Recentemente recebi um lindo e-mail da minha amiga Jordana Santarcangelo, que hoje trabalha na Oficina de Manutenção de Aeronaves da "NAVES" em Araras-SP e logo em seguida vi algumas publicações desse precioso artigo em Revistas especializadas em Aviação, inclusive no informativo NEWS ULTRALEVE da ABUL , edição nº 58/MAR-ABR-2011 e assim achei sugestivo publicar tal artigo aqui no meu Blog, uma vez que o mesmo é muito visitado por amigos e amantes da aviação.
Algumas vezes amigos e pessoas me perguntam: "O que é ser comandante?"
Bem, a resposta mais simples pra isso seria dizer que o "Comandante" é aquele piloto que ocupa o assento esquerdo da aeronave e tem a responsabilidade sobre ela e a tripulação. Teoricamente é o piloto mais experiente a bordo. Fácil de responder, embora o conceito deveria ser abordado muito mais profundamente e de forma reflexiva.
Ser "Comandante" exige a proficiência técnica, a experiência e o conhecimento da aeronave e isso, quase todos os pilotos têm a capacidade de conquistar.
Ser Comandante, com "C" maiúsculo requer outros atributos que não estão nos manuais e normas dos órgãos reguladores. Na verdade são atributos que devem ser inerentes ao caráter e nisso, infelizmente, nem todos que são pilotos estão capacitados. A maturidade, a serenidade, o equilíbrio, a temperança e a capacidade de ponderação e análise com imparcialidade... São atributos que fazem parte de um universo que vai bem além da rotina do cockpit.
Devem ser incorporados à vida cotidiana do piloto, para que o indivíduo possa realmente ser chamado de "Comandante".
Somente tais virtudes são verdadeiramente capazes de impedir a vaidade excessiva e o exibicionismo, que não raro tosam o senso de justiça e de avaliação.
O profissionalismo de um piloto não se mede pelo tamanho do avião que ele voa.
O profissional pode ser piloto em comando de Boeing , Airbus, Fokker, um bimotor leve, ou simplesmente de um Corisco. O que vai fazer dele um comandante ou um "Comandante" é a grandeza dos seus atos.
O piloto de um Boeing pode perfeitamente ser um mero "empurrador de manetes" diante de um piloto de monomotor ou um bimotor leve.
A diferença entre ambos será definida pela postura de cada um.
Hoje, se um piloto novato me perguntasse qual é o melhor caminho para ser um "Comandante" (com "C" maiúsculo), eu com certeza lhe responderia com uma fórmula:
1) Comece a ser um Comandante dentro de sua casa, com seus pais, irmãos, esposa e filhos, tendo senso de justiça, paciência e atenção. Se conseguir isso dentro de casa, vai ser fácil levar para dentro do avião e sua tripulação;
2) Pratique ser um Comandante no seu meio profissional, não fazendo comentários sobre a performance operacional ou a vida pessoal dos colegas, a não ser que suas observações sejam diretamente para os próprios, e pelo bem-estar e segurança deles. Lembre-se que ninguém está livre de cometer erros.
3) Seja polido, educado e acessível às pessoas. Não se deixe jamais contaminar pela arrogância. Estar no comando não qualifica ninguém a semideus;
4) Lembre-se de que você nasceu com dois olhos pra ver, dois ouvidos para ouvir e uma só boca pra falar. Esse recado da natureza é para que ouça muito, veja muito e fale pouco;
5) Tenha senso crítico, mas evite ser crítico. Críticas pejorativas não acrescentam em nada. Seja primeiro juiz de seus próprios atos antes de julgar os outros.
6) Evite as conversas improdutivas e bobas e que não levam a lugar nenhum;
7) Se não puder levantar, não derrube. Seja confiável para quem está ao seu redor;
8) Dê oportunidades na medida em que as tem. Ser Comandante não significa minar o caminho de quem vem atrás e nem empurrar quem está na frente. O equilíbrio é tudo.
9) Saiba reconhecer as boas atitudes de seus colegas. Avive as qualidades deles. Incentive-os a seguir em frente. É certo que um dia esses mesmos colegas ainda poderão lhe dar a mão, mas faça isso sem esperar retribuições. Não faça pano preto! Ninguém tem um QI privilegiadíssimo a ponto de ser superior aos outros e único capaz de exercer determinadas tarefas. Se você pode, os outros também podem. Se alguém pôde, você também poderá.
10) Exercite a memória: não se esqueça de ajudar aos outros e muito menos se esqueça de quem te ajudou.
Tenha a alma simples!
Bem, a resposta mais simples pra isso seria dizer que o "Comandante" é aquele piloto que ocupa o assento esquerdo da aeronave e tem a responsabilidade sobre ela e a tripulação. Teoricamente é o piloto mais experiente a bordo. Fácil de responder, embora o conceito deveria ser abordado muito mais profundamente e de forma reflexiva.
Ser "Comandante" exige a proficiência técnica, a experiência e o conhecimento da aeronave e isso, quase todos os pilotos têm a capacidade de conquistar.
Ser Comandante, com "C" maiúsculo requer outros atributos que não estão nos manuais e normas dos órgãos reguladores. Na verdade são atributos que devem ser inerentes ao caráter e nisso, infelizmente, nem todos que são pilotos estão capacitados. A maturidade, a serenidade, o equilíbrio, a temperança e a capacidade de ponderação e análise com imparcialidade... São atributos que fazem parte de um universo que vai bem além da rotina do cockpit.
Devem ser incorporados à vida cotidiana do piloto, para que o indivíduo possa realmente ser chamado de "Comandante".
Somente tais virtudes são verdadeiramente capazes de impedir a vaidade excessiva e o exibicionismo, que não raro tosam o senso de justiça e de avaliação.
O profissionalismo de um piloto não se mede pelo tamanho do avião que ele voa.
O profissional pode ser piloto em comando de Boeing , Airbus, Fokker, um bimotor leve, ou simplesmente de um Corisco. O que vai fazer dele um comandante ou um "Comandante" é a grandeza dos seus atos.
O piloto de um Boeing pode perfeitamente ser um mero "empurrador de manetes" diante de um piloto de monomotor ou um bimotor leve.
A diferença entre ambos será definida pela postura de cada um.
Hoje, se um piloto novato me perguntasse qual é o melhor caminho para ser um "Comandante" (com "C" maiúsculo), eu com certeza lhe responderia com uma fórmula:
1) Comece a ser um Comandante dentro de sua casa, com seus pais, irmãos, esposa e filhos, tendo senso de justiça, paciência e atenção. Se conseguir isso dentro de casa, vai ser fácil levar para dentro do avião e sua tripulação;
2) Pratique ser um Comandante no seu meio profissional, não fazendo comentários sobre a performance operacional ou a vida pessoal dos colegas, a não ser que suas observações sejam diretamente para os próprios, e pelo bem-estar e segurança deles. Lembre-se que ninguém está livre de cometer erros.
3) Seja polido, educado e acessível às pessoas. Não se deixe jamais contaminar pela arrogância. Estar no comando não qualifica ninguém a semideus;
4) Lembre-se de que você nasceu com dois olhos pra ver, dois ouvidos para ouvir e uma só boca pra falar. Esse recado da natureza é para que ouça muito, veja muito e fale pouco;
5) Tenha senso crítico, mas evite ser crítico. Críticas pejorativas não acrescentam em nada. Seja primeiro juiz de seus próprios atos antes de julgar os outros.
6) Evite as conversas improdutivas e bobas e que não levam a lugar nenhum;
7) Se não puder levantar, não derrube. Seja confiável para quem está ao seu redor;
8) Dê oportunidades na medida em que as tem. Ser Comandante não significa minar o caminho de quem vem atrás e nem empurrar quem está na frente. O equilíbrio é tudo.
9) Saiba reconhecer as boas atitudes de seus colegas. Avive as qualidades deles. Incentive-os a seguir em frente. É certo que um dia esses mesmos colegas ainda poderão lhe dar a mão, mas faça isso sem esperar retribuições. Não faça pano preto! Ninguém tem um QI privilegiadíssimo a ponto de ser superior aos outros e único capaz de exercer determinadas tarefas. Se você pode, os outros também podem. Se alguém pôde, você também poderá.
10) Exercite a memória: não se esqueça de ajudar aos outros e muito menos se esqueça de quem te ajudou.
Tenha a alma simples!
Prezado Cmte. Delfino
ResponderExcluirSou sabedor que o texto postado tem circulado na internet e sem o devido crédito da autoria. Por isso, não culpo quem o publica, e ainda agradeço pelas palavras de reconhecimento, não pela qualidade, mas pelo benefício que pensei em trazer aos colegas quando o escrevi. Foi publicado originalmente em www.aviacaocometica.blogspot.com e com esse intuito mesmo... para que fosse propagado e viesse a ajudar a formar uma mentalidade saudável de aviação.
Grande abraço
Marcelo Quaranta
o autor.