quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem deseja escrever bem...






Há pouco tempo, participando de um Seminário, repentinamente chega um velho amigo e desesperadamente me pede para ajudá-lo a escrever uma pauta de ultima hora, para ser apresentada ali, justificando a importância e a iniciativa em valorizar o evento. Fui pego de surpresa, mas sem alternativa agarrei uma caneta e o que veio na minha mente naquele momento, coloquei para fora no papel branco sulfite, aflorando a razão e o por que. Aquilo ficou gravado em minha mente e achei que deveria escrever algo no meu Blog, demonstrando a razão do escrever bem para incentivar as pessoas. Sem demagogia e nem merecedor de tantos elogios, comecei a pensar e cheguei à seguinte conclusão: Um dos princípios básicos para quem deseja escrever bem, enriquecer o vocabulário, desenvolvendo a atividade com criatividade e muito mais, tem que ter o habito de ler desde pequenino. Livros devem fazer parte das nossas vidas e a leitura como algo prazeroso só tem a nos ajudar a escrever a nossa própria historia.
Eu tive a chance de iniciar na leitura de livros, pois na minha infância e juventude não havia o computador. Freqüentei as bibliotecas das Escolas Estaduais em que estudei e assim passei a amar a leitura e fazer dela parte da minha vida. Aliado a isso, Deus me deu a graça de lembrar tudo com muita clareza e isso me faz feliz, incentivando-me a retratar episódios do cotidiano vivenciados. Graças à isso, me dei sempre bem em redações. Naqueles tempos, dos Anos 60 meu pai depois de deixar a profissão de Caixeiro Viajante começou a lidar com eles e se transformou num vendedor de livros e Enciclopédias da época, como a Barsa, o Atlas Mundi e o tão não menos famoso, Dicionário Ilustrado Lellis em três tomos (volumes). Ganhei meu primeiro livro chamado MENENICE e logo em seguida o PEQUENO PRINCIPE de Saint Exupéry, que só depois vim a descobrir que o autor dessa verdadeira obra era Aviador e também Escritor de grandes romances como CORREIO SUL e VOO NOTURNO, entre outros, que também acabei lendo.
Desde então, os livros começaram a fazer parte da minha vida e já na escola, desde o primário vieram os livros de Monteiro Lobato, Julio Verne, Malba Tahan, entre outros, que se tornaram meus companheiros.
O interesse pela leitura, mais tarde partiu para o mundo da aviação, meu sonho. Hoje percebo claramente que quem lê desde cedo só tem a ganhar. Aprende a escrever melhor, turbina a imaginação, desenvolvendo o raciocínio pegando carona no que leu, transformando o senso critico e muito mais. Qualquer um consegue escrever e registrar suas histórias ou criar seus contos, mantendo um nível alto de conhecimento e rico vocabulário. Ler é um momento de grande aconchego e troca, dando tranqüilidade e segurança ao mesmo tempo em que a leitura é um mergulho no conhecimento.
Muitos livros que não pude comprar naquela época, mas que guardei os nomes e os autores e alguns que li emprestados das bibliotecas publicas e que acabei devolvendo, ágora a medida que vou encontrando em sebos acabo comprando, para enriquecer meu acervo. Tenho uma grande biblioteca em que reservei 90% dela para os livros relacionados à aviação que tanto amo. Tudo se tornou possível e mais fácil, quando há algum tempo encontrei na Internet a ESTANTE VIRTUAL (www.estantevirtual.com.br) e assim as portas da facilidade se abriram. Ali você encontra os livros que deseja e consegue comprá-los a preços altamente acessiveis, pois a Estante Virtual é o maior Sebo de Livros que reúne livreiros do Brasil todo.
Coloque uma estante de livros na sua vida e sempre que tiver alguns minutos disponíveis dedique-se a leitura. Assim você vai navegar pelo mundo misterioso das letras e fazer grandes descobertas. Uma delas: O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro”, por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil em 29.10.1810 e A Estante Virtual foi criada há cinco anos com o objetivo de disponibilizar tecnologia de comércio eletrônico para a comunidade de sebos e livreiros. E o que aconteceu foi uma verdadeira revolução na forma de comercialização de livros usados e novos no nosso país. Sinta o prazer da leitura e deixe que um livro seja seu companheiro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário