185 1980 N, apelidado de “The Polar Pumplin” está prestes a realizar mais uma façanha. Vale a pena conhecer seu trabalho visitando seu site: http://www.polarflight90.com/
Estive em OSHKOSH esse ano na Feira de Aviação visitando seu recanto, encantado com sua aeronave alaranjada, o N90SN que era destaque entre as demais ali expostas. Como Cessneiro praticamente a vida toda não podia deixar de admirar esse fantástico Cessna-185, o qual será o Astro principal no Vôo 90 para o Pólo Norte Geográfico estimado para acontecer em 01 de abril de 2.012. Os Cessnas modelo 180 e 185 é considerado o " Vagão do Céu" (Wagon Sky), pois transporta seis pessoas e boa quantidade de carga. Eles são monomotores de asa alta "cauda dragger". Aviões que são considerados alguns dos melhores já construído. No Alasca, eles são comumente equipadas com flutuadores, rodas ou esquis. Tem um desempenho excepcional com cargasl. Pilotos de todo o mundo - especialmente em áreas remotas apreciam bastante essas aeronaves. No Brasil são empregados até hoje na abertura de fazendas, no lançamento de cargas, pára-quedismo e em missões na selva. Já foi um dos reis do garimpo. Junto com o Clube Americano Cessna 180/185 , existe a irmã Australian Clube Cessna de 180/185 que reune pilotos e proprietários dessas aeronaves.
A idéia do Capt. Mortvedt é demonstrar a aplicabilidade de um monomotor equipado com esquis para operações no gelo, aliado a economia dos motores convencionais a pistão, assim honrando as contribuições históricas de um monomotor à serviço da ciência Polar, documentando os efeitos do aquecimento Global e Mudanças Climáticas, bem como resgatando conhecimentols para a saúde.
Se você é apaixonado por aventuras, não deixe de conhecer e acompanhar toda história do “CESSNA 185 to the Poles” no site: http://www.polarflight90.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário