Quem esteve em OSHKOSH-2011 teve a oportunidade de ver o tão comentado Boeing-787 Dreamliner. Foi a sua primeira aparição publica e encheu os olhos dos espectadores. A incrível aeronave parece ser nova solução para as companhias aéreas ao redor do mundo, por ser um avião super-eficiente e incomparável. Existem dois programas. O Boeing-787-8 Dreamliner levará 210-250 passageiros em rotas de 7.650 a 8.200 milhas náuticas (14.200 a 15.000 Km), enquanto a nova versão Boeing-787-9 levará 250-290 passageiros em rotas de 8.000 a 8.500 milhas náuticas (14.800 a 15.750 Km). Ponto chave do sucesso é a eficiência inigualável da economia de combustível, operando com 20% a menos comparado aos aviões de hoje de longo alcance do mesmo tamanho, com velocidade Mach 0,85 e maior capacidade de carga.
O lançamento do programa ocorreu em abril de 2004. Desde aquela época, 56 clientes de 6 continentes do mundo encomendaram 835 aviões, tornando este o lançamento mais bem sucedido de um novo avião comercial da historia da Boeing. O primeiro vôo do 787 Dreamliner ocorreu no dia 15 de Dezembro de 2009, tendo uma duração de 3 horas (3 horas menos que o planejado devido ao mau tempo). A decolagem e aterrizagem foram ambas realizadas no Boeing Field em Seattle, nos Estados Unidos da América. A incrível inovação tecnológica de construção se deu pelo fato de que 50% da estrutura primária da aeronave, incluindo a fuselagem e a asa é feitas de materiais compostos de elevada durabilidade e resistência. É o primeiro avião comercial bi-turbina fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono. Substituirá o Boeing 767 e o Boeing 757. Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer vôos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O seu irmão Boeing-777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo. Assim, quando o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.
Centenas de visitantes passaram os dias ensolarado, sentados em suas praticas cadeiras em baixo das asas desse gigante e nós brasileiros (Delfino e Sergio Canineo) tivemos a honra e o prazer de tirar uma soneca, descançando num cochilo deitados no solo protegidos pela sua agradavel sombra aos olhos dos gringos curiosos. Nós tivemos esse privilegio e esse prazer que ficará marcado para o resto das nossas vidas.
Boeing 787-8 Dreamliner
Tipo
Avião comercial
Fabricante
Boeing
Capacidade
210 - 330 passageiros
Custo unitário
146 - 200 milhões de dólares
Comprimento
57 - 63 metros
Envergadura
52 - 63 metros
Altura
17 metros
Velocidade máxima
914 Km/h (Mach 0.85) km/h
Peso máx. decolagem
165.100 - 244.140 kg
O lançamento do programa ocorreu em abril de 2004. Desde aquela época, 56 clientes de 6 continentes do mundo encomendaram 835 aviões, tornando este o lançamento mais bem sucedido de um novo avião comercial da historia da Boeing. O primeiro vôo do 787 Dreamliner ocorreu no dia 15 de Dezembro de 2009, tendo uma duração de 3 horas (3 horas menos que o planejado devido ao mau tempo). A decolagem e aterrizagem foram ambas realizadas no Boeing Field em Seattle, nos Estados Unidos da América. A incrível inovação tecnológica de construção se deu pelo fato de que 50% da estrutura primária da aeronave, incluindo a fuselagem e a asa é feitas de materiais compostos de elevada durabilidade e resistência. É o primeiro avião comercial bi-turbina fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono. Substituirá o Boeing 767 e o Boeing 757. Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer vôos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O seu irmão Boeing-777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo. Assim, quando o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.
Centenas de visitantes passaram os dias ensolarado, sentados em suas praticas cadeiras em baixo das asas desse gigante e nós brasileiros (Delfino e Sergio Canineo) tivemos a honra e o prazer de tirar uma soneca, descançando num cochilo deitados no solo protegidos pela sua agradavel sombra aos olhos dos gringos curiosos. Nós tivemos esse privilegio e esse prazer que ficará marcado para o resto das nossas vidas.
Boeing 787-8 Dreamliner
Tipo
Avião comercial
Fabricante
Boeing
Capacidade
210 - 330 passageiros
Custo unitário
146 - 200 milhões de dólares
Comprimento
57 - 63 metros
Envergadura
52 - 63 metros
Altura
17 metros
Velocidade máxima
914 Km/h (Mach 0.85) km/h
Peso máx. decolagem
165.100 - 244.140 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário